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Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa.

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dc.creator.ID RIBEIRO, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2887442943123272 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMORIM, Karine Viana.
dc.contributor.advisor1ID AMORIM, K. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2828984355069221 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.description.resumo Diversas políticas públicas promovidas pelo Governo federal têm estimulado a utilização de tecnologias no ambiente de ensino. O Livro Didático, muitas vezes a única ferramenta disponível na escola, também tem abordado gradativamente a utilização de tecnologias como forma de permitir que o aluno tenha contato com diferentes formas de utilização da linguagem. Nesse sentido, a presente pesquisa busca descrever e analisar a abordagem que o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) realiza do uso de tecnologias, tendo como objetivos geral: Investigar as práticas letradas digitais requeridas em exercícios do Livro Didático de Língua Portuguesa; e específicos: (a) Identificar os exercícios que abordam a mobilização de práticas letradas digitais; (b) Descrever e analisar as práticas letradas digitais subjacentes aos exercícios de leitura e de escrita de língua portuguesa. A hipótese de pesquisa é a de que a mobilização de práticas letradas digitais requerida nos exercícios de leitura e escrita do LDLP pressupõe predominantemente um aluno que já domina ferramentas e conhecimentos do ambiente digital. A pesquisa foi realizada em duas coleções de LDLP utilizadas em duas escolas públicas, a coleção “Contade de Saber Português” (2012) e a coleção “Português: Linguagens” (2012), mediante uma abordagem quantitativo-qualitativa, conforme destaca Moreira e Caleffe (2008), realizando a sistematização e a análise dos dados em três categorias, quais Produção, Publicação. Para análise e descrição do corpus, foi utilizado como fundamentação teórica a concepção de Letramento proposta, entre outros, por Barton e Hamilton (2000) e Lopes (2006), a de práticas letradas defendida por Silva (2009) e a de letramento digital apresentada por Botelho (2013), bem como a definição e caracterização de Livro Didático, a partir de autores como Batista e Rojo(2008), Bezerra (2001) e Marcuschi e Cavalcante (2008). Como resultados, observa-se que os exercícios do LDLP propõem a mobilização de diferentes práticas letradas digitais, contudo, pressupõem predominantemente que os alunos são sujeitos letrados digitalmente, deixando de oferecer direcionamentos necessários para a realização da proposta de atividade em ambiente digital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:19:27Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:19:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - livro didático pt_BR
dc.subject Práticas letradas digitais - livro didático pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Coleção Português : Linguagens - livro didático pt_BR
dc.subject Coleção Vontade de Saber Português - livro didático pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - textbook pt_BR
dc.subject Digital literate practices - textbook pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Portuguese Collection: Languages - didactic book pt_BR
dc.subject Will to Know Portuguese Collection - textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Laís de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mobilization of digital literate practices in Portuguese textbook exercises. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Laís de Souza. Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593 pt_BR


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