dc.creator.ID |
ALVES, S. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3460784690273119 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4347612151916121 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Apresentamos nessa pesquisa documental, no tocante ao ensino de escrita, a análise de dois
gêneros argumentativos, a saber, resenha e artigo de opinião, inseridos em uma coleção de
livros didáticos do ensino médio que tem como título Português: Contexto, interlocução e
Sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela
Pontara, da Editora Moderna. A questão norteadora da pesquisa é: Partindo dos estudos de
Bronckart (2012) a respeito da arquitetura textual dos gêneros, que estratos do folhado textual
- infraestrutura geral do texto, mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos - são
encontrados na abordagem dos gêneros resenha e artigo de opinião em uma coleção de livros
didáticos do ensino médio? Para responder a essa questão, temos o seguinte objetivo geral:
identificar as marcas dos estratos do folhado textual na abordagem dos referidos gêneros na
coleção em análise. Como objetivos específicos, destacamos: verificar a(s) concepção(ões) de
ensino da escrita na seção de produção de textos argumentativos no livro didático em análise;
identificar o impacto da presença dos estratos do folhado textual para o ensino de escrita de
gêneros e contribuir com reflexões que tenham como foco a perspectiva sociointeracionista de
ensino de escrita no contexto do ensino médio. O fato de trabalharmos com esse objeto de
pesquisa se torna relevante pela ocorrência de analisarmos a forma como está sendo utilizada
a abordagem desses gêneros em coleções atuais de livros didáticos do ensino médio. Como
embasamento teórico nos encaminhamos pelos estudos de Bronckart (2012), Bazermam
(2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B. Marcuschi (2012), dentre outros. Os
resultados obtidos nos permitem concluir que há nos livros didáticos ora analisados a
presença dos estratos do folhado textual defendidos por Bronckart, o que nos possibilita
aproximar tais livros analisados de uma perspectiva sociointeracionista, apesar de
encontrarmos neles algumas falhas como questões de atividades apenas de reconhecimento e
de identificação linguística, apresentar dois gêneros e trabalhar apenas com um. Os dados
evidenciam que a presença dos estratos do folhado aproxima o trabalho com a escrita de
gêneros argumentativos no espaço escolar à uma perspectiva sociointeracionista de língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-01 |
|
dc.description.abstract |
We present in this documentary research, according to the teaching writing, the analysis of
two argumentative genres, namely, the review and the opinion article, inserted in a collection
of high school textbooks who have as title “Português: contexto, interlocução e sentido”, by
the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara, the
Modern Publisher. Starting from the Bronckart studies (2012) at about the architecture of
textual genres that textual rolling strata - infrastructure general text, textualization
mechanisms and enunciative mechanisms - are found in approach to review genres and
opinion piece in a collection of textbooks high school? From that question, we obtained the
following general objective: to identify the architecture of textual genres that textual rolling
strata in teaching collection analyzed. And consequently, the specific objectives: to Verify the
conceptions the writing teaching of the argumentative texts production section in a Textbook
of Portuguese; Identify the impact of textualization mechanisms for gender writing teaching
and contribute with reflections that focus on the sociointeractionist prospect of teaching
writing at the high school level. The fact that made us work with this research subject is that it
is relevant for the occurrence of analyze how authors are using the approach of these genres in
current collections of textbooks of high school. As theoretical basis we are headed for the
study Bronckart (2012), Bazermam (2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B.
Marcuschi (2012), among others. The results allow us to conclude that there is, in the
textbooks now analyzed, the presence of textualization mechanisms advocated by Bronckart,
which enables us to approach such analyzed books in a sociointeractionist perspective,
although we found some flaws as just recognition activities issues and linguistic
identification, and present two genders and work as only one. The data show that the presence
of textualization mechanisms approaches the work with writing argumentative genres at
school at one sociointeractionist perspective of language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T12:57:34Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T12:57:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros argumentativos |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative genres |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Estratos do Folhado Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Sheet Layers |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
High school - Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Review textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Resenha |
pt_BR |
dc.subject |
Review |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção Português: contexto, interlocução e sentido - Aburre e Pontara |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Collection: context, interlocution and meaning - Aburre and Pontara |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Saionara Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Argumentative genres in Portuguese language textbooks: a study on the architecture of textual pastry. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Saionara Ferreira. Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607 |
pt_BR |