DSpace/Manakin Repository

Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, T. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4776199162435660 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.description.resumo O blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-24
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
dc.date.accessioned 2023-01-03T12:20:31Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T12:20:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Blogs pedagógicos pt_BR
dc.subject Pedagogical blogs pt_BR
dc.subject Gêneros textuais - circulação em blogs pt_BR
dc.subject Text genres - circulation in blogs pt_BR
dc.subject Blog como ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Blogging as a pedagogical tool pt_BR
dc.subject Análise de blogs pt_BR
dc.subject Blog analytics pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Theodora Barbosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Circulation and production of textual genres in pedagogical blogs. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta