dc.creator.ID |
RIBEIRO, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2887442943123272 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMORIM, Karine Viana. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMORIM, K. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2828984355069221 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diversas políticas públicas promovidas pelo Governo federal têm
estimulado a utilização de tecnologias no ambiente de ensino. O Livro Didático,
muitas vezes a única ferramenta disponível na escola, também tem abordado
gradativamente a utilização de tecnologias como forma de permitir que o aluno
tenha contato com diferentes formas de utilização da linguagem. Nesse sentido,
a presente pesquisa busca descrever e analisar a abordagem que o Livro
Didático de Língua Portuguesa (LDLP) realiza do uso de tecnologias, tendo
como objetivos geral: Investigar as práticas letradas digitais requeridas em
exercícios do Livro Didático de Língua Portuguesa; e específicos: (a) Identificar
os exercícios que abordam a mobilização de práticas letradas digitais; (b)
Descrever e analisar as práticas letradas digitais subjacentes aos exercícios de
leitura e de escrita de língua portuguesa. A hipótese de pesquisa é a de que a
mobilização de práticas letradas digitais requerida nos exercícios de leitura e
escrita do LDLP pressupõe predominantemente um aluno que já domina
ferramentas e conhecimentos do ambiente digital. A pesquisa foi realizada em
duas coleções de LDLP utilizadas em duas escolas públicas, a coleção “Contade
de Saber Português” (2012) e a coleção “Português: Linguagens” (2012),
mediante uma abordagem quantitativo-qualitativa, conforme destaca Moreira e
Caleffe (2008), realizando a sistematização e a análise dos dados em três
categorias, quais Produção, Publicação. Para análise e descrição do corpus, foi
utilizado como fundamentação teórica a concepção de Letramento proposta,
entre outros, por Barton e Hamilton (2000) e Lopes (2006), a de práticas letradas
defendida por Silva (2009) e a de letramento digital apresentada por Botelho
(2013), bem como a definição e caracterização de Livro Didático, a partir de
autores como Batista e Rojo(2008), Bezerra (2001) e Marcuschi e Cavalcante
(2008). Como resultados, observa-se que os exercícios do LDLP propõem a
mobilização de diferentes práticas letradas digitais, contudo, pressupõem
predominantemente que os alunos são sujeitos letrados digitalmente, deixando
de oferecer direcionamentos necessários para a realização da proposta de
atividade em ambiente digital. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T20:19:27Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T20:19:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas letradas digitais - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção Português : Linguagens - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção Vontade de Saber Português - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literate practices - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Collection: Languages - didactic book |
pt_BR |
dc.subject |
Will to Know Portuguese Collection - textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Laís de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mobilization of digital literate practices in Portuguese textbook exercises. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Laís de Souza. Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593 |
pt_BR |