dc.creator.ID |
ALVES, F. J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.description.resumo |
Os blogs vêm sendo utilizados por profissionais das mais diversas áreas do
conhecimento. No caso, de professores de Língua Portuguesa, que os utilizam como
atividade extra-sala, fazem-no de maneiras diferentes. Essa constatação motivounos
a investigar um blog, ativo e com muitos seguidores, da professora Fátima Fuini,
intitulado Professora Fátima Fuini: língua portuguesa
(http://fatimalp.blogspot.com.br/). Nessa investigação, tomamos como foco as
manifestações de letramento digital e a relação destas com as concepções de
ensino-aprendizagem de leitura na postagem de atividades. Assim, as questões
norteadoras são as seguintes: Quais as manifestações de práticas letradas digitais
em um blog de Língua Portuguesa ao longo de 3 anos (fevereiro de 2011 a fevereiro
de 2014)? E qual concepção de ensino e aprendizagem de leitura está subjacente
às atividades postadas no blog? Com isso, objetivamos caracterizar as práticas
letradas digitais da professora/administradora e constatar as concepções de ensino
de leitura que permeiam as postagens realizadas. Os resultados, a que chegamos,
foram iluminados por autores como Lévy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007),
Kleiman (2008) e Rojo (2009), dentre outros. A identificação das práticas letradas
digitais sinaliza que a administradora possui o nível suficiente de letramento digital
para criação do blog, como também o letramento necessário para a sua
manutenção, pela inserção de gadgets e de postagens diversificadas. Além disso,
estão subjacentes às atividades do blog, em análise, três tipos de letramento digitais
não excludentes entre si: a escrita pública, a autoria e a convergência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Professionals from various fields of knowledge have used Blogs. In the case of
Portuguese Language teachers use them as extra-class activity, do it in different
ways. This finding prompted us to investigate a blog, active and with many followers
of Fatima Fuini teacher, entitled Professora Fátima Fuini: língua portuguesa
(http://fatimalp.blogspot.com.br/). In this research, we focus on the manifestations of
digital literacy and the relationship of these with the teaching of reading and learning
concepts in activities posting. Thus, the guiding questions are: What are the
manifestations of digital literacy practices in a blog of Language Portuguese over 3
years (February 2011 to February 2014)? And what conception of teaching reading
and learning underlies the activities posted on the blog? Thus, we aimed to
characterize the digital literacy practices of teacher / administrator and note the
reading teaching concepts that permeate the posts held. The results, as we arrived
we were enlightened by authors such as Levy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007),
Kleiman (2008) and Rojo (2009), among others. The identification of the
manifestations of digital literacy practices indicate that the administrator has the
sufficient level of digital literacy for blog creation, as well as the literacy necessary for
its maintenance, by inserting gadgets and diverse threads. In addition, underlying the
blog activities in analysis, three types of non-exclusive digital literacy among
themselves, public writing, authoring and convergence. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T19:23:22Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T19:23:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Blog de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Professora Fátima Fuini - Blog |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language blog |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Professor Fátima Fuini - Blog |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Fábio José Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manifestations of digital literacy in a Portuguese language blog. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Fábio José Silva. Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587 |
pt_BR |