Repositorio Dspace/Manakin

Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MARTINS, J. F. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9654425086805727 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, P. N. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research aims to analyze the book Cobras e Lagartos of Wania Amarante, from the collection of PNBE/2014 and suggest a methodological approach to work for the classroom. And, specifically, look at what the proposed National Plan School Library to subsidize the work with literary texts in the classroom; to analyze stylistically the book Cobras e Lagartos, of Wania Amarante and propose a methodological approach to arouse students' interest in the early years of elementary school. The theoretical framework that guided our research was divided into three stages: in the first stage, it was necessary to highlight the importance of poetry for children's literature, several were studied authors, among them we can mention Bordini (1986), Rabbit (1991), Alves (2012), and Cosson (2014); in the second stage, we reflect on the call notice for registration of works of literary National Library Program School (PNBE), and then discussed about what evidences the 2014 collection, the announcement and, still on this topic, the specific achievements of the early years of elementary school – how was the selection process for this year; for this, we used Brazil (2014). In the last stage, we analyze the book Cobras e Lagartos, from the referred program; for this analysis, we also evidenced the presence of animals in children's literature and lay hold of some methodological approaches of nursery rhymes for the book analyzed in the classroom. We based ourselves, among others, in Held (1980). Perceive that the analyzed poems were designed to point the aesthetic value of the poems and the closeness that the poems have with the universe of animals, with the intention to sharpen the children's attention. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:22:32Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:22:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Literatura infantil - poesia pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Wania Amarante - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil pt_BR
dc.subject National School Library Program - PNBE pt_BR
dc.subject Children's poetry pt_BR
dc.subject Children's Literature - Poetry pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Wania Amarante - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at children's poetry in the PNBE: an approach to the work Cobras e Lagartos pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta