dc.creator.ID |
SILVA, M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7850878898326290 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
GUIMARÃES, Kalina Nara. |
|
dc.description.resumo |
A família, a mais primitiva das instituições sociais, apresenta diferentes configurações,
valores e conflitos que, pela sua dinamicidade, estão em constante transformação. Nesse
sentido, considerando que tais estados de tensão transpõem-se para a literatura, bem como
que a literatura infantil cada vez mais se distancia de seu caráter puramente utilitáriopedagógico,
apresentando personagens infantis complexos, alinhados ao ser criança no
mundo atual, objetivamos com este trabalho analisar a família presente no livro Seis vezes
Lucas (1995) de Lygia Bojunga Nunes, através das diferentes perspectivas da criança
protagonista. Para tanto, empreendemos uma pesquisa de natureza bibliográfica e
interpretativa fundamentada em Sandroni (1987), Lajolo e Zilberman (1987), Ando (2006),
Maciel (2007) e Sosa (1978), para tecermos considerações iniciais acerca da literatura
infantil e da autora em estudo. Utilizamos ainda, Silva (2013), Ariès (1981), Zilberman
(2003), Pires e Gomboeff (2012) e Silva (2010), vislumbrando apresentar as construções
socioculturais da temática em questão, além de expormos as famílias representadas nos
livros de Bojunga. Por fim, Todorov (2006), Barthes (2009), D’Onofrio (1995), Brait
(1993), Moisés (2007) e Chevalier e Gheerbrant (1996), nos guiaram através da análise
propriamente. Esta foi realizada de acordo com seis representações/perspectivas da
personagem Lucas, quais sejam, O Lucas medroso e introspectivo, O Lucas apaixonado e
admirador e O Lucas inquieto e questionador. Como principais resultados, identificamos
que a partir dos recursos linguísticos e narrativos bojunguianos, da simbologia das cores e
dos nomes, da caracterização dos ambientes, da desconstrução do enredo e da postura de
envolvimento do narrador, que Lucas é um personagem complexo, com diferentes facetas,
estando no centro dos conflitos domésticos ficcionalizados. Nesse viés, realizamos uma
leitura da personagem criança pautada pela autonomia em um contexto de desagregação da
família tradicional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Seis Lucas: faces da família em Bojunga. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09-18 |
|
dc.description.abstract |
The family, the most primitive of social institutions, has different settings, values and
conflicts, which by its dynamicity are in constant transformation. In this sense, considering
that such stress states transpose for the literature, and children's literature increasingly
moves away from its purely utilitarian and pedagogical characters, presenting complex
children characters aligned to be a child in today's world, we aim with this work to analyze
the family in the book Six times Lucas (1995), from Lygia Bojunga Nunes, through
different perspectives of the child protagonist. To this end, we undertook a survey of
literature and nature interpretive grounded in Sandroni (1987), Lajolo and Zilberman
(1987), Ando (2006), Maciel (2007) and Sosa (1978), to weave initial considerations about
children's literature and the author on the study. We also use Silva (2013), Aries (1981),
Zilberman (2003), Pires and Gomboeff (2012) and Silva (2010), envisioning to present the
sociocultural constructions from the subject in question, in addition to exposing the
families represented in Bojunga’s books. Finally, Todorov (2006), Barthes (2009),
D'Onofrio (1995), Brait (1993), Moisés (2007) and Chevalier and Gheerbrant (1996),
guided us by the analysis itself, this was performed according to six
representations/perspectives of the character Lucas, namely, The fearful and introspective
Lucas, The passionate and admirer Lucas and The restless and inquisitive Lucas. As main
results, we identified that from the linguistic and narrative resources bojunguianos (term to
refer from the author), the symbolism of colors and names, the characterization of
environments, the deconstruction of the plot and the posture of involvement of the narrator,
Lucas is a complex character, with different facets , being in the center of fictionalized
domestic conflicts. In this bias, we conducted a reading of the child character guided by
autonomy in a context of breakdown in the traditional family. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28579 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T18:41:49Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T18:41:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Família - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Lygia Bojunga Nunes - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Seis Vezes Lucas - Lygia Bojunga Nunes |
pt_BR |
dc.subject |
Personagens crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Criança protagonista - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Lucas - personagem infantil de Lygia Bojunga Nunes |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Family - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Lygia Bojunga Nunes - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Six Times Lucas - Lygia Bojunga Nunes |
pt_BR |
dc.subject |
Children characters |
pt_BR |
dc.subject |
Child protagonist - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Lucas - child character of Lygia Bojunga Nunes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Myrela Lopes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Six Lucas: faces of the family in Bojunga. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Myrela Lopes da. Seis Lucas: faces da família em Bojunga. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28579 |
pt_BR |