DSpace/Manakin Repository

Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7318557429944187 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee1ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARNEIRO, Cléa Gurjão.
dc.contributor.referee2ID CARNEIRO, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5304024942582286 pt_BR
dc.description.resumo O livro didático é um instrumento pedagógico amplamente utilizado nas práticas docentes. Espera-se que o mesmo auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, além de proporcionar novas capacidades de aprendizagem. É nesse contexto que destacamos o ensino de Língua Portuguesa através da teoria discursiva de gêneros proposta por Bakhtin, que tem como característica enfocar a relação dos gêneros com a natureza social e dialógica da linguagem. Para tanto, embasamos nossa pesquisa na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Historicidade do Livro Didático e na Teoria do Jornalismo, na intenção de refletirmos sobre a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem em livros didáticos, absorvendo contribuições teóricas de estudiosos como Bakhtin (2003), Bakhtin e Volochínov (2010; 2009), Rojo (2013), Batista (2003), Patriota (2011), Xavier (2010), Pena (2008), dentre outros. Nesse sentido, as principais questões que norteiam os estudos dessa pesquisa documental são as seguintes: 1) Como os gêneros jornalísticos notícia e reportagem estão sendo abordados nos livros didáticos de português (LDP)?; e 2) Essa abordagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem? A essas questões atrela-se um objetivo geral: descrever a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem no LDP. E outros específicos, a saber: analisar a abordagem do gênero em função do seu conceito e em função das atividades de escrita e refletir sobre a implicação da abordagem dos gêneros notícia e reportagem no LDP como fator do desenvolvimento crítico do sujeito frente ao ambiente escolar e social. Do ponto de vista metodológico, analisamos o LDP “Português: Contexto, Interlocução e Sentido”, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, livro referente ao 1º ano do Ensino Médio, o qual aborda, em alguns capítulos, os gêneros jornalísticos em questão e que foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser utilizado na sala de aula no ano letivo de 2013. Do ponto de vista dos resultados, verificamos que LDP em estudo é relativamente satisfatório, pois as autoras tiveram a intenção de abordar uma prática de ensino pautada na perspectiva dialógica da linguagem e contemplaram o estudo das dimensões do gênero: tema, composição e estilo dentro dos capítulos sobre notícia e reportagem, o que proporcionou ao aluno ser crítico diante do texto. No entanto, ainda identificamos atividades que não fazem os alunos refletirem sobre a vida verbal dos gêneros funcionando como prática efetivamente social, adotando exercícios de localização de nomenclaturas gramaticais, bem como, especificamente no gênero notícia, verificamos o equívoco de apresentar uma reportagem como notícia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-10
dc.description.abstract The textbook is a pedagogical tool widely used in teaching practices. It is expected that it helps in the development of skills and abilities of the student, in addition to providing new learning capabilities. In this context, we emphasize the teaching of Portuguese language through the discourse theory of genres proposed by Bakhtin, whose characteristic focus on the relationship of gender to social and dialogical nature of language. Therefore, embasamos our research on Dialogic Discourse Analysis (DDA) in an attempt to reflect on the approach of journalistic genres and news reporting in textbooks, absorbing theoretical contributions of scholars such as Bakhtin (2003), Bakhtin and Volochínov (2010; 2009) , Rojo (2013), Batista (2003), Xavier (2010), Pena (2008), Patriota (2011), Sobral (2009), Fiorin (2008), among others. In this sense, the main questions that guide the studies of this documentary research are: 1) How the journalistic genres and news reporting are being addressed in textbooks Portuguese (LDP)? and 2) This approach contributes to the teaching-learning process? To these questions leash is a general objective: to describe the approach of genres and journalistic news report in the LDP. And some more, namely: to analyze the role of gender approach of its concept and function of writing activities and reflect on the implications of the approach of genres and news report in the LDP as the critical development factor of the subject across the school environment and social. From a methodological point of view, we analyze the LDP “Portuguese: Context, Interlocution and Sense”, the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara book for the 1st year of high school, which addresses, in some chapters, the journalistic genres in question and approved by the National Textbook Program (PNLD) for use in the classroom in the school year of 2013. From the point of view of results, we found that LDP under study is relatively satisfactory, because the authors have intended to address a teaching practice based on the dialogical perspective of language and contemplated the study of the gender dimensions: theme, composition and style within the chapters on news and reportage, which provided the student be critical before the text. However, we still identify activities that do students think about the lives of verbal genres effectively functioning as social practice, adopting grammatical classifications location exercises, as well as specifically in the genre news, check the mistake of presenting a report as news. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:28:30Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:28:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de português pt_BR
dc.subject Portuguese textbook pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese language pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Dialogism pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Discursive genres pt_BR
dc.subject Notícia pt_BR
dc.subject News pt_BR
dc.subject Reportagem pt_BR
dc.subject Reporting pt_BR
dc.subject Gêneros jornalísticos - notícia e reportagem pt_BR
dc.subject Journalistic genres - news and reporting pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Elisângela Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The genres news and reporting in the Portuguese textbook: from a dialogic perspective. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Elisângela Alves de. Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta