dc.creator.ID |
LUCENA, E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7318557429944187 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARNEIRO, Cléa Gurjão. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARNEIRO, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5304024942582286 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O livro didático é um instrumento pedagógico amplamente utilizado nas práticas docentes.
Espera-se que o mesmo auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno,
além de proporcionar novas capacidades de aprendizagem. É nesse contexto que destacamos o
ensino de Língua Portuguesa através da teoria discursiva de gêneros proposta por Bakhtin,
que tem como característica enfocar a relação dos gêneros com a natureza social e dialógica
da linguagem. Para tanto, embasamos nossa pesquisa na Análise Dialógica do Discurso
(ADD), na Historicidade do Livro Didático e na Teoria do Jornalismo, na intenção de
refletirmos sobre a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem em livros
didáticos, absorvendo contribuições teóricas de estudiosos como Bakhtin (2003), Bakhtin e
Volochínov (2010; 2009), Rojo (2013), Batista (2003), Patriota (2011), Xavier (2010), Pena
(2008), dentre outros. Nesse sentido, as principais questões que norteiam os estudos dessa
pesquisa documental são as seguintes: 1) Como os gêneros jornalísticos notícia e reportagem
estão sendo abordados nos livros didáticos de português (LDP)?; e 2) Essa abordagem
contribui para o processo de ensino-aprendizagem? A essas questões atrela-se um objetivo
geral: descrever a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem no LDP. E outros
específicos, a saber: analisar a abordagem do gênero em função do seu conceito e em função
das atividades de escrita e refletir sobre a implicação da abordagem dos gêneros notícia e
reportagem no LDP como fator do desenvolvimento crítico do sujeito frente ao ambiente
escolar e social. Do ponto de vista metodológico, analisamos o LDP “Português: Contexto,
Interlocução e Sentido”, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e
Marcela Pontara, livro referente ao 1º ano do Ensino Médio, o qual aborda, em alguns
capítulos, os gêneros jornalísticos em questão e que foi aprovado pelo Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD) para ser utilizado na sala de aula no ano letivo de 2013. Do ponto de
vista dos resultados, verificamos que LDP em estudo é relativamente satisfatório, pois as
autoras tiveram a intenção de abordar uma prática de ensino pautada na perspectiva dialógica
da linguagem e contemplaram o estudo das dimensões do gênero: tema, composição e estilo
dentro dos capítulos sobre notícia e reportagem, o que proporcionou ao aluno ser crítico
diante do texto. No entanto, ainda identificamos atividades que não fazem os alunos refletirem
sobre a vida verbal dos gêneros funcionando como prática efetivamente social, adotando
exercícios de localização de nomenclaturas gramaticais, bem como, especificamente no
gênero notícia, verificamos o equívoco de apresentar uma reportagem como notícia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-10 |
|
dc.description.abstract |
The textbook is a pedagogical tool widely used in teaching practices. It is expected that it
helps in the development of skills and abilities of the student, in addition to providing new
learning capabilities. In this context, we emphasize the teaching of Portuguese language
through the discourse theory of genres proposed by Bakhtin, whose characteristic focus on the
relationship of gender to social and dialogical nature of language. Therefore, embasamos our
research on Dialogic Discourse Analysis (DDA) in an attempt to reflect on the approach of
journalistic genres and news reporting in textbooks, absorbing theoretical contributions of
scholars such as Bakhtin (2003), Bakhtin and Volochínov (2010; 2009) , Rojo (2013), Batista
(2003), Xavier (2010), Pena (2008), Patriota (2011), Sobral (2009), Fiorin (2008), among
others. In this sense, the main questions that guide the studies of this documentary research
are: 1) How the journalistic genres and news reporting are being addressed in textbooks
Portuguese (LDP)? and 2) This approach contributes to the teaching-learning process? To
these questions leash is a general objective: to describe the approach of genres and journalistic
news report in the LDP. And some more, namely: to analyze the role of gender approach of its
concept and function of writing activities and reflect on the implications of the approach of
genres and news report in the LDP as the critical development factor of the subject across the
school environment and social. From a methodological point of view, we analyze the LDP
“Portuguese: Context, Interlocution and Sense”, the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria
Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara book for the 1st year of high school, which
addresses, in some chapters, the journalistic genres in question and approved by the National
Textbook Program (PNLD) for use in the classroom in the school year of 2013. From the
point of view of results, we found that LDP under study is relatively satisfactory, because the
authors have intended to address a teaching practice based on the dialogical perspective of
language and contemplated the study of the gender dimensions: theme, composition and style
within the chapters on news and reportage, which provided the student be critical before the
text. However, we still identify activities that do students think about the lives of verbal
genres effectively functioning as social practice, adopting grammatical classifications location
exercises, as well as specifically in the genre news, check the mistake of presenting a report as
news. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T20:28:30Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T20:28:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogismo |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogism |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive genres |
pt_BR |
dc.subject |
Notícia |
pt_BR |
dc.subject |
News |
pt_BR |
dc.subject |
Reportagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reporting |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros jornalísticos - notícia e reportagem |
pt_BR |
dc.subject |
Journalistic genres - news and reporting |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUCENA, Elisângela Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The genres news and reporting in the Portuguese textbook: from a dialogic perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUCENA, Elisângela Alves de. Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594 |
pt_BR |