DSpace/Manakin Repository

Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3460784690273119 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4347612151916121 pt_BR
dc.contributor.referee2 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.description.resumo Apresentamos nessa pesquisa documental, no tocante ao ensino de escrita, a análise de dois gêneros argumentativos, a saber, resenha e artigo de opinião, inseridos em uma coleção de livros didáticos do ensino médio que tem como título Português: Contexto, interlocução e Sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, da Editora Moderna. A questão norteadora da pesquisa é: Partindo dos estudos de Bronckart (2012) a respeito da arquitetura textual dos gêneros, que estratos do folhado textual - infraestrutura geral do texto, mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos - são encontrados na abordagem dos gêneros resenha e artigo de opinião em uma coleção de livros didáticos do ensino médio? Para responder a essa questão, temos o seguinte objetivo geral: identificar as marcas dos estratos do folhado textual na abordagem dos referidos gêneros na coleção em análise. Como objetivos específicos, destacamos: verificar a(s) concepção(ões) de ensino da escrita na seção de produção de textos argumentativos no livro didático em análise; identificar o impacto da presença dos estratos do folhado textual para o ensino de escrita de gêneros e contribuir com reflexões que tenham como foco a perspectiva sociointeracionista de ensino de escrita no contexto do ensino médio. O fato de trabalharmos com esse objeto de pesquisa se torna relevante pela ocorrência de analisarmos a forma como está sendo utilizada a abordagem desses gêneros em coleções atuais de livros didáticos do ensino médio. Como embasamento teórico nos encaminhamos pelos estudos de Bronckart (2012), Bazermam (2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B. Marcuschi (2012), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há nos livros didáticos ora analisados a presença dos estratos do folhado textual defendidos por Bronckart, o que nos possibilita aproximar tais livros analisados de uma perspectiva sociointeracionista, apesar de encontrarmos neles algumas falhas como questões de atividades apenas de reconhecimento e de identificação linguística, apresentar dois gêneros e trabalhar apenas com um. Os dados evidenciam que a presença dos estratos do folhado aproxima o trabalho com a escrita de gêneros argumentativos no espaço escolar à uma perspectiva sociointeracionista de língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-01
dc.description.abstract We present in this documentary research, according to the teaching writing, the analysis of two argumentative genres, namely, the review and the opinion article, inserted in a collection of high school textbooks who have as title “Português: contexto, interlocução e sentido”, by the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara, the Modern Publisher. Starting from the Bronckart studies (2012) at about the architecture of textual genres that textual rolling strata - infrastructure general text, textualization mechanisms and enunciative mechanisms - are found in approach to review genres and opinion piece in a collection of textbooks high school? From that question, we obtained the following general objective: to identify the architecture of textual genres that textual rolling strata in teaching collection analyzed. And consequently, the specific objectives: to Verify the conceptions the writing teaching of the argumentative texts production section in a Textbook of Portuguese; Identify the impact of textualization mechanisms for gender writing teaching and contribute with reflections that focus on the sociointeractionist prospect of teaching writing at the high school level. The fact that made us work with this research subject is that it is relevant for the occurrence of analyze how authors are using the approach of these genres in current collections of textbooks of high school. As theoretical basis we are headed for the study Bronckart (2012), Bazermam (2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B. Marcuschi (2012), among others. The results allow us to conclude that there is, in the textbooks now analyzed, the presence of textualization mechanisms advocated by Bronckart, which enables us to approach such analyzed books in a sociointeractionist perspective, although we found some flaws as just recognition activities issues and linguistic identification, and present two genders and work as only one. The data show that the presence of textualization mechanisms approaches the work with writing argumentative genres at school at one sociointeractionist perspective of language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607
dc.date.accessioned 2023-01-04T12:57:34Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T12:57:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gêneros argumentativos pt_BR
dc.subject Argumentative genres pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese language pt_BR
dc.subject Estratos do Folhado Textual pt_BR
dc.subject Textual Sheet Layers pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Ensino médio - livro didático de português pt_BR
dc.subject High school - Portuguese textbook pt_BR
dc.subject Gênero textual resenha pt_BR
dc.subject Review textual genre pt_BR
dc.subject Gênero textual artigo de opinião pt_BR
dc.subject Textual genre opinion article pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Opinion article pt_BR
dc.subject Resenha pt_BR
dc.subject Review pt_BR
dc.subject Coleção Português: contexto, interlocução e sentido - Aburre e Pontara pt_BR
dc.subject Portuguese Collection: context, interlocution and meaning - Aburre and Pontara pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Argumentation pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Saionara Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Argumentative genres in Portuguese language textbooks: a study on the architecture of textual pastry. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Saionara Ferreira. Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta