dc.creator.ID |
RAMOS, S. C. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3194653781749140 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Visando alcançar uma educação básica de qualidade, o Ministério da Educação (MEC),
vinculado a outras instituições, vem desenvolvendo ações educativas escolares que
aprimoraram o ensino no âmbito nacional, como a Olimpíada de Língua Portuguesa
Escrevendo o Futuro (OLPEF). Esta ação objetiva contribuir para a formação de professores,
dando-lhe suporte através de materiais didáticos, como o Caderno do Professor, nos quais são
apresentados procedimentos, estratégias e orientações de atividades aos docentes, a fim de
que eles possam mediar o processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da produção
escrita de gêneros textuais (poemas, memórias literárias, crônicas). Nesse contexto, o presente
estudo elege como objeto de pesquisa a Sequência Didática (SD) proposta pela OLPEF para
alunos do sétimo ano do ensino fundamental e busca responder aos seguintes
questionamentos: 1) Quais etapas de produção textual são adotadas pelo procedimento SD na
OLPEF? 2) Quais os ajustes feitos pelos professores durante a aplicação da SD proposta? e 3)
Quais os impactos das mudanças propostas na realização desse procedimento? Essas questões
orientam o seguinte objetivo geral: analisar essa proposta e sua aplicação no tocante ao
tratamento didático do texto de gênero “memórias literárias”, além dos específicos: a)
Descrever as etapas do procedimento SD propostas na OLPEF; b) Descrever as etapas de
execução do procedimento realizadas pela professora nas oficinas propostas nos Cadernos do
Professor, segundo a Olimpíada; e c) Avaliar as adequações e/ou acréscimos realizados por
professores na implantação da SD. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo
estão representados nas contribuições dos estudos sociointeracionais, a exemplo de Bronckart
(1999); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
(2001) e Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (2014). Trata-se de uma
pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo cujo corpus foi constituído por dois
conjuntos de dados, a saber: 1) O procedimento SD na OLPEF e 2) observação das aulas
ministradas pela professora que aderiu à OLPEF. Para a análise dos dados, foram utilizados os
“módulos” contidos no “Caderno do Professor”, a partir do qual descrevemos e interpretamos
a efetivação desse procedimento pelo professor. Os resultados relacionados ao primeiro
objetivo da pesquisa mostram que são contemplados quatro momentos da SD: apresentação
da situação, produção inicial, módulos (oficinas) e produção final. No tocante ao segundo
objetivo, evidenciamos que a professora trabalha minimamente as atividades propostas no
Caderno do Professor e apenas faz uso da orientação geral que conduz à OLP – a produção de
um texto cujo gênero está especificado para cada dois anos de escolarização. Quanto ao
terceiro objetivo, observamos que foram feitas adequações nos módulos (oficinas), que
resultaram em significativas subtrações das atividades propostas ou ainda uma visível
superficialidade delas. Apesar do rico e variado trabalho com gêneros textuais possibilitado
pela SD, reconhecemos que o atraso na distribuição do material, a pouca familiaridade do
professor e, principalmente, dos alunos com os gêneros em questão, gera dificuldades de
adaptações desse trabalho no curto espaço de tempo disponível. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Sequência didática: análise do procedimento na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Aiming to achieve a pleasant basic education, the Ministry of Education (MEC), linked to
other institutions, has been developing school educational activities which have improved
teaching in all the country, as for example, the Portuguese Language Olympics Writing the
Future (OLPEF). This action aims to contribute to the teachers’ training and also gives
support them by educational materials, such as Teachers’ notebook, in procedures, strategies
and guidance activities for teachers are presented in order that they may mediate the process
of teaching and learning and also reading and writing texts production of genres (poetry,
literary memories, essays). In this context, this study chooses as the object of research
suggested by OLPEF for seventh years of elementary school teaching sequence and seeks to
answer the following questions: 1) What are the steps of writing adopted by the SD procedure
OLPEF? 2) What are the adjustments made by the teachers during the implementation of the
proposed SD? and 3) What are the impacts of the changes proposed in performing this
procedure? These questions guide the following main objective: to analyze this proposal and
its application in relation to the methodology of the text in the genre of "literary memoir,"
through the specific items: a) Describe the steps of the procedure proposed in OLPEF SD; b)
Describe the implementation steps of the procedure carried out by teachers in workshops
proposed in the Teachers’ collection, the second Olympics c) Evaluate the adequacy and / or
additions made by teachers in the implementation of SD. The theories used in this study are
represented by contributions from sociointeracionists’ studies, like Bronckart (1999); Dolz,
Noverraz and Schneuwly (2004); National Curricular Parameters - NCP (2001) and
Portuguese Language Olympics Writing the Future (2014). This is a descriptive-interpretative
qualitative research which corpus consisted of two data sets, namely: 1) The SD in OLPEF
and 2) procedure observation of classes taught by teacher who joined to the OLPEF. For the
data analysis, the "modules" contained in the "Teacher's Notebook", from which we describe
and interpret the effectiveness of this procedure used by the teacher. The results related to the
first objective of the research show that the four moments are contemplated SD: presentation
of the situation, initial production modules (workshops) and final production. Furthermore,
the second objective, we noted that the teacher works simply proposed activities in the
Teacher's Notebook and only makes use of the general approach that leads to the PLO - the
production of a text which genre is specified for each two years of schooling. The third
objective, we note that adjustments were made to the modules (workshops), which resulted in
significant subtractions proposed activities or even a visible superficiality of them. Despite of
the rich and varied work with textual genres used by SD, we recognize that the delay in the
distribution of material, the unfamiliarity of the teacher, and especially students with the genre
in question, created difficulties adaptations that work in short time available. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28580 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T18:54:03Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T18:54:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Olimpíada de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Olympics |
pt_BR |
dc.subject |
Written textual production |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Suzianne Cristine Cordeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic sequence: analysis of the procedure in the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RAMOS, Suzianne Cristine Cordeiro. Sequência didática: análise do procedimento na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28580 |
pt_BR |