dc.creator.ID |
SILVA, S. K. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NÓBREGA, C. V. A. R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de
norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino
de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática
em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de
língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na
ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática
tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência
linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como
arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre
o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987),
Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é
possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática
tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos
pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza
teórica e de recenseamento crítico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Gramática: ensino e propostas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This research sought to investigate, based upon representative language, normative
and reflexive studies that inform the teaching practice, if the teaching proposals
concerning the grammar found in the literature are effective for grammar learning in
Portuguese lessons. Taking into consideration the criticism regarding the traditional
language teaching, we analyze attempts to meet the new demands that are founded in
the idea that, the recognition of theoretical and methodological inadequacies in relation
to the traditional grammar, makes it necessary to present a grammar that assimilates
the advances of Linguistics or a new way to approach the traditional grammar. As
theoretical framework to support this research, we present Bechara’s (1992) reflections
on grammar teaching, Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e
Travaglia (1997). As we read the authors previously mentioned, it is possible to find
significant regularities among those who criticize the traditional grammar or the
manners in which it is taught. In our research, we intend to think about these alternative
differences and suggest some others. This work presents a critical survey and is of
theoretical nature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T18:25:59Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T18:25:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gramática - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de língua portuguesa - gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar teaching - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar teaching proposal - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language classes - grammar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar: teaching and proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 |
pt_BR |