DSpace/Manakin Repository

A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEIXEIRA, L. S. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.
dc.contributor.referee1ID CARNEIRO, A. P. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee2ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho investiga as relações estabelecidas entre língua, ensino e variação no contexto de sala de aula, a partir da análise do discurso de alunos do ensino fundamental II. Estabelecemos como objetivo analisar atividades de variação linguística a fim de compreender como se constitui e se modifica o imaginário dos alunos sobre a língua e sua heterogeneidade. Partindo dessa questão, traçamos dois objetivos específicos para a pesquisa: identificar os imaginários prévios dos alunos sobre a língua e sua heterogeneidade e verificar se esses imaginários se modificam e de que maneira após trabalho pedagógico sobre variação realizado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede particular de ensino. Para fundamentar a análise de nossa pesquisa contamos com as contribuições teóricas dos estudos da Análise de Discurso (ORLANDI, 1998, 2012); CAUDURO, 2011) e dos estudos sociolinguísticos (BAGNO, 2005, 2007; BORTONNI-RICARDO, 2004, 2005). A coleta de dados resultou da aplicação de um questionário e três atividades sobre variação (diatópica, diastrática e diafásica), estas respondidas duas vezes pelos alunos, antes e depois das aulas sobre variação. Os resultados obtidos evidenciaram que os imaginários dos alunos de nossa pesquisa estão em movimento, isso se justifica pelo fato de que suas filiações de língua antes das atividades eram predominantemente tradicional gramatical normativa e a comunicacional, e, após, as atividades houve uma inversão significativa, passando os alunos a se filiarem a uma perspectiva sociointeracional ou discursiva da língua, predominantemente. Esses resultados comprovam que os imaginários dos alunos estão em construção e reconstrução e que suas identidades estão sendo constituídas a partir de dizeres heterogêneos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This paper investigates the relations between language, education and change in the context of the classroom, from the analysis of interviews with elementary school students II. Established to analyze linguistic variation of activities in order to understand how it is and changes the minds of students about language and its heterogeneity. From this question, we draw two goals for research: identifying the previous imaginary students about language and its heterogeneity and verify that these imaginary are modified and how after pedagogical work on changes made in a class of 6th year of a school private school. To support the analysis of our research we rely on the theoretical contributions of studies of Discourse Analysis ( Orlandi, 1998 2012) ; CAUDURO , 2011) ; sociolinguistic studies ( BAGNO , 2005, 2007 ; BORTONNI - RICARDO , 2004, 2005 ) Data collection resulted from a questionnaire and three activities about variation (diatopical , diastrática and diafásica ) , they answered twice by the students before and after school on variation. The results showed that the imaginary of our research students are on the move, this is justified by the fact that their language affiliations before the activities were predominant in traditional membership rules and communication, and after the activities there was a significant reversal, passing students had joined one sociointeracional language or discursive perspective, predominantly. These results prove that the imaginary students are under construction and reconstruction and that their identities are constituted from heterogeneous sayings. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:42:01Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:42:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Heterogeneidade da língua na escola pt_BR
dc.subject Alunos do ensino fundamental II - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua materna pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Estudos sociolinguísticos pt_BR
dc.subject Imaginário de alunos - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Variação diafásica pt_BR
dc.subject Variação diastrática pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Linguagem no discurso pt_BR
dc.subject Elementary School II - Portuguese language pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - elementary school II pt_BR
dc.subject Language heterogeneity at school pt_BR
dc.subject Elementary school students II - Portuguese language pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Mother tongue teaching pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Sociolinguistic studies pt_BR
dc.subject Students' imaginary - Portuguese language pt_BR
dc.subject Diaphasic variation pt_BR
dc.subject Diastratic variation pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Speech pt_BR
dc.subject Language in speech pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEIXEIRA, Lucilene da Silva Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The heterogeneity of language at school: the discourse of Portuguese-speaking elementary II students. pt_BR
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Luciene da Silva Fernandes. A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta