dc.creator.ID |
BARROS, L. O. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2043816245943892 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O recente termo, ao qual chamamos de linguística, é uma ciência que tem
como papel primordial estudar a estrutura e evolução da linguagem humana,
contribuindo para a nossa compreensão sobre o funcionamento da língua como
instrumento de interação social. É justamente com a preocupação de refletir sobre esse
conhecimento que nos interessamos em observar o trabalho da língua como parte do
planejamento daqueles que atuam na educação, tornando-se necessário formar
professores conhecedores da natureza e do funcionamento da linguagem nas suas
diversas circunstâncias de ensino, para que, posteriormente, saibam adequar as teorias
vigentes com a melhor forma de aplicação desse estudo em sala de aula. Com essa
observação, objetivamos a partir dessa monografia analisar e compreender como os
manuais de linguística: Introdução aos estudos linguísticos, de Francisco da Silva
Borba (1987), e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta (2008), propõem
tarefas para o ensino de Línguas. Especificamente, objetivamos analisar como eles
podem constituir-se num auxílio para o trabalho do professor de Português dos cursos
de Letras; descrever as posições do sujeito linguista e do sujeito professor; e verificar
como essas posições se articulam às formações dos professores. Para atender tais
objetivos, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: De que modo os manuais de
linguística “Introdução aos estudos linguísticos”, de Francisco da Silva Borba, e
Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta, apresentam propostas de ensino
para a Língua Portuguesa? Nesse trabalho, que possui uma abordagem qualitativa e
explicativa, com uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos os
conceitos da Análise do Discurso (AD) à luz dos autores: Indursky (2000); Orlandi
(2001); Pechêux (1988). Dentre alguns dos resultados pretendidos, merece destaque a
observação de que o uso mais recorrente dos manuais de linguística tomados como
apoio para o ensino se deu com maior ênfase na década de 1980. Destaque-se, nessa
época houve uma expansão das fronteiras da Linguística Aplicada, multiplicando-se os
efeitos das teorias linguísticas na educação, ou seja, quando houve, de fato, uma
necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a linguagem e seus usos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-03T20:41:16Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-03T20:41:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais de linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Posições-sujeito - ensino de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Introdução aos estudos linguísticos - Borba - manual |
pt_BR |
dc.subject |
Manual de linguística - Martelotta |
pt_BR |
dc.subject |
Formação discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito - concepção - linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Subject positions - language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Introduction to linguistic studies - Borba - manual |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics Handbook - Martelotta |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive formation |
pt_BR |
dc.subject |
Subject - conception - linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy - teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Luana Oliveira Vital. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Subject positions on language teaching in linguistics manuals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Luana Oliveira Vital. Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597 |
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