DSpace/Manakin Repository

Infância e descoberta em Lygia Fagundes Telles.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. C. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9704842568236734 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUIMARÃES, Kalina Naro.
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Aluska Silva de.
dc.description.resumo Nas narrativas da escritora Lygia Fagundes Telles é recorrente o aparecimento de personagens infantis ocupando uma posição central em seus contos, as histórias são narradas de acordo com as suas perspectivas. Considerando que a autora apresenta uma quantidade significativa de obras com personagens crianças, a presente pesquisa tem como questão central investigar como a infância é representada por uma autora contemporânea que não escreve textos direcionados especificamente para o público infantil. Para tanto, a nossa análise será voltada para reconhecimento dos contextos sociais em que estes personagens estão inseridos, as marcas ideológicas que diferenciam os discursos e a perspectiva que a infância é apresentada. Delimitamos como corpus da nossa pesquisa dois contos de Telles: “O menino” e “A Rosa Verde” presentes na obra O segredo e outras histórias de descobertas (2012). Devemos a escolha das obras ao fato de terem como personagens centrais do enredo a figura infantil. As duas narrativas escolhidas trazem uma instigante visão da criança, suas curiosidades, inquietações e medos, entre outros sentimentos pertencentes ao mundo infantil. Adotamos os pressupostos teóricos de Antonio Hohlfeldt (1981), Bella Jozef (1993) a respeito do conto brasileiro, Lygia Fagundes Telles (1980) para situar a escritora, Philippe Ariès (1978), Vânia Maria Rezende e Lajolo (1997) sobre questões relacionadas a infância, em Leyla Perrone Moysés (1990) buscamos o conceito de representação, além de Chevalier e Gyreebrant (1980), sobre alguns termos simbólicos. A nossa linha metodológica insere-se nos moldes da investigação analítica, que consiste em estudar e avaliar profundamente as informações coletada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Infância e descoberta em Lygia Fagundes Telles. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28596
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:31:39Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:31:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil brasileira - contos pt_BR
dc.subject Infância - contos pt_BR
dc.subject Representação da infância - contos pt_BR
dc.subject Lygia Fagundes Telles - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Contos pt_BR
dc.subject Narrativas - Lygia Fagundes Telles pt_BR
dc.subject Personagens infantis - contos de Lygia Fagundes Telles pt_BR
dc.subject Brazilian children's literature - short stories pt_BR
dc.subject Childhood - short stories pt_BR
dc.subject Representation of childhood - short stories pt_BR
dc.subject Lygia Fagundes Telles - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Tales pt_BR
dc.subject Narratives - Lygia Fagundes Telles pt_BR
dc.subject Children's characters - short stories by Lygia Fagundes Telles pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Márcia Cassiana Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Childhood and discovery in Lygia Fagundes Telles. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Márcia Cassiana Rodrigues da. Infância e descoberta em Lygia Fagundes Telles. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28596 pt_BR
dc.description.resumen En la narrativa de la escritora Lygia Fagundes Telles es recurrente el aparecimiento de personajes infantiles ocupando una posición central en sus cuentos, las historias se narran de acuerdo con sus perspectivas. Considerando que la autora presenta una cantidad significativa de obras con personajes niños, la presente pesquisa tiene como cuestión central investigar como la infancia es presentada por una autora contemporánea que no escribe textos dirigidos específicamente para los lectores más pequeños. Para tanto nuestro análisis se centrará en el reconocimiento de los contextos sociales en los que estos personajes están insertados, las marcas ideológicas que diferencian a los discursos y la perspectiva que la infancia es presentada. Delimitamos como corpus de nuestra investigación dos cuentos de Telles: "El niño" y " La Rosa verde" presente en la obra El secreto y otras historias de descubrimiento (2012). Debemos la elección de las obras el hecho de que tienen como personajes centrales del enredo la figura infantil. Las dos narrativas elegidas traen una convincente visión del niño, sus curiosidades, preocupaciones y miedos, entre otros sentimientos relacionados con el mundo de los niños. Hemos adoptado los supuestos teóricos de Antonio Hohlfeldt (1981) y Bella Jozef (1993) acerca del cuento brasileño, Lygia Fagundes Telles (1980) para situar el escritor, Philippe Aries (1978), Vania Maria Rezende y Lajolo (1997) en cuestiones relacionadas con la infancia, en Leyla Perrone Moisés (1990) buscamos el concepto de representación, además Chevalier y Gyreebrant (1980), sobre algunos términos simbólicos. Nuestro enfoque metodológico es parte de las líneas de investigación analítica, que consiste en estudiar y evaluar profundamente las informaciones recogidas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta