DSpace/Manakin Repository

O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEVES, M. E. A. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.description.resumo Considerando que a materialização do discurso do sujeito, entre processos parafrásticos e polissêmicos, em forma de texto, revela a constituição da função-autor, objetivamos, com esta pesquisa, tendo por base um direcionamento teórico que entende a língua na sua relação com a exterioridade, compreender como se constroem as tentativas de controle da argumentação em textos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular. Para efetivação desse objetivo, ancoramo-nos na Análise do Discurso de linha francesa, observando as estratégias discursivas que indicam movimentos de autoria, presentes no corpus. O corpus restrito desta pesquisa é constituído por seis produções textuais do gênero resenha escritas, em sala de aula, por alunos pré-vestibulandos do cursinho Pré-vestibular da UFCG. Com os resultados obtidos no decorrer de nossas análises, sob o contexto teórico da Análise do Discurso e a partir das regularidades presentes nos textos dos alunos, emergiram duas posições-sujeito (função-autor e forma-leitor), bem como dois movimentos de autoria (parafrástico e polissêmico). Compreendemos, com base nesses dois posicionamentos dos sujeitos-alunos, que o trabalho de produção de sentido, bem como o processo de autoria ocorre através das escolhas linguísticas, conforme o lugar discursivo em que se instala o sujeito-autor na produção textual. Logo, argumentação se dá a partir da posição-sujeito que busca no interdiscurso uns e não outros enunciados para constituir seu dizer, revelando um sujeito que interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, ao produzir sua argumentação, retoma já-ditos reproduzindo saberes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Whereas the realization of subject of the speech, between paraphrastic processes processes and polysemic, in text form, reveals the constitution of the author-function, we aim, with this research, basead on a theoretical guidance to understand the language in their relationship with the externality, understand how to build the argument control attempts in texts produced by students in preparation for college entrance. For realization of this goal, we anchor us on Analyses of French Discourse, watching the discursive strategies that indicate authorship movements present in the corpus. The restricted corpus of this research consist of six textual course al productions of the genre review written in the classroom, for pre-school students preparatory course students from entrance examination UFCG. With the results obtained in the course of our analyses under the theoretical framework of discourse analyses and from the regularities present in the texts of students emerged two positions-subject (author-function and shape-player) as well as two authorship movements (paraphrastic an polysemic). We understand, based on these two positions of the subjects students, the sense of product work, as well authoring process occurs through linguistic choices as the place discourse in which settles the subject-author in the text production. Soon arguments starts from the position-guy search on a interdiscourse and no other statements to be their say, revealing a guy who stopped by ideology and crossed by the unconscious, to produce his arguments, takes abreadyreproduced said knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28601
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:27:46Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:27:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Gênero textual resenha pt_BR
dc.subject Resenha pt_BR
dc.subject Alunos pré-vestibulandos pt_BR
dc.subject Análise do discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Argumentation pt_BR
dc.subject Review textual genre pt_BR
dc.subject Review pt_BR
dc.subject Pre-university students pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (lack of) control of argumentation: a discursive analysis of the writing of the review genre by pre-university students. pt_BR
dc.identifier.citation NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira. O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta