Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, S. K. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.
dc.contributor.referee1ID NÓBREGA, C. V. A. R. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Gramática: ensino e propostas. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research sought to investigate, based upon representative language, normative and reflexive studies that inform the teaching practice, if the teaching proposals concerning the grammar found in the literature are effective for grammar learning in Portuguese lessons. Taking into consideration the criticism regarding the traditional language teaching, we analyze attempts to meet the new demands that are founded in the idea that, the recognition of theoretical and methodological inadequacies in relation to the traditional grammar, makes it necessary to present a grammar that assimilates the advances of Linguistics or a new way to approach the traditional grammar. As theoretical framework to support this research, we present Bechara’s (1992) reflections on grammar teaching, Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). As we read the authors previously mentioned, it is possible to find significant regularities among those who criticize the traditional grammar or the manners in which it is taught. In our research, we intend to think about these alternative differences and suggest some others. This work presents a critical survey and is of theoretical nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
dc.date.accessioned 2023-01-04T18:25:59Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T18:25:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de gramática - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Proposta de ensino de gramática - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa - gramática pt_BR
dc.subject Grammar - Portuguese language pt_BR
dc.subject Grammar teaching - Portuguese language pt_BR
dc.subject Grammar teaching proposal - Portuguese language pt_BR
dc.subject Portuguese language classes - grammar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar: teaching and proposals. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta