dc.creator.ID |
BRITO, C. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6274385178984747 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, P. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7958219874557313 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, José Augusto Soares. |
|
dc.description.resumo |
No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito,
assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio.
Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as
especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que
o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno
perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão
sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e
soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de
que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter
uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a
eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de
Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as
orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal
pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas
relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em
sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao
planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também
estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e
personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e
questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as
possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e
maduros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T19:00:54Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T19:00:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito |
pt_BR |
dc.subject |
Personagem feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino literário |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática - ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literature - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
High School - Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Literature - short stories |
pt_BR |
dc.subject |
Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito |
pt_BR |
dc.subject |
Female character |
pt_BR |
dc.subject |
Literary teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence - literature teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Clislane Ramos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito,
así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza
secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de
sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la
tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una
manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia,
es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la
sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza
de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen
los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la
literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano.
Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006),
Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para
la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos
permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la
enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto
literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en
relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura.
También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y
personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos
vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e
interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros. |
pt_BR |