DSpace/Manakin Repository

Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, L. O. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2043816245943892 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.description.resumo O recente termo, ao qual chamamos de linguística, é uma ciência que tem como papel primordial estudar a estrutura e evolução da linguagem humana, contribuindo para a nossa compreensão sobre o funcionamento da língua como instrumento de interação social. É justamente com a preocupação de refletir sobre esse conhecimento que nos interessamos em observar o trabalho da língua como parte do planejamento daqueles que atuam na educação, tornando-se necessário formar professores conhecedores da natureza e do funcionamento da linguagem nas suas diversas circunstâncias de ensino, para que, posteriormente, saibam adequar as teorias vigentes com a melhor forma de aplicação desse estudo em sala de aula. Com essa observação, objetivamos a partir dessa monografia analisar e compreender como os manuais de linguística: Introdução aos estudos linguísticos, de Francisco da Silva Borba (1987), e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta (2008), propõem tarefas para o ensino de Línguas. Especificamente, objetivamos analisar como eles podem constituir-se num auxílio para o trabalho do professor de Português dos cursos de Letras; descrever as posições do sujeito linguista e do sujeito professor; e verificar como essas posições se articulam às formações dos professores. Para atender tais objetivos, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: De que modo os manuais de linguística “Introdução aos estudos linguísticos”, de Francisco da Silva Borba, e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta, apresentam propostas de ensino para a Língua Portuguesa? Nesse trabalho, que possui uma abordagem qualitativa e explicativa, com uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos os conceitos da Análise do Discurso (AD) à luz dos autores: Indursky (2000); Orlandi (2001); Pechêux (1988). Dentre alguns dos resultados pretendidos, merece destaque a observação de que o uso mais recorrente dos manuais de linguística tomados como apoio para o ensino se deu com maior ênfase na década de 1980. Destaque-se, nessa época houve uma expansão das fronteiras da Linguística Aplicada, multiplicando-se os efeitos das teorias linguísticas na educação, ou seja, quando houve, de fato, uma necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a linguagem e seus usos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
dc.date.accessioned 2023-01-03T20:41:16Z
dc.date.available 2023-01-03
dc.date.available 2023-01-03T20:41:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Manuais de linguística pt_BR
dc.subject Posições-sujeito - ensino de língua pt_BR
dc.subject Formação de professores - linguística pt_BR
dc.subject Introdução aos estudos linguísticos - Borba - manual pt_BR
dc.subject Manual de linguística - Martelotta pt_BR
dc.subject Formação discursiva pt_BR
dc.subject Sujeito - concepção - linguística pt_BR
dc.subject Letramento - formação de professores pt_BR
dc.subject Linguistics textbooks pt_BR
dc.subject Subject positions - language teaching pt_BR
dc.subject Teacher training - linguistics pt_BR
dc.subject Introduction to linguistic studies - Borba - manual pt_BR
dc.subject Linguistics Handbook - Martelotta pt_BR
dc.subject Discursive formation pt_BR
dc.subject Subject - conception - linguistics pt_BR
dc.subject Literacy - teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Luana Oliveira Vital.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Subject positions on language teaching in linguistics manuals. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Luana Oliveira Vital. Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta