DSpace/Manakin Repository

O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, I. C. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2468131062218578 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Aloísio de Medeiros
dc.contributor.referee2ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento do tratamento dado ao gênero resenha em livros didáticos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Visto que a resenha tem lugar garantido nos jornais, revistas, periódicos, Porém no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, esse gênero ainda não detém tanta popularidade. São os seguintes os objetivos específicos deste estudo: 1. Identificar as denominações para o gênero “resenha” apresentadas em LD do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; 2. Identificar os objetos culturais indicados para resenhas nos livros didáticos em referência. 3. Apontar as unidades retóricas presentes em resenhas de filmes nesses livros. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos sobre Letramentos (SOARES, 1998; KLEIMAN, 2008; ROJO; 2009); sobre Sociorretórica do gênero resenha (MOTTAROTH E HENDGES, 2010; ARAÚJO, 1996; BEZERRA, 2009). Foram selecionados para análise seis livros didáticos de Língua Portuguesa (exemplares do professor), sendo três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio. Os resultados principais da pesquisa mostram que há uma variação na nomenclatura para o gênero resenha nos LDs pesquisados; há vários objetos culturais eleitos como objetos de resenhas; há diferenças na organização retórica das resenhas apresentadas nos LDs, se comparados com a organização retórica das resenhas acadêmicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:11:45Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:11:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero resenha pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Livros didáticos de português pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino médio - livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II - livro didático pt_BR
dc.subject Organização retórica pt_BR
dc.subject Ensino de resenha pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Resenha - livro didático pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The “review” genre in elementary and high school Portuguese textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta