DSpace/Manakin Repository

Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, F. J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumo Os blogs vêm sendo utilizados por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. No caso, de professores de Língua Portuguesa, que os utilizam como atividade extra-sala, fazem-no de maneiras diferentes. Essa constatação motivounos a investigar um blog, ativo e com muitos seguidores, da professora Fátima Fuini, intitulado Professora Fátima Fuini: língua portuguesa (http://fatimalp.blogspot.com.br/). Nessa investigação, tomamos como foco as manifestações de letramento digital e a relação destas com as concepções de ensino-aprendizagem de leitura na postagem de atividades. Assim, as questões norteadoras são as seguintes: Quais as manifestações de práticas letradas digitais em um blog de Língua Portuguesa ao longo de 3 anos (fevereiro de 2011 a fevereiro de 2014)? E qual concepção de ensino e aprendizagem de leitura está subjacente às atividades postadas no blog? Com isso, objetivamos caracterizar as práticas letradas digitais da professora/administradora e constatar as concepções de ensino de leitura que permeiam as postagens realizadas. Os resultados, a que chegamos, foram iluminados por autores como Lévy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007), Kleiman (2008) e Rojo (2009), dentre outros. A identificação das práticas letradas digitais sinaliza que a administradora possui o nível suficiente de letramento digital para criação do blog, como também o letramento necessário para a sua manutenção, pela inserção de gadgets e de postagens diversificadas. Além disso, estão subjacentes às atividades do blog, em análise, três tipos de letramento digitais não excludentes entre si: a escrita pública, a autoria e a convergência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Professionals from various fields of knowledge have used Blogs. In the case of Portuguese Language teachers use them as extra-class activity, do it in different ways. This finding prompted us to investigate a blog, active and with many followers of Fatima Fuini teacher, entitled Professora Fátima Fuini: língua portuguesa (http://fatimalp.blogspot.com.br/). In this research, we focus on the manifestations of digital literacy and the relationship of these with the teaching of reading and learning concepts in activities posting. Thus, the guiding questions are: What are the manifestations of digital literacy practices in a blog of Language Portuguese over 3 years (February 2011 to February 2014)? And what conception of teaching reading and learning underlies the activities posted on the blog? Thus, we aimed to characterize the digital literacy practices of teacher / administrator and note the reading teaching concepts that permeate the posts held. The results, as we arrived we were enlightened by authors such as Levy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007), Kleiman (2008) and Rojo (2009), among others. The identification of the manifestations of digital literacy practices indicate that the administrator has the sufficient level of digital literacy for blog creation, as well as the literacy necessary for its maintenance, by inserting gadgets and diverse threads. In addition, underlying the blog activities in analysis, three types of non-exclusive digital literacy among themselves, public writing, authoring and convergence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587
dc.date.accessioned 2023-01-03T19:23:22Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T19:23:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Blog de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Professora Fátima Fuini - Blog pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language blog pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Professor Fátima Fuini - Blog pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Fábio José Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Manifestations of digital literacy in a Portuguese language blog. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Fábio José Silva. Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta