dc.creator.ID |
TOMAZ, M. M. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0592949835024125 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERREIRA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O texto escolar, denominado como aquele lido, analisado e produzido na escola, tem
subsidiado, ao longo das ultimas decadas, como atestam os Parametros Curriculares
Nacionais (PCN.s, 1997, 1998), atividades com os eixos de ensino da Lingua Portuguesa .
Leitura, Escrita, Oralidade e Analise Linguistica. Embora essa orientacao abranja diferentes
niveis e realidades de ensino da Lingua Portuguesa, ainda e questionavel como o professores e
livros didaticos tem adequado esse objeto aos objetivos de ensino da lingua, assim como tem
proporcionado a articulacao desses eixos a partir de um dado exemplar textual. Nesse sentido,
este trabalho parte da seguinte pergunta de pesquisa: Que textos escolares escritos tem
subsidiado a articulacao entre os eixos de ensino da Lingua Portuguesa em uma turma de 7¨¬
ano do Ensino Fundamental? Para tanto, elegemos como objetivo geral: Mapear os textos
escolares escritos que orientam e organizam o ensino da Lingua Portuguesa em uma turma de
7¨¬ ano do Ensino Fundamental, e, de modo especifico, buscamos (i) descrever e analisar o
tratamento do texto escolar escrito em tarefas de ensino dos eixos da Lingua Portuguesa,
leitura, escrita, oralidade e analise linguistica, e (ii) delinear a concepcao de texto escolar da
professora de lingua portuguesa envolvida na pesquisa. Metodologicamente, desenvolvemos
uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa (TOZONI-REIS, 2007; SEVERINO,
2007), tendo como contexto de coleta de dados uma escola publica da rede estadual de ensino,
localizada no municipio de Campina Grande . PB. Os dados configuram-se como anotacoes
registradas em um diario de observacoes da bolsista-pesquisadora que, na ocasiao, participava
das acoes de subprojeto PIBID/LETRAS da UFCG e de atividades desenvolvidas pela
professora durante as aulas de lingua portuguesa no ano de 2014. Alem disso, um questionario
aplicado com a professora responsavel pela disciplina de lingua portuguesa, um caderno
cedido por um aluno da turma, bem como o caderno de orientacoes da Olimpiada de Lingua
Portuguesa (OLP) tambem sao considerados dados da pesquisa. A pesquisa fundamenta-se
nos subsidios teoricos e metodologicos da historia da disciplina de Lingua Portuguesa
(PIETRI, 2010); na concepcao de texto e de como ele e trabalhado em sala de aula
(GERALDI, 1997, 2008; MARCUSCHI, 2005, 2008, 2012; TRAVAGLIA, 2007, 2009); e na
concepcao de genero textual (BRONCKART, 1999; BACKTHIN, 2000). Apos a analise dos
dados, verificamos que, de fato, o texto escolar tem subsidiado o ensino de lingua portuguesa,
mas os eixos de ensino ainda sao articulados de forma muito discreta ou com maior ou menor
incidencia sobre um dado eixo. Ressalta-se, portanto, o trabalho com a leitura e poucas
tentativas de exploracao da analise linguistica que e negligenciada em funcao do
reconhecimento dos conceitos e categorias gramaticais. Quanto a professora, verificamos que
ela nutre uma concepcao de texto como objeto de ensino-aprendizagem da lingua portuguesa,
como e atestado em varios momentos de suas aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O texto escolar escrito em aulas de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The school text, called like that as the read, analyzed and produced at school, has subsidized over the
past decades, as the National Curriculum Parameters (PCN's 1997, 1998) evidenced, activities with
educational axes of the Portuguese language - reading, writing and linguistic analysis. Although this
guidance covers different educational levels and realities of Portuguese, it‟s still questionable how
teachers and textbooks have adequate that object to language teaching goals, and have provided the
articulation of these axes from a textual copy. In this sense, this work starts from the following
research question: How does the school written text has subsidized the articulation between education
axes of Portuguese language? for that, we elect as the general objective: to map school texts that guide
and organize the Portuguese language in a class of 7th grade of elementary school (II), and specifically
seeks to (i) Describe how the school text has subsidized educational tasks of the Portuguese language
in various educational areas: reading, writing, oral expression and linguistic analysis; (ii) analyze the
treatment of school text written in Portuguese tasks; and (iii) outline the design of school text (a) of
Portuguese-speaking teacher involved(a) in the research. We methodologically develop a field
research with qualitative approach (TOZONI-REIS, 2007; SEVERINO, 2007), with the context of
data collection in a group of 7th grade of a public school in the state schools, located in the city of
Campina Grande - PB. The data shape up as notes recorded in a diary of observations of the marketresearcher
who, at the time, participated in the actions of the subproject PIBID / UFCG LETTERS and
the activities developed by the teacher during the Portuguese language classes in the year of 2014. In
addition, a questionnaire with the teacher responsible for the Portuguese discipline and a notebook
given by one of the students in the class are also considered data from the survey. The research is
based on the theoretical and methodological elements of the history of the discipline of Portuguese
Language (PIETRI, 2010); in the conception of text and how it is worked in the classroom
(GERALDI, 1997, 2008; Marcuschi, 2008, 2012; TRAVAGLIA, 2007, 2009); and in the genre
(BRONCKART, 1999; Bakhtin, 2000). After analyzing the data, we found that, in fact, the school text
has supported the teaching of the Portuguese language, but teaching axes are also articulated in a very
discreet manner or with greater or lesser impact on a given axis. It should be noted, however, work
with reading, for example, and few attempts to exploit the linguistic analysis is neglected due to the
recognition of concepts and grammatical categories. As the teacher, we found that he nourishes a text
conception as a teaching and learning object of the Portuguese language, as it‟s shown at various times
in their classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28599 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:04:53Z |
|
dc.date.available |
2023-01-03 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:04:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Texto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Eixos de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
School text |
pt_BR |
dc.subject |
Writing - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching axes |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TOMAZ, Monaliza Mikaela Carneiro Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The school text written in Portuguese language classes of the 7th year of elementary school: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TOMAZ, Monaliza Mikaela Carneiro Silva. O texto escolar escrito em aulas de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental: um estudo de caso. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28599 |
pt_BR |