dc.creator.ID |
TEIXEIRA, L. S. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARNEIRO, Ana Paula Sarmento. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARNEIRO, A. P. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho investiga as relações estabelecidas entre língua, ensino e variação
no contexto de sala de aula, a partir da análise do discurso de alunos do ensino
fundamental II. Estabelecemos como objetivo analisar atividades de variação linguística
a fim de compreender como se constitui e se modifica o imaginário dos alunos sobre a
língua e sua heterogeneidade. Partindo dessa questão, traçamos dois objetivos
específicos para a pesquisa: identificar os imaginários prévios dos alunos sobre a língua
e sua heterogeneidade e verificar se esses imaginários se modificam e de que maneira
após trabalho pedagógico sobre variação realizado em uma turma de 6º ano de uma
escola da rede particular de ensino. Para fundamentar a análise de nossa pesquisa
contamos com as contribuições teóricas dos estudos da Análise de Discurso
(ORLANDI, 1998, 2012); CAUDURO, 2011) e dos estudos sociolinguísticos (BAGNO,
2005, 2007; BORTONNI-RICARDO, 2004, 2005). A coleta de dados resultou da
aplicação de um questionário e três atividades sobre variação (diatópica, diastrática e
diafásica), estas respondidas duas vezes pelos alunos, antes e depois das aulas sobre
variação. Os resultados obtidos evidenciaram que os imaginários dos alunos de nossa
pesquisa estão em movimento, isso se justifica pelo fato de que suas filiações de língua
antes das atividades eram predominantemente tradicional gramatical normativa e a
comunicacional, e, após, as atividades houve uma inversão significativa, passando os
alunos a se filiarem a uma perspectiva sociointeracional ou discursiva da língua,
predominantemente. Esses resultados comprovam que os imaginários dos alunos estão
em construção e reconstrução e que suas identidades estão sendo constituídas a partir de
dizeres heterogêneos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This paper investigates the relations between language, education and change in the
context of the classroom, from the analysis of interviews with elementary school
students II. Established to analyze linguistic variation of activities in order to understand
how it is and changes the minds of students about language and its heterogeneity. From
this question, we draw two goals for research: identifying the previous imaginary
students about language and its heterogeneity and verify that these imaginary are
modified and how after pedagogical work on changes made in a class of 6th year of a
school private school. To support the analysis of our research we rely on the theoretical
contributions of studies of Discourse Analysis ( Orlandi, 1998 2012) ; CAUDURO ,
2011) ; sociolinguistic studies ( BAGNO , 2005, 2007 ; BORTONNI - RICARDO ,
2004, 2005 ) Data collection resulted from a questionnaire and three activities about
variation (diatopical , diastrática and diafásica ) , they answered twice by the students
before and after school on variation. The results showed that the imaginary of our
research students are on the move, this is justified by the fact that their language
affiliations before the activities were predominant in traditional membership rules and
communication, and after the activities there was a significant reversal, passing students
had joined one sociointeracional language or discursive perspective, predominantly.
These results prove that the imaginary students are under construction and
reconstruction and that their identities are constituted from heterogeneous sayings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:42:01Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:42:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental II - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Heterogeneidade da língua na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos do ensino fundamental II - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos sociolinguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário de alunos - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Variação diafásica |
pt_BR |
dc.subject |
Variação diastrática |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem no discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School II - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - elementary school II |
pt_BR |
dc.subject |
Language heterogeneity at school |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school students II - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Students' imaginary - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Diaphasic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Diastratic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Speech |
pt_BR |
dc.subject |
Language in speech |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TEIXEIRA, Lucilene da Silva Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The heterogeneity of language at school: the discourse of Portuguese-speaking elementary II students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Luciene da Silva Fernandes. A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604 |
pt_BR |