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Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional.

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dc.creator.ID ATAÍDE, M. B. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 PATRIOTA, Maria Lucilene.
dc.contributor.referee1ID PATRIOTA, M. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta.
dc.contributor.referee2ID REINALDO, M. A. pt_BR
dc.description.resumo Durante as décadas de 1980 e 1990, o ensino da educação básica foi alvo de críticas por parte dos linguistas a respeito do ensino da gramática tradicional (GT). Em várias pesquisas publicadas nesse período, houve novas propostas e direcionamentos sobre como ensinar a língua portuguesa, sem se deter apenas na GT. Visto que as pesquisas linguísticas não conseguiram propor um conjunto de possibilidades de ensino que, de fato, substituísse a GT, passadas as décadas de 80 e 90 do século XX, vemos que, a partir dos anos 2000, ocorre uma volta aos estudos gramaticais identificada em pesquisas de Linguística Aplicada (LA). As pesquisas continuaram e de 2006 a 2013 as críticas permaneceram, porém com um olhar diferente sobre este ensino tradicional abordado no ensino da língua portuguesa. Os objetivos deste trabalho é mostrar a posição que a LA tem a respeito do ensino da GT na educação básica; identificar pesquisas na área de LA cujo objeto de estudo é a GT; descrever os resultados encontrados nessas pesquisas identificadas no objetivo 1; e, por fim, apresentar as sugestões propostas pelos autores dessas pesquisas, a respeito desse ensino de gramática. Para subsidiar a discussões, foram analisados os seguintes livros: Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho de Irandé Antunes (2007); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro de Marcos Bagno (2012); Oficina de gramática – metalinguagem para principiantes de Angela B. Kleiman e Cida Sepulveda (2012); Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática de Luiz Carlos Travaglia (2006); Gramática: Ensino Plural de Luiz Carlos Travaglia (2011); e, por fim, um capítulo do livro Ensino de Gramática: descrição e uso organizado pelas autoras, Sílvia Figueiredo Brandão e Sílvia Rodrigues Vieira que tem como título ”Classes de palavras” da autora Maria Aparecida de Pinilla (2013,), tendo como critério de seleção a presença da expressão “gramática tradicional”, ou “gramática normativa”, ou “estudos gramaticais”, ou “ensino de gramática tradicional ou normativa”, ou “gramática” no título dessa produção. Os resultados da análise foram os seguintes: todos os autores analisados são a favor do ensino da GT desde que este ensino seja voltado para a reflexão; em relação à nomenclatura (NGB), verificamos que há autores que são contra o seu ensino e outros que são a favor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:50:46Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:50:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Gramática tradicional pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino da gramática tradicional pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Traditional grammar pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Traditional grammar teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ATAÍDE, Maria Betânia da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Applied linguistics and Portuguese language teaching: revisiting traditional grammar. pt_BR
dc.identifier.citation ATAÍDE, Maria Betânia da Costa. Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606 pt_BR


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