DSpace/Manakin Repository

Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, A. C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 pt_BR
dc.description.resumo Os Contos de Fadas são narrativas que nos acompanham em nossa vida desde a infância até a vida adulta e estão presentes em inúmeras culturas. Essas histórias tem a finalidade de denunciar, transmitir e ratificar os valores de uma sociedade, além de disseminar valores como a moral, a ética e as verdades de cada tempo. Com o passar dos séculos, esses contos passaram por inúmeras reatualizações (FOUCAULT, 2001), denunciando as vontades de verdade de cada época. Em nosso trabalho, investigaremos regimes de verdade sobre as constituições dos sujeitos homem, mulher e criança e sobre as concepções de bondade, maldade e beleza presentes em algumas reatualizações do Conto de Fadas clássico “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e identificar à luz da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que valores são transmitidos por essas narrativas. O corpus dessa pesquisa é constituído pelo filme Deu a louca na Chapeuzinho (2004), com direção de Edwards Cory e pelas narrativas curtas A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini (2008) e Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray (2012). A análise do corpus foi feita a partir de sequências discursivas (SDs) do conto clássico e de suas reatualizações com o objetivo de facilitar a comparação entre as narrativas. Nosso trabalho fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente nos estudos foucaultianos acerca de discurso, saber, poder e verdade. Além disso, baseamos nossas argumentações em BAKHTIN (2011); INDURSKY (2011); ORLANDI (1996). Sendo a Análise de Discurso uma teoria interdisciplinar, pesquisadores de outros campos do conhecimento também subsidiarão a pesquisa, a saber: HALL (2011); VEYNE (2011); TATAR (2004). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza interpretativa. Os estudos nos permitiram verificar a importância dos Contos de Fadas na cultura de uma sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584
dc.date.accessioned 2023-01-03T19:16:10Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T19:16:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Chapeuzinho Vermelho - ordem do discurso pt_BR
dc.subject Little Red Riding Hood - order of speech pt_BR
dc.subject Leitura discursiva pt_BR
dc.subject Discursive reading pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Vontades de verdade - contos de fadas pt_BR
dc.subject True Will - Fairy Tales pt_BR
dc.subject Análise do discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.subject Filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Film Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Adaptação fílmica - Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Film adaptation - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Contos de Grimm - Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Grimm's Fairy Tales - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Renaturalização - Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Renaturalization - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Literatura infantil - chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Children's Literature - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Charles Perrault - Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Charles Perrault - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Conto de Charles Perrault - Chapeuzinho Vermelho pt_BR
dc.subject Charles Perrault's Tale - Little Red Riding Hood pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Foucault - vontades de verdades pt_BR
dc.subject Foucault - wills to truths pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Ana Cristina Falcão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Once upon a time Little Red Riding Hood in the order of discourse: a proposal for discursive reading. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Ana Cristina Falcão. Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta