DSpace/Manakin Repository

Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAVALCANTE JÚNIOR, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7765257135187314 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.
dc.description.resumo Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-06-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
dc.date.accessioned 2023-01-04T19:51:44Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T19:51:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de gramática pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Orações subordinadas substantivas pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino médio - livro didático de português pt_BR
dc.subject Gramática - ensino pt_BR
dc.subject Grammar teaching pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Noun subordinate clauses pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject High school - Portuguese textbook pt_BR
dc.subject Grammar - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook. pt_BR
dc.identifier.citation CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta