DSpace/Manakin Repository

As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, T. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7211714231466803 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.referee1ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2014-03-25
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:45:48Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:45:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese language pt_BR
dc.subject Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks pt_BR
dc.subject Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs pt_BR
dc.subject Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLC pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLC pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters - PCN pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Tassiana Braga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta