dc.creator.ID |
ATAÍDE, M. B. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Maria Lucilene. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REINALDO, Maria Augusta. |
|
dc.contributor.referee2ID |
REINALDO, M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Durante as décadas de 1980 e 1990, o ensino da educação básica foi alvo de críticas
por parte dos linguistas a respeito do ensino da gramática tradicional (GT). Em várias
pesquisas publicadas nesse período, houve novas propostas e direcionamentos sobre
como ensinar a língua portuguesa, sem se deter apenas na GT. Visto que as
pesquisas linguísticas não conseguiram propor um conjunto de possibilidades de
ensino que, de fato, substituísse a GT, passadas as décadas de 80 e 90 do século XX,
vemos que, a partir dos anos 2000, ocorre uma volta aos estudos gramaticais
identificada em pesquisas de Linguística Aplicada (LA). As pesquisas continuaram e
de 2006 a 2013 as críticas permaneceram, porém com um olhar diferente sobre este
ensino tradicional abordado no ensino da língua portuguesa. Os objetivos deste
trabalho é mostrar a posição que a LA tem a respeito do ensino da GT na educação
básica; identificar pesquisas na área de LA cujo objeto de estudo é a GT; descrever os
resultados encontrados nessas pesquisas identificadas no objetivo 1; e, por fim,
apresentar as sugestões propostas pelos autores dessas pesquisas, a respeito desse
ensino de gramática. Para subsidiar a discussões, foram analisados os seguintes
livros: Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho de
Irandé Antunes (2007); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro de Marcos
Bagno (2012); Oficina de gramática – metalinguagem para principiantes de Angela B.
Kleiman e Cida Sepulveda (2012); Gramática e interação: uma proposta para o ensino
de gramática de Luiz Carlos Travaglia (2006); Gramática: Ensino Plural de Luiz Carlos
Travaglia (2011); e, por fim, um capítulo do livro Ensino de Gramática: descrição e uso
organizado pelas autoras, Sílvia Figueiredo Brandão e Sílvia Rodrigues Vieira que tem
como título ”Classes de palavras” da autora Maria Aparecida de Pinilla (2013,), tendo
como critério de seleção a presença da expressão “gramática tradicional”, ou
“gramática normativa”, ou “estudos gramaticais”, ou “ensino de gramática tradicional
ou normativa”, ou “gramática” no título dessa produção. Os resultados da análise
foram os seguintes: todos os autores analisados são a favor do ensino da GT desde
que este ensino seja voltado para a reflexão; em relação à nomenclatura (NGB),
verificamos que há autores que são contra o seu ensino e outros que são a favor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:50:46Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:50:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da gramática tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional grammar teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ATAÍDE, Maria Betânia da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Applied linguistics and Portuguese language teaching: revisiting traditional grammar. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ATAÍDE, Maria Betânia da Costa. Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606 |
pt_BR |