DSpace/Manakin Repository

Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, C. M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5330662255604063 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.
dc.contributor.referee1ID CARNEIRO, A. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9572257868187885 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho foi desenvolvido a partir de questionamentos levantados em minha prática na sala de aula, pois como professora do 3º ano de língua materna, observei que os livros didáticos de Português, enviados pelo MEC para as escolas rurais diferem dos LDP da zona urbana. A partir desta distinção de livros rurais e urbanos, acreditamos que há diferenças entre a representação de sujeito-leitor e de leitura nos mesmos. A referida pesquisa tem como linha de estudo a Análise do discurso francesa e tem como objetivo analisar como ocorre a representação de leitura e do sujeito-leitor nos LDP do 3º ano do Ensino Fundamental, adotados na cidade de Puxinanã, na Paraíba, sendo um direcionado para os alunos da educação do campo e outro para os alunos da educação urbana. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos leituras teóricas com foco na leitura e na formação do sujeito, seguindo a linha teórica discursiva de M. Pêcheux. Destacamos também alguns aspectos teóricos fundamentais para o decorrente trabalho, são eles: o discurso, o discurso pedagógico, o sujeito, o sujeito-leitor, práticas de leitura e perspectiva discursiva da leitura. Após a leitura e registro da fundamentação teórica, partimos para escolha, leitura e análise comparativa de recortes contidos no corpus analisado. Após a análise do corpus selecionado, observamos que houve diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de leitura e de sujeito-leitor. A leitura, na maioria dos recortes é focada na perspectiva que tem foco no texto e algumas vezes é considerada como processo interativo. A perspectiva discursiva da leitura em nenhum momento é considerada nos recortes analisados. Com relação ao sujeito-leitor, o mesmo é diferenciado de acordo com a classe e grupos sociais a que pertencem. A ideologia e o discurso legitimados é de uma classe social dominante e o docente e os LDP são apenas instrumentos de disseminação dessa ideologia e dos discursos legitimados de diferenciação entre o leitor do meio urbano e o leitor do campo. Através dos resultados obtidos, que realmente comprovaram que há uma diferenciação de representação do sujeito-leitor e de leitura nos LDP, podemos contribuir para uma prática pedagógica em que o professor utilize em sua didática atividades que formem leitores proficientes, que os sujeitos leitores sejam considerados como capazes de realizar uma leitura discursiva, independentemente de sua classe social e da localidade em que mora, ou estuda. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:16:56Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:16:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de português pt_BR
dc.subject Portuguese textbook pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese language pt_BR
dc.subject Representação da leitura - livro didático pt_BR
dc.subject Representation of reading - textbook pt_BR
dc.subject Análise discursiva pt_BR
dc.subject Discursive analysis pt_BR
dc.subject Sujeito-leitor pt_BR
dc.subject Subject-reader pt_BR
dc.subject Português rural pt_BR
dc.subject Portuguese rural pt_BR
dc.subject Português urbano pt_BR
dc.subject Urban portuguese pt_BR
dc.subject Rural pt_BR
dc.subject Rural pt_BR
dc.subject Urbano pt_BR
dc.subject Urban pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Cláudia Maria Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural and urban Portuguese textbooks: a discursive analysis of the representation of literature and the subject-reader. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Cláudia Maria Nascimento. Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo se desarrolla a partir de las preguntas planteadas en mi práctica en el aula, como maestra de 3er año de la lengua materna, me di cuenta de que los libros de texto portugueses, enviados por el MEC para las escuelas rurales difieren de la LDP del pueblo de la ciudad. A partir de esta distinción de libros rurales y urbanos, creemos que hay diferencias entre la representación de sujeto-lector y la lectura de la lectura en sí misma. Este tipo de investigación es el estudio del análisis del discurso de línea francesa y pretende analizar cómo hace la representación de la lectura y el sujeto-lector en el PLD 3er año de la escuela primaria, adoptada en la ciudad de Puxinanã, Paraíba, uno dirigido para los estudiantes de la educación rural y uno para los estudiantes de la educación urbana. Para desarrollar este trabajo, hemos realizado lecturas teóricas centradas en la lectura y la formación del sujeto, siguiendo la línea teórica discursiva de M. Pêcheux. También destacamos algunos aspectos teóricos fundamentales para el trabajo resultante, que son: el discurso, el discurso pedagógico, el sujeto, el sujeto-lector, lectura prácticas y perspectiva lectura discursiva. Después de leer y grabar el fundamento teórico, empezamos la elección, lectura y análisis comparativo de recortes contenidos en el corpus analizado. Tras el análisis del corpus seleccionado, se encontró que había diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de la lectura y sujetolector. La lectura en la mayoría de los recortes se centra en la luz que se centra en el texto y, a veces se considera como un proceso interactivo. La perspectiva discursiva de la lectura en ningún momento se considera en los recortes analizados. En relación con el sujeto-lector, se modulará en función de la clase y los grupos sociales a los que pertenecen. La ideología y el discurso legítimo es una clase social dominante y el profesor y el PLD se acaba extendiendo instrumentos de esta ideología y discursos legítimos de diferencia entre el lector urbano y el campo de lector. De los resultados obtenidos, que realmente demuestran que existe una diferenciación de representación sujeto-jugador y la lectura de la LDP, contribuimos a la práctica pedagógica en la que el profesor utilice en sus actividades docentes que formen lectores competentes, que los sujetos se consideran lectores como capaces de realizar una lectura discursiva, independientemente de la clase social y la ciudad donde usted vive, o estudio. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta