DSpace/Manakin Repository

Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo analisar a exploração das capacidades de linguagem, definidas como aptidões requeridas para realização de um texto em uma determinada situação de interação, verificando a ocorrência dessas capacidades em atividades de leitura propostas por livro didático de Língua Portuguesa. Mais especificamente, identificar se a exploração das capacidades de linguagem apresentam progressão em um mesmo volume e de um volume para outro; e de que forma são exploradas – separadas ou combinadas em um mesma subseção. O referencial teórico usado para análise dos dados está representado por conceitos oriundos do Interacionismo Sociodiscursivo, dentre os quais se destaca o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2006, 2009; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2013; LABELLA-SÁNCHEZ, 2007; MACHADO, 2009; GONÇALVES, 2001; DAMIANOVIC, 2007). Os dados coletados para à análise estão representados pelas atividades propostas em quatro subseções de leitura, são elas: Nas linhas do texto, Nas entrelinhas do texto, Como o texto se organiza e Recursos linguísticos. Selecionamos os volumes 6 e 9 da Coleção do Ensino Fundamental II – Jornadas.port, avaliada no PNLD/2014. E com base nos resultados obtidos na análise, percebemos que as atividades dentro de um mesmo volume e de um volume para outro não apresentam progressão, pois são atividades da mesma natureza, em que as respostas estão explícitas no texto. Apesar das capacidades de linguagem serem exploradas separadamente, levando o aluno a seguir um modelo de atividades, é notável que elas ainda contribuem para a formação de um leitor crítico-reflexivo, visto que, requerem que o aluno faça o uso delas, nas diferentes subseções de leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617
dc.date.accessioned 2023-01-04T18:59:34Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T18:59:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Capacidades de linguagem - atividades de leitura pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Leitura - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Language skills - reading activities pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Reading - teaching pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elane Cristina Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Language skills in Elementary School II textbook reading activities. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elane Cristina Araújo. Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. 2016. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta