dc.creator.ID |
GONÇALVES, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARIZ, Josiliene Pinheiro. |
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dc.contributor.referee1ID |
MARIZ, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria dos Santos Silva. |
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dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, M. S. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho intitulado A construção identitária de Moçambique em Terra sonâmbula,
de Mia Couto: uma leitura discursiva tem como objetivo geral evidenciar como ocorre a
construção da identidade nacional moçambicana em um contexto social e histórico
determinado pela guerra, no romance Terra sonâmbula (2007), do autor Mia Couto e como
objetivos específicos: identificar e analisar as vontades de verdade na construção da relação
entre a tradição e a modernidade, representada pelos personagens velhos e jovens,
respectivamente; evidenciar qual o lugar ocupado pela mulher e mãe no contexto de guerra e
apontar, através do diálogo entre o discurso real e o discurso ficcional, como ocorre a
construção do discurso sobre a guerra. Para tanto, a partir de uma perspectiva discursiva de
leitura, buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: como ocorre a construção
identitária de Moçambique no romance, levando em consideração os sujeitos que integram a
narrativa? E como a guerra, enquanto fator histórico determinante, influencia na construção
das identidades dos personagens do romance? Utilizamos como aporte teórico os estudos da
Análise do Discurso, de linha francesa, ancorando-nos, principalmente, em autores como
Foucault (1999); (2011), Veyne (2011), Courtine (2010), dentre outros; e nos Estudos
Culturais, aqui representados por Hall (2003); (2011). Trouxemos também algumas reflexões
sobre as Literaturas africanas de língua portuguesa. Através da análise, pudemos perceber
como o contexto social e histórico, o período da guerra, foi um fator determinante para moldar
as identidades dos personagens presentes na obra, que representam a identidade nacional
moçambicana. Além disso, evidencia-se, no romance, a vontade de verdade de que
Moçambique é uma nação que se constrói entre a tradição e a modernidade, retratada pelo
diálogo entre os mais velhos e os mais novos. Pudemos perceber também que a identidade da
mulher e mãe no contexto da guerra é marcada pelo sentimento de perda. Essas mães, assim
como a nação moçambicana, perdem os seus filhos para a guerra. Constatamos ainda que o
sujeito autor, através de sua obra, nos revela que apesar de toda a sua força, a guerra é incapaz
de destruir os sonhos do povo moçambicano de ter uma nação livre, mesmo em tempos de
guerra, e apesar de serem suas vítimas, os personagens conseguem estabelecer relações de
amizade, de amor e de resistência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A construção identitária de Moçambique em Terra Sonâmbula, de Mia Couto: uma leitura discursiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28627 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T19:54:18Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T19:54:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Moçambique - formação identitária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Moçambicana |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura africana de língua portuguesa - Terra Sonâmbula - Mia Couto |
pt_BR |
dc.subject |
Romance moçambicano |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive reading |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambique - identity formation |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambican Literature |
pt_BR |
dc.subject |
African Literature in Portuguese - Terra Sonâmbula - Mia Couto |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambican novel |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive studies |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto - crítica e interpretación |
pt_BR |
dc.subject |
Mozambique - formación de identidad |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura mozambiqueña |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Africana en Portugués - Terra Sonâmbula - Mia Couto |
pt_BR |
dc.subject |
Novela mozambiqueña |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis discursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis del habla |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Jéssica Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The identity construction of Mozambique in Terra Sonâmbula, by Mia Couto: a discursive reading. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Jéssica Pereira. A construção identitária de Moçambique em Terra Sonâmbula, de Mia Couto: uma leitura discursiva. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28627 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo intitulado La construcción identitária del Mozambique en Tierra
sonámbula: una lectura discursiva tiene como objetivo general evidenciar cómo ocurre la
construcción de la identidad mozambiqueña en un contexto social e histórico determinado por
la guerra en el romance Tierra sonámbula, del autor Mia Couto y como objetivos específicos:
identificar y analizar las voluntades de verdad na construcción de la relación entre la tradición
y la modernidad, representadas por los personajes viejos y jóvenes, respectivamente;
evidenciar cual es el lugar ocupado por la mujer y madre en el contexto de la guerra y
descubrir a través del diálogo entre el discurso real y el discurso ficcional, cómo ocurre la
construcción del discurso sobre la guerra. Por tanto, a partir de una perspectiva discursiva de
lectura, buscamos responder a las siguientes preguntas de investigación: cómo ocurre la
construcción identitária de Mozambique en el romance teniendo en consideración los sujetos
que integran la narrativa? Y cómo la guerra, como hecho histórico determinante, influye en la
construcción de las identidades de los personajes des romance? Utilizamos como aporte
teórico los estudios del Análisis del discurso, de línea francesa, recogiéndonos, en autores
como Foucault (1999); (2011), Veyve (2011), Courtine (2010), entre otros; y los estudios
culturales, acá representados por Hall (2003); (2011). Traemos también algunas reflexiones
sobre las literaturas africanas de lengua portuguesa y el insólito en la literatura fantástica,
categoría en la cual se incluye el romance. A través del análisis, pudimos percibir cómo el
contexto social e histórico, el período de la guerra, fue un factor determinante para moldar la
identidad de la nación mozambiqueña, representada a través de los personajes presentes en la
obra. Además de eso, evidenciase, en el romance, la voluntad de verdad de que Mozambique
es una nación que se construye entre la tradición y la modernidad, retratada por el diálogo
entre los más viejos y los más nuevos. Pudimos percibir también que la identidad de la mujer
y madre en el contexto da guerra es marcada por el sentimiento de pérdida. Esas madres, así
como la nación mozambiqueña, pierden sus hijos para la guerra. Constatamos aunque el
sujeto autor, a través de su obra, nos revela que a pesar de todo su fuerza, la guerra es incapaz
de destruir los sueños del pueblo mozambiqueño de tener una nación libre, mismo en tiempos
de guerra, y a pesar de que sean sus víctimas, los personajes consiguen establecer relaciones
de amistad, de amor y de resistencia. |
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