dc.creator.ID |
ALMEIDA, A. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os Contos de Fadas são narrativas que nos acompanham em nossa vida desde a
infância até a vida adulta e estão presentes em inúmeras culturas. Essas histórias tem a
finalidade de denunciar, transmitir e ratificar os valores de uma sociedade, além de disseminar
valores como a moral, a ética e as verdades de cada tempo. Com o passar dos séculos, esses
contos passaram por inúmeras reatualizações (FOUCAULT, 2001), denunciando as vontades
de verdade de cada época. Em nosso trabalho, investigaremos regimes de verdade sobre as
constituições dos sujeitos homem, mulher e criança e sobre as concepções de bondade,
maldade e beleza presentes em algumas reatualizações do Conto de Fadas clássico
“Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e identificar à luz da Análise de Discurso de
linha francesa (AD), que valores são transmitidos por essas narrativas. O corpus dessa
pesquisa é constituído pelo filme Deu a louca na Chapeuzinho (2004), com direção de
Edwards Cory e pelas narrativas curtas A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, de
Agnese Baruzzi e Sandro Natalini (2008) e Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray
(2012). A análise do corpus foi feita a partir de sequências discursivas (SDs) do conto
clássico e de suas reatualizações com o objetivo de facilitar a comparação entre as narrativas.
Nosso trabalho fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, mais
especificamente nos estudos foucaultianos acerca de discurso, saber, poder e verdade. Além
disso, baseamos nossas argumentações em BAKHTIN (2011); INDURSKY (2011);
ORLANDI (1996). Sendo a Análise de Discurso uma teoria interdisciplinar, pesquisadores de
outros campos do conhecimento também subsidiarão a pesquisa, a saber: HALL (2011);
VEYNE (2011); TATAR (2004). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de
natureza interpretativa. Os estudos nos permitiram verificar a importância dos Contos de
Fadas na cultura de uma sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T19:16:10Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T19:16:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Chapeuzinho Vermelho - ordem do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Little Red Riding Hood - order of speech |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive reading |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de fadas |
pt_BR |
dc.subject |
Fairy tale |
pt_BR |
dc.subject |
Vontades de verdade - contos de fadas |
pt_BR |
dc.subject |
True Will - Fairy Tales |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Film Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Adaptação fílmica - Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Film adaptation - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de fadas |
pt_BR |
dc.subject |
Fairy tale |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de Grimm - Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Grimm's Fairy Tales - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Renaturalização - Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Renaturalization - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil - chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Charles Perrault - Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Charles Perrault - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Conto de Charles Perrault - Chapeuzinho Vermelho |
pt_BR |
dc.subject |
Charles Perrault's Tale - Little Red Riding Hood |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - vontades de verdades |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - wills to truths |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Ana Cristina Falcão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Once upon a time Little Red Riding Hood in the order of discourse: a proposal for discursive reading. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Ana Cristina Falcão. Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584 |
pt_BR |