dc.creator.ID |
CAVALCANTE JÚNIOR, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7765257135187314 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FELICIANO, Glenda Hilnara Meira. |
|
dc.description.resumo |
Sabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos
o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e
analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações
subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a
abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua
Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?.
Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do
Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do
livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os
estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na
abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho,
tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores
como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e
Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à
metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos
baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um
documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as
suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático
analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e
práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem
estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados.
Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na
discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos
diversos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-06-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T19:51:44Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T19:51:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Orações subordinadas substantivas |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - livro didático de português |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Noun subordinate clauses |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
High school - Portuguese textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626 |
pt_BR |