dc.creator.ID |
SILVA, T. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4776199162435660 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade
pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua
portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e
produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste
trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim,
identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori,
procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não
resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para
respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman
(2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que
norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade
pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”.
Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para
uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem
determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a
classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos
debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs
pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas
presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de
postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a
realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T12:20:31Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T12:20:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Blogs pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais - circulação em blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Text genres - circulation in blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Blog como ferramenta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Blogging as a pedagogical tool |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Blog analytics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Theodora Barbosa da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Circulation and production of textual genres in pedagogical blogs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568 |
pt_BR |