DSpace/Manakin Repository

O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GREGÓRIO, M. L. .S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0677169651032856 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.description.resumo Diante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-17
dc.description.abstract Faced with the reality of diffusion and spread of genres, new educational proposals of Portuguese Language teaching - those linked to the language of social practices - have been expanding the ways of working the text in the classroom. In this way, the teacher is faced with very important benefits to work the relationship between reading and writing. And how to think this relationship pedagogically speaking? Planning Portuguese classes that have as basis a sociointeractionist nature of reading and writing? This study of the question-problem: how to approach the opinion piece in the classroom in order to contribute to the closest Portuguese Language teaching a sociointeractionist design? To answer this question we have as main objective to present a didactic proposal for high school classes with an emphasis on discursive study of the genre opinion piece. As regards the specific objectives, we list: present work subsidies in effective classroom to the practice of reading and writing, within an argumentative perspective of language, and develop an approach about the issue Corruption in Brazil in the school context . We based on authors such as Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch and Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), among others, as well as in the National Curricular Parameters for Portuguese Language: Secondary (1999) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006). Because it is a didactic proposal from the point of view of results, the study contributes to reflections that promote discussions on the relationship between genres and contemporary teaching Portuguese, with a view to forming high school teachers and students, each time more critical and reflective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:40:10Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:40:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual artigo de opinião pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Planejamento didático pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textual genre opinion article pt_BR
dc.subject Opinion article pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Didactic planning pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical proposal - Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GREGÓRIO, Martha de Lima Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal. pt_BR
dc.identifier.citation GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta