dc.creator.ID |
GREGÓRIO, M. L. .S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0677169651032856 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.description.resumo |
Diante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas
didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de
linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta
maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação
entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar
aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da
leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o
artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa
mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento
temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio
com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos
objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes
para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e
desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar.
Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch
e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros,
bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio
(1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma
proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que
fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de
Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez
mais, críticos e reflexivos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-17 |
|
dc.description.abstract |
Faced with the reality of diffusion and spread of genres, new educational proposals of
Portuguese Language teaching - those linked to the language of social practices - have been
expanding the ways of working the text in the classroom. In this way, the teacher is faced with
very important benefits to work the relationship between reading and writing. And how to
think this relationship pedagogically speaking? Planning Portuguese classes that have as basis
a sociointeractionist nature of reading and writing? This study of the question-problem: how
to approach the opinion piece in the classroom in order to contribute to the closest Portuguese
Language teaching a sociointeractionist design? To answer this question we have as main
objective to present a didactic proposal for high school classes with an emphasis on discursive
study of the genre opinion piece. As regards the specific objectives, we list: present work
subsidies in effective classroom to the practice of reading and writing, within an
argumentative perspective of language, and develop an approach about the issue Corruption in
Brazil in the school context . We based on authors such as Antunes (2008), Bakhtin (2010),
Oliveira (2010), Koch and Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz and
Schneuwly (2004), among others, as well as in the National Curricular Parameters for
Portuguese Language: Secondary (1999) and the Curriculum Guidelines for Secondary
Education (2006). Because it is a didactic proposal from the point of view of results, the study
contributes to reflections that promote discussions on the relationship between genres and
contemporary teaching Portuguese, with a view to forming high school teachers and students,
each time more critical and reflective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:40:10Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:40:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic planning |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical proposal - Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 |
pt_BR |