dc.creator.ID |
ARAÚJO, A. G. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1773968213602939 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Rosângela de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5027089401828835 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias
para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas
orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e,
através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a
contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da
pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de
Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de
dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que
a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor,
garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma
perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a
nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema,
são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José
Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana
Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando
como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para
potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura
e outras habilidades humanas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T18:56:07Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T18:56:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Storytelling |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Children's stories |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade de Educação Infantil - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Child Education Unit - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas orais - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Oral narratives - children's literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Storytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Neste trabajo se buscó analizar y mostrar la importancia del contar historias para
aprendizaje en la Educación Infantil y verificar algunos efectos de las narrativas
orales, o sea, las posibilidades decurrentes para la formación de alumnos-lectores,
y a través de las observaciones descubrir se lo desempeño del profesor durante el
contar de historias influencia lo interés del alumno en hacer lecturas de otros libros.
Situándose en el campo de las observaciones cualitativas, por siguientes
descriptivas e interpretativas. La parte de la pesquisa de los datos fue desarrollada
en un ambiente educacional en la Unidad de Educación infantil de la UFCG, con
alumnos de la Educación Infantil con el nivel etario de dos a cinco años. A través
de los resultados de ese estudio, fue posible demonstrar el contar de historias
como más una estrategia importante en la formación del lector garantizando para el
niño el enriquecimiento do proceso educacional por una perspectiva que valoriza la
constitución de un sujeto crítico y reflexivo. Para nuestra discusión fue recorrido a
estudios de algunos autores, por ejemplo: Abramovich (2006 y 2007), Busatto
(2006), Zilberman (1994), Maria José Palo y Maria Rosa D. Oliveira (1986), como
también de algunos artículos de Ana Claúdia Ramos (2011). Todos privilegian el
contar de historias, destacando como una práctica que debe ser valorada y
desarrollada en medio escuelar para potencializar la imaginación, el lenguaje, la
atención, la memoria, el placer por la lectura y otras habilidades humanas. |
pt_BR |