dc.creator.ID |
SOUSA, C. M. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5330662255604063 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARNEIRO, Ana Paula Sarmento. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARNEIRO, A. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9572257868187885 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de questionamentos levantados em minha prática
na sala de aula, pois como professora do 3º ano de língua materna, observei que os livros
didáticos de Português, enviados pelo MEC para as escolas rurais diferem dos LDP da zona
urbana. A partir desta distinção de livros rurais e urbanos, acreditamos que há diferenças entre
a representação de sujeito-leitor e de leitura nos mesmos. A referida pesquisa tem como linha
de estudo a Análise do discurso francesa e tem como objetivo analisar como ocorre a
representação de leitura e do sujeito-leitor nos LDP do 3º ano do Ensino Fundamental,
adotados na cidade de Puxinanã, na Paraíba, sendo um direcionado para os alunos da
educação do campo e outro para os alunos da educação urbana. Para o desenvolvimento deste
trabalho, realizamos leituras teóricas com foco na leitura e na formação do sujeito, seguindo a
linha teórica discursiva de M. Pêcheux. Destacamos também alguns aspectos teóricos
fundamentais para o decorrente trabalho, são eles: o discurso, o discurso pedagógico, o
sujeito, o sujeito-leitor, práticas de leitura e perspectiva discursiva da leitura. Após a leitura e
registro da fundamentação teórica, partimos para escolha, leitura e análise comparativa de
recortes contidos no corpus analisado. Após a análise do corpus selecionado, observamos que
houve diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de leitura e de sujeito-leitor. A leitura,
na maioria dos recortes é focada na perspectiva que tem foco no texto e algumas vezes é
considerada como processo interativo. A perspectiva discursiva da leitura em nenhum
momento é considerada nos recortes analisados. Com relação ao sujeito-leitor, o mesmo é
diferenciado de acordo com a classe e grupos sociais a que pertencem. A ideologia e o
discurso legitimados é de uma classe social dominante e o docente e os LDP são apenas
instrumentos de disseminação dessa ideologia e dos discursos legitimados de diferenciação
entre o leitor do meio urbano e o leitor do campo. Através dos resultados obtidos, que
realmente comprovaram que há uma diferenciação de representação do sujeito-leitor e de
leitura nos LDP, podemos contribuir para uma prática pedagógica em que o professor utilize
em sua didática atividades que formem leitores proficientes, que os sujeitos leitores sejam
considerados como capazes de realizar uma leitura discursiva, independentemente de sua
classe social e da localidade em que mora, ou estuda. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T20:16:56Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T20:16:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Representação da leitura - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Representation of reading - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito-leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Subject-reader |
pt_BR |
dc.subject |
Português rural |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese rural |
pt_BR |
dc.subject |
Português urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Urban portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Rural |
pt_BR |
dc.subject |
Urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Urban |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Cláudia Maria Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural and urban Portuguese textbooks: a discursive analysis of the representation of literature and the subject-reader. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Cláudia Maria Nascimento. Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo se desarrolla a partir de las preguntas planteadas en mi práctica en el aula, como
maestra de 3er año de la lengua materna, me di cuenta de que los libros de texto portugueses,
enviados por el MEC para las escuelas rurales difieren de la LDP del pueblo de la ciudad. A
partir de esta distinción de libros rurales y urbanos, creemos que hay diferencias entre la
representación de sujeto-lector y la lectura de la lectura en sí misma. Este tipo de
investigación es el estudio del análisis del discurso de línea francesa y pretende analizar cómo
hace la representación de la lectura y el sujeto-lector en el PLD 3er año de la escuela primaria,
adoptada en la ciudad de Puxinanã, Paraíba, uno dirigido para los estudiantes de la educación
rural y uno para los estudiantes de la educación urbana. Para desarrollar este trabajo, hemos
realizado lecturas teóricas centradas en la lectura y la formación del sujeto, siguiendo la línea
teórica discursiva de M. Pêcheux. También destacamos algunos aspectos teóricos
fundamentales para el trabajo resultante, que son: el discurso, el discurso pedagógico, el
sujeto, el sujeto-lector, lectura prácticas y perspectiva lectura discursiva. Después de leer y
grabar el fundamento teórico, empezamos la elección, lectura y análisis comparativo de
recortes contenidos en el corpus analizado. Tras el análisis del corpus seleccionado, se
encontró que había diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de la lectura y sujetolector.
La lectura en la mayoría de los recortes se centra en la luz que se centra en el texto y, a
veces se considera como un proceso interactivo. La perspectiva discursiva de la lectura en
ningún momento se considera en los recortes analizados. En relación con el sujeto-lector, se
modulará en función de la clase y los grupos sociales a los que pertenecen. La ideología y el
discurso legítimo es una clase social dominante y el profesor y el PLD se acaba extendiendo
instrumentos de esta ideología y discursos legítimos de diferencia entre el lector urbano y el
campo de lector. De los resultados obtenidos, que realmente demuestran que existe una
diferenciación de representación sujeto-jugador y la lectura de la LDP, contribuimos a la
práctica pedagógica en la que el profesor utilice en sus actividades docentes que formen
lectores competentes, que los sujetos se consideran lectores como capaces de realizar una
lectura discursiva, independientemente de la clase social y la ciudad donde usted vive, o
estudio. |
pt_BR |