dc.creator.ID |
RODRIGUES, T. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7211714231466803 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve
como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções
coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir
da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a
presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º
ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental
está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo
estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro
momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções
coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de
Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem
funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas
respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de
ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do
Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo,
mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos
procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados,
dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das
conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido
em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b)
relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c)
caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das
conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos
que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas
a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a
descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos
linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse
tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística
com a reflexão epilinguística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:45:48Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:45:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLC |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program - PNLC |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters - PCN |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Tassiana Braga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605 |
pt_BR |