dc.creator.ID |
FREITAS, M. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9043496244948808 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda. |
|
dc.description.resumo |
A temática de formação de professores tem assumido, de certa forma, uma importância
considerável para o país, uma vez que vem sendo alvo de estudos, discussões e críticas em
algumas esferas da sociedade, sobretudo pelos inúmeros problemas encontrados nos cursos de
licenciatura do país. Nessa perspectiva, o presente trabalho denominado “A formação inicial
de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa
da UFCG” teve como objetivo geral refletir sobre o que se espera da formação inicial do
Curso de Letras na contemporaneidade, sobretudo através da análise dos principais problemas
enfrentados pela licenciatura no país. Como objetivos específicos destacamos: a) empreender,
de forma crítica, questionamentos sobre a formação inicial no Curso de Letras – Língua
Portuguesa da UFCG; b) refletir sobre os eixos de formação inicial de professores contidos no
Projeto Político Curricular (PPC) do referido curso; c) descrever/analisar o quadro da
estrutura organizacional das disciplinas do curso por eixos; d) a partir do objetivo específico
anterior, contribuir com uma reflexão crítica sobre as bases da grade contemporânea do curso
de Letras – Língua Portuguesa da UFCG. Nesse contexto, do ponto de vista documental, é
oportuno investir em pesquisas que reflitam sobre a estrutura curricular dos cursos de
licenciatura, bem como de outras áreas. No que se refere à fundamentação teórica utilizada,
pode-se citar autores como Rampazzo (2002), Medeiros (2008), Paiva (2005), Tardif (2002),
Pereira (2007), além do próprio PPC e os documentos oficiais que organizam os Cursos de
Letras no país. Em relação à metodologia, o presente trabalho é uma pesquisa de natureza
documental. Quanto à análise de dados, observamos que muito embora o PPC do Curso de
Letras – Língua Portuguesa da UFCG esteja de acordo com o que está estabelecido nos
documentos oficiais, algumas modificações, à título de sugestões trazidas ao longo do
presente trabalho, precisam de certa forma ser consideradas para um melhor desenvolvimento
do curso em relação aos três eixos de formação, a saber: o usuário, o docente e o especialista. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-16 |
|
dc.description.abstract |
The theme of teacher education has assumed , in a way, of considerable importance to the
country as it has been the target of studies , discussions and criticism in some spheres of
society , especially the numerous problems encountered in undergraduate courses in the
country . In this perspective , this work called " The initial teacher education : reflections on
the pedagogical project of Letter Course - Portuguese UFCG ' main goal was to reflect on
what is expected from the initial training course on literature in contemporary times ,
especially through the analysis of the main problems faced by the degree in the country .
Specific objectives include : a) undertake a critical, questioning of the initial training course
on literature - Portuguese UFCG ; b ) reflect on the axes of initial teacher education contained
in the said course of study Political Project (CPP ) ; c ) describe / analyze the context of the
organizational structure of the course subjects by axes ; d ) from the previous specific aim to
contribute to a critical reflection on the foundations of contemporary grill Bachelor's -
Portuguese UFCG . In this context , the documentary point of view, it is appropriate to invest
in research to reflect on the curriculum of undergraduate courses , as well as other areas .
With regard to the theoretical basis used one can cite as Rampazzo authors (2002) Medeiros
(2008) , Paiva (2005) , Tardif (2002) , Pereira (2007 ), and the PPC itself and official
documents that organize Letters Courses in the country . Regarding methodology , this study
is a survey of nature documentary . Regarding data analysis , we observed that although PPC
Course of Arts - English Language UFCG agree with what is stated in official documents ,
some modifications to the title brought suggestions throughout this work, need a certain order
to be considered for a better development of the course in relation to three areas of training ,
namely: the user , the teacher and the specialist. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T17:24:44Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T17:24:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras Língua Portuguesa - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial de professores - língua portuguesa - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua portuguesa - formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - formação de professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Letras língua portuguesa - curso CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Letters Course - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Initial teacher training - Portuguese language - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Project of the Letters Course - Portuguese Language - CH UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teachers - initial training |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - training of Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Letters - CH UFCG course |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Mayara Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The initial training of teachers: reflections on the Pedagogical Project of the Course of Letters - Portuguese Language of UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Mayara Tavares de. A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573 |
pt_BR |