dc.creator.ID |
SILVA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia tem como objetivo analisar a exploração das capacidades de linguagem,
definidas como aptidões requeridas para realização de um texto em uma determinada situação
de interação, verificando a ocorrência dessas capacidades em atividades de leitura propostas
por livro didático de Língua Portuguesa. Mais especificamente, identificar se a exploração das
capacidades de linguagem apresentam progressão em um mesmo volume e de um volume para
outro; e de que forma são exploradas – separadas ou combinadas em um mesma subseção. O
referencial teórico usado para análise dos dados está representado por conceitos oriundos do
Interacionismo Sociodiscursivo, dentre os quais se destaca o conceito de capacidades de
linguagem (BRONCKART, 2006, 2009; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2013;
LABELLA-SÁNCHEZ, 2007; MACHADO, 2009; GONÇALVES, 2001; DAMIANOVIC,
2007). Os dados coletados para à análise estão representados pelas atividades propostas em
quatro subseções de leitura, são elas: Nas linhas do texto, Nas entrelinhas do texto, Como o
texto se organiza e Recursos linguísticos. Selecionamos os volumes 6 e 9 da Coleção do Ensino
Fundamental II – Jornadas.port, avaliada no PNLD/2014. E com base nos resultados obtidos na
análise, percebemos que as atividades dentro de um mesmo volume e de um volume para outro
não apresentam progressão, pois são atividades da mesma natureza, em que as respostas estão
explícitas no texto. Apesar das capacidades de linguagem serem exploradas separadamente,
levando o aluno a seguir um modelo de atividades, é notável que elas ainda contribuem para a
formação de um leitor crítico-reflexivo, visto que, requerem que o aluno faça o uso delas, nas
diferentes subseções de leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T18:59:34Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T18:59:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Capacidades de linguagem - atividades de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Language skills - reading activities |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Elane Cristina Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Language skills in Elementary School II textbook reading activities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Elane Cristina Araújo. Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. 2016. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617 |
pt_BR |