DSpace/Manakin Repository

A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, A. G. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1773968213602939 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Rosângela de Melo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5027089401828835 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística Educação pt_BR
dc.title A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
dc.date.accessioned 2023-01-04T18:56:07Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T18:56:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Histórias infantis pt_BR
dc.subject Children's stories pt_BR
dc.subject Unidade de Educação Infantil - UFCG pt_BR
dc.subject Child Education Unit - UFCG pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Children's Literature pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Narrativas orais - literatura infantil pt_BR
dc.subject Oral narratives - children's literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 pt_BR
dc.description.resumen Neste trabajo se buscó analizar y mostrar la importancia del contar historias para aprendizaje en la Educación Infantil y verificar algunos efectos de las narrativas orales, o sea, las posibilidades decurrentes para la formación de alumnos-lectores, y a través de las observaciones descubrir se lo desempeño del profesor durante el contar de historias influencia lo interés del alumno en hacer lecturas de otros libros. Situándose en el campo de las observaciones cualitativas, por siguientes descriptivas e interpretativas. La parte de la pesquisa de los datos fue desarrollada en un ambiente educacional en la Unidad de Educación infantil de la UFCG, con alumnos de la Educación Infantil con el nivel etario de dos a cinco años. A través de los resultados de ese estudio, fue posible demonstrar el contar de historias como más una estrategia importante en la formación del lector garantizando para el niño el enriquecimiento do proceso educacional por una perspectiva que valoriza la constitución de un sujeto crítico y reflexivo. Para nuestra discusión fue recorrido a estudios de algunos autores, por ejemplo: Abramovich (2006 y 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo y Maria Rosa D. Oliveira (1986), como también de algunos artículos de Ana Claúdia Ramos (2011). Todos privilegian el contar de historias, destacando como una práctica que debe ser valorada y desarrollada en medio escuelar para potencializar la imaginación, el lenguaje, la atención, la memoria, el placer por la lectura y otras habilidades humanas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta