DSpace/Manakin Repository

“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, C. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6274385178984747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, P. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7958219874557313 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2 LIMA, José Augusto Soares.
dc.description.resumo No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
dc.date.accessioned 2023-01-04T19:00:54Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T19:00:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Ensino médio - literatura pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - ensino médio pt_BR
dc.subject Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito pt_BR
dc.subject Literatura brasileira - contos pt_BR
dc.subject Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito pt_BR
dc.subject Personagem feminina pt_BR
dc.subject Ensino literário pt_BR
dc.subject Sequência didática - ensino de literatura pt_BR
dc.subject Literature - study and teaching pt_BR
dc.subject Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject High School - Literature pt_BR
dc.subject Literature teaching - high school pt_BR
dc.subject Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito pt_BR
dc.subject Brazilian Literature - short stories pt_BR
dc.subject Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito pt_BR
dc.subject Female character pt_BR
dc.subject Literary teaching pt_BR
dc.subject Didactic sequence - literature teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Clislane Ramos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618 pt_BR
dc.description.resumen En el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito, así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia, es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano. Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura. También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta