dc.creator.ID |
EGITO, G. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5840566736310783 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO , D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O livro didático de português é o principal instrumento de ensino-aprendizagem do
sistema escolar brasileiro. Esse instrumento apresenta em suas propostas de ensino
diversas situações de produção de textos escritos e orais, envolvendo diferentes
recursos tecnológicos, com a finalidade de que o aluno seja capaz de produzí-los e
de entender adequadamente as intenções de quem os produz. Com o propósito de
analisar essas propostas, esta monografia teve como objetivos principais (1)
discriminar as atividades de produção textual em função de seus objetivos e (2)
identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. Para
isso, os dados foram coletados em três coleções de livros didáticos dos 3º e 4º ciclos
do ensino fundamental recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014):
língua portuguesa e utilizadas em escolas públicas da educação básica da cidade de
Campina Grande, no estado da Paraíba. Tendo em vista contribuir para os estudos
sobre formação de professor e ensino de língua portuguesa na educação básica,
essa pesquisa se baseia nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa
em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) de natureza documental (LE GOFF,
1990). Para realizar esta investigação, nos embasamos em contribuições teóricas
sobre ensino de língua (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY e DOLZ,
2004; entre outros), formação docente (FREIRE e LEFFA, 2013; LUCKESI, 2011;
ZABALA, 1998; entre outros) e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em
conformidade com as políticas nacionais de educação. Como resultados, foi possível
verificar que os recursos tecnológicos são utilizados ora como acessórios, ora como
indispensáveis na realização das atividades de produção textual. Além disso, ainda
verificamos que essas atividades são apresentadas ao aluno com o objetivo de
produzir textos escritos e orais a partir da discussão propiciada pela temática ou
gênero textual que foi apresentado nos capítulos dos LDP utilizando na produção
desses textos diversos recursos tecnológicos, como o gravador, a filmadora, o
computador, entre outros. Ao sugerir a possibilidade de que esses recursos sejam
utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois
exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para
a realização de suas propostas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The Portuguese textbook is the most important teaching-learning tool of the Brazilian
school system. This teaching-learning instrument proposes different situations of oral
and written production texts, involving many technological resources, in order to
make the student able to produce the texts properly understanding the intentions of
those who first produce them. Aiming to examine these proposals, this monograph
has as main objectives (1) discriminate textual production activities according to their
goals and (2) identify the technological resources necessary to carry out these
activities. In order to do that, data was collected from three colections of textbooks in
the third and fourth grade of middle school recommended by the Guia de Livros
Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa and applied in public schools of basic
education in the city of Campina Grande, Paraiba. Taking into account the
contribution to teacher training and Portuguese language teaching in Basic
Education, this research is based on the methodological assumptions of qualitative
research in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2013) of documentary nature (LE
GOFF, 1990). To perform this investigation, we used theoretical contributions on
language teaching (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY and DOLZ,
2004; among others), teacher training (FREIRE and LEFFA, 2013; LUCKESI 2011,
ZABALA, 1998; among others) and technological resources (KENSKI, 2012) in
accordance with national education policies. As a result, it was possible to verify that
technological resources were used either as support or as a mediator equipment in
the performance of text production activities. Futhermore, we found that these
activities are presented to the student in order to produce written and oral texts
based on the discussion fostered by the theme or genre presented in the chapters of
the Portuguese language Textbook using in the production of these actitvities
various technological resources such as recorders, cameras, computers, among
others. By suggesting the possibility that these resources are used, the activities are
directed to the paradigm of complexity, they require the student mobilization of
general knowledge not only linguistic knowledge to the performance of the proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T19:15:34Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T19:15:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - português |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Textual production - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Text production activities |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
EGITO, Guilherme Arruda do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technological resources in textual production activities in Portuguese textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
EGITO, Guilherme Arruda do. Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620 |
pt_BR |