dc.creator.ID |
NEVES, M. E. A. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.description.resumo |
Considerando que a materialização do discurso do sujeito, entre processos parafrásticos e
polissêmicos, em forma de texto, revela a constituição da função-autor, objetivamos, com esta
pesquisa, tendo por base um direcionamento teórico que entende a língua na sua relação com
a exterioridade, compreender como se constroem as tentativas de controle da argumentação
em textos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular. Para efetivação
desse objetivo, ancoramo-nos na Análise do Discurso de linha francesa, observando as
estratégias discursivas que indicam movimentos de autoria, presentes no corpus. O corpus
restrito desta pesquisa é constituído por seis produções textuais do gênero resenha escritas, em
sala de aula, por alunos pré-vestibulandos do cursinho Pré-vestibular da UFCG. Com os
resultados obtidos no decorrer de nossas análises, sob o contexto teórico da Análise do
Discurso e a partir das regularidades presentes nos textos dos alunos, emergiram duas
posições-sujeito (função-autor e forma-leitor), bem como dois movimentos de autoria
(parafrástico e polissêmico). Compreendemos, com base nesses dois posicionamentos dos
sujeitos-alunos, que o trabalho de produção de sentido, bem como o processo de autoria
ocorre através das escolhas linguísticas, conforme o lugar discursivo em que se instala o
sujeito-autor na produção textual. Logo, argumentação se dá a partir da posição-sujeito que
busca no interdiscurso uns e não outros enunciados para constituir seu dizer, revelando um
sujeito que interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, ao produzir sua
argumentação, retoma já-ditos reproduzindo saberes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Whereas the realization of subject of the speech, between paraphrastic processes processes
and polysemic, in text form, reveals the constitution of the author-function, we aim, with this
research, basead on a theoretical guidance to understand the language in their relationship
with the externality, understand how to build the argument control attempts in texts produced
by students in preparation for college entrance. For realization of this goal, we anchor us on
Analyses of French Discourse, watching the discursive strategies that indicate authorship
movements present in the corpus. The restricted corpus of this research consist of six textual
course al productions of the genre review written in the classroom, for pre-school students
preparatory course students from entrance examination UFCG. With the results obtained in
the course of our analyses under the theoretical framework of discourse analyses and from the
regularities present in the texts of students emerged two positions-subject (author-function
and shape-player) as well as two authorship movements (paraphrastic an polysemic). We
understand, based on these two positions of the subjects students, the sense of product work,
as well authoring process occurs through linguistic choices as the place discourse in which
settles the subject-author in the text production. Soon arguments starts from the position-guy
search on a interdiscourse and no other statements to be their say, revealing a guy who
stopped by ideology and crossed by the unconscious, to produce his arguments, takes abreadyreproduced
said knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28601 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:27:46Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:27:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos pré-vestibulandos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Review textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Review |
pt_BR |
dc.subject |
Pre-university students |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The (lack of) control of argumentation: a discursive analysis of the writing of the review genre by pre-university students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira. O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: |
pt_BR |