dc.creator.ID |
OLIVEIRA, I. C. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2468131062218578 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento do
tratamento dado ao gênero resenha em livros didáticos do Ensino Fundamental II e
do Ensino Médio. Visto que a resenha tem lugar garantido nos jornais, revistas,
periódicos, Porém no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, esse gênero ainda
não detém tanta popularidade. São os seguintes os objetivos específicos deste
estudo: 1. Identificar as denominações para o gênero “resenha” apresentadas em LD do
Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; 2. Identificar os objetos culturais indicados
para resenhas nos livros didáticos em referência. 3. Apontar as unidades retóricas
presentes em resenhas de filmes nesses livros. O referencial teórico está
representado pelas contribuições dos estudos sobre Letramentos (SOARES, 1998;
KLEIMAN, 2008; ROJO; 2009); sobre Sociorretórica do gênero resenha (MOTTAROTH
E HENDGES, 2010; ARAÚJO, 1996; BEZERRA, 2009). Foram
selecionados para análise seis livros didáticos de Língua Portuguesa (exemplares do
professor), sendo três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio. Os
resultados principais da pesquisa mostram que há uma variação na nomenclatura
para o gênero resenha nos LDs pesquisados; há vários objetos culturais eleitos
como objetos de resenhas; há diferenças na organização retórica das resenhas
apresentadas nos LDs, se comparados com a organização retórica das resenhas
acadêmicas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T20:11:45Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T20:11:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de português |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental II - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Organização retórica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Resenha - livro didático |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “review” genre in elementary and high school Portuguese textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591 |
pt_BR |