dc.creator.ID |
COSTA, R. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7874181509304069 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Elizabeth Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Marcia Candeia. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa reforça o estudo sobre as práticas de escrita desenvolvidas em cursos de
Ensino Médio Integrado cuja finalidade é a formação acadêmica/profissional dos alunos uma
vez que contempla pesquisa, ensino e extensão. Entendemos que, em cada campo do saber,
há uma expressão de escrita diferente, tendo em vista que as áreas de Humanas, Exatas e
Saúde têm suas particularidades. Portanto, objetivamos nessa pesquisa 1) Identificar e analisar
as percepções de professores de componentes curriculares específicos quanto às práticas de
escrita desenvolvidas no Ensino Médio Integrado; (2) Correlacionar as práticas consideradas
pertinentes pelos professores colaboradores com as ementas de Língua Portuguesa. Nosso
corpus é constituído de um questionário aplicado com professores do Instituto Federal da
Paraíba, campus de Campina Grande (7) e Sousa (3). Preocupamos-nos em selecionar os
professores apenas de componentes curriculares específicos, uma vez que estamos
interessados nas práticas de escrita que contribuam para a formação dos estudantes.
Apoiamos-nos em Miller (2012), Bazerman (1995, 2007, 20111) entre outros autores para
discutirmos a respeito da escrita como ação social e da abordagem de escrita nas disciplinas
(WID). Os resultados dos questionários nos mostram que professores de componentes
curriculares específicos solicitam aos seus alunos práticas de escrita que os levem a produzir
conhecimento em sua área do saber. Embora, percebemos que as ementas de LP não
apresentam práticas que direcionem, em todos os anos do Ensino Médio Integrado, o
aprimoramento da formação acadêmica/profissional dos alunos no que diz respeito ao objeto
investigado. Por fim, concluímos ser necessário um redirecionamento do ensino de escrita em
cursos de Ensino Médio Integrado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de professores sobre práticas de escrita em contexto de Ensino Médio Integrado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-04 |
|
dc.description.abstract |
This research reinforces the study of writing practices developed in courses whose purpose is
academic / vocational training of students, in our case, the technical education courses. We
know that writing is a common practice in courses with such purposes because they require
necessary activities to the curriculum, such as final paper, probation report, and research
projects, among others. Furthermore, we understand that, in every field of knowledge, there is
an expression of different script, considering that the areas of Humanities, Physical and
Health have their peculiarities. Therefore, this study aimed to 1) identify and analyze the
perceptions of teachers of specific curriculum components regarding writing practices
developed in Integrated Secondary Education, (2) correlate to practices considered
appropriate by the collaborating teachers with the summaries of Portuguese Language
destined for high school integrated. Our corpus consists of answers to a questionnaire applied
to teachers from the Federal Institute of Paraiba, Campina Grande and Sousa campus. We
care in selecting teachers only of specific curriculum components, since we are interested in
writing practices that contribute to the training of students. We support us in Miller (2012),
Bazerman (1995, 2007, 20111) and other authors to discuss about writing as social action and
approach to writing in the disciplines (WID). The results show that teachers of specific
curricular components ask their students writing practices that lead them to produce
knowledge in their area of knowledge. Also, we realize that the menus of Portuguese
language do not show practices that drive in every year of High School Integrated, improved
academic / vocational training of students in regards to writing. Finally, we conclude that is
necessary a redirection in teaching writing courses in high school Integrated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28575 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T18:18:10Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T18:18:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de escrita - ensino médio integrado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio Integrado - prática de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Federal da Paraíba - ensino médio - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Writing practices - integrated high school |
pt_BR |
dc.subject |
Integrated High School - writing practice |
pt_BR |
dc.subject |
Writing in high school |
pt_BR |
dc.subject |
Writing at school |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institute of Paraíba - high school - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Raiana Gomes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers' conceptions about writing practices in the context of Integrated High School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Raiana Gomes da. Concepções de professores sobre práticas de escrita em contexto de Ensino Médio Integrado. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28575 |
pt_BR |