dc.creator.ID |
PEIXOTO, M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9076503576867603 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BAZARIM, Milene. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A leitura é um processo que envolve o pensamento e a linguagem, pois, ao realizá-la, o leitor
decodifica as palavras, interpreta e reflete sobre o que lê, ativando seus conhecimentos
prévios e de mundo. Motivados por essas reflexões sobre os fatores que envolvem o processo
da leitura, pesquisadores estrangeiros das áreas de psicologia, de educação e de linguística
aplicada desenvolveram estudos sobre modelos de leitura. Nesse sentido, percebemos que
estudos orientados por esses modelos teóricos de leitura são feitos por pesquisadores
brasileiros como Kleiman (1982; 1989), Kato (1985), Leffa (1989) e Moita Lopes (1996),
como busca de contribuições para os estudos de leitura. Assim, esta pesquisa objetiva de
maneira geral, apresentar e discutir as contribuições teóricas de pesquisadores da Linguística
Aplicada (LA) do Brasil feitas aos modelos teóricos de leitura formulados por pesquisadores
estrangeiros, entre a década de 60 do século XX e as décadas iniciais do século XXI, para
isso, buscamos identificar os modelos teóricos de leitura propostos por pesquisadores
estrangeiros, verificar que modelos teóricos os pesquisadores brasileiros da LA, tanto da área
de língua materna quanto da área de língua estrangeira, exploraram em suas pesquisas e
apontar características particulares propostas por esses pesquisadores brasileiros aos modelos
teóricos adotados. Para tal, nos fundamentamos em Goodman (1967, 1973, 1987), Smith
(1970,1989, 1997, 1999), Gough (1972, 1990), LaBerge e Samuels (1973, 1974), Rumelhart
(1981), Stanovich (1980), Just & Carpenter (1980), Kintsch & Van Dijk (1978) e Foucambert
(1989), que são pesquisadores que trazem modelos teóricos de leitura, e Silveira (2005) e
Terzi (1995), que trazem contribuições acerca dos modelos desses pesquisadores. O corpus
dessa pesquisa compõe-se de doze obras dos pesquisadores brasileiros que abordam leitura.
Nelas, buscamos constatar que contribuições foram feitas aos modelos de leitura já
formulados. Através da análise realizada, concluímos que os pesquisadores da LA do Brasil,
tanto da área de língua materna quanto da área de língua estrangeira, apresentam
contribuições que remetem para a divulgação das teorias de leitura e a associação dessas
teorias ao ensino e à formação de professor. Os pesquisadores em análise, Mary Kato, Ângela
Kleiman, Luis Paulo da Moita Lopes e Vilson José Leffa, divulgam os modelos teóricos de
leitura, reproduzindo, a partir de suas obras, as concepções cognitiva, estruturalista, interativa
e sociodiscursiva, bem como fazendo apontamentos pessoais. Assim, ao apontar
características particulares aos modelos teóricos apresentados e adotados e relacioná-los ao
ensino, os pesquisadores brasileiros contribuem de forma positiva sobre essas teorias e não
apenas reproduzem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Concepções e modelos de leitura: um estudo das contribuições de pesquisadores da linguística aplicada do Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-30 |
|
dc.description.abstract |
Reading is a process that involves the thoughts and the language as to realize it, the reader
decodes the words, interpret and reflect on what he/she read, activating their previous
knowledge and about the world. Motivated by these reflections on factors that involve the
reading process, foreign researchers from the areas of psychology, education and applied
linguistics developed studies on reading models. In this sense, we realize that studies guided
by these theoretical models of reading were made by Brazilian researchers as Kleiman (1982;
1989), Kato (1985), Leffa (1989) and Moita Lopes (1996), as seeking the contributions to the
study reading. Thus, this research aims, in general, to present and to discuss the theoretical
contributions of researchers at the Applied Linguistics (LA) of Brazil what were made by
theoretical models of reading formulated by foreign researchers, among the 60 of the
twentieth century and the early decades of the century XXI, for this, we seek to identify the
theoretical models of reading proposed by foreign researchers, to find the theoretical models
of Brazilian researchers in LA, as in mother tongue area as in the foreign language area, we
aim to explore their research and point out the particular characteristics proposed by these
Brazilian researchers to the theoretical models adopted. To this end, we have considered in
Goodman (1967, 1973, 1987), Smith (1970.1989, 1997, 1999), Gough (1972, 1990), and
Samuels Laberge (1973, 1974), Rumelhart (1981), Stanovich (1980), Just & Carpenter
(1980), Kintsch & Van Dijk (1978) and Foucambert (1989), which are researchers who bring
theoretical models of reading, and Silveira (2005) and Terzi (1995), which bring contributions
on the models of these researchers. The corpus of this research consists of twelve works of
Brazilian researchers that address reading. In them, we try to see that contributions that were
made to the reading models already formulated. Through the analysis, we conclude that
researchers LA from Brazil, as in the mother tongue area as in the foreign language area, have
contributions that refer to the dissemination of reading theories and the association of these
theories to teaching and teacher training. Researchers analyzed, Mary Kato, Angela Kleiman,
Luis Paulo Moita Lopes and Vilson José Leffa, the relevant theoretical models of reading,
playing from his works, the cognitive conceptions, structuralist, interactive and
sociodiscursive and making notes personal. Thus, the particular characteristics point to
theoretical models presented and adopted and relate them to the teaching, Brazilian
researchers contribute positively about these theories, not just reproduce. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28598 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T11:55:17Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T11:55:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa em linguística aplicada - contribuições |
pt_BR |
dc.subject |
Reading models |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Research in Applied Linguistics - Contributions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEIXOTO, Mayara Carvalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions and models of reading: a study of the contributions of researchers of applied linguistics in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEIXOTO, Mayara Carvalho. Concepções e modelos de leitura: um estudo das contribuições de pesquisadores da linguística aplicada do Brasil. 2015. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28598 |
pt_BR |