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Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino.

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dc.creator.ID SILVA, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5269010926399214 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.advisor1ID PATRIOTA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 pt_BR
dc.contributor.referee1 REGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.referee1ID REGIS, L. D. L. pt_BR
dc.description.resumo É sabido que a concepção de língua assumida no ensino influencia diretamente nas práticas pedagógicas realizadas pelos professores no tocante à escolha de conteúdos, materiais didáticos utilizados, modelos de provas, dentre outros procedimentos em contexto de ensino. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a concepção de língua e variação linguística de professoras de língua portuguesa e a influência de cada concepção no tratamento da variação linguística; e como objetivos específicos: identificar e compreender essas concepções e verificar a sua influência para o tratamento da variação linguística. Teoricamente nos baseamos nos estudos de Travaglia (2009), Antunes (2007), Antunes (2009), Bagno (2007), Coelho... [et al.] (2015), Faraco (2015), dentre outros. Nesse sentido, para se alcançar os objetivos supracitados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, com cinco professoras de escolas públicas das cidades de Campina Grande e Santo André – PB. Os dados coletados passaram por uma análise do tipo descritivo-analítica. Logo, os resultados mostraram que as professoras apresentaram uma aparente coerência no que disseram conceber como língua e variação, assim como o tratamento dado à variação em contexto de ensino. Nesse sentido, observou-se que das cinco professoras, apenas duas apresentam conhecimentos suficientes que apontam para um possível tratamento adequado de língua e variação linguística em sala de aula. Enquanto isso, as outras três professoras ficaram presas a generalizações e explicações que deixaram transparecer um possível tratamento irrelevante e inadequado da variação. Diante disso, ficou evidente que há o reconhecimento, por parte das professoras, do caráter heterogêneo da língua, mas ainda há o predomínio de um ensino voltado exclusivamente para a gramática normativa e o tratamento inadequado da variação linguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract It is known that the language design assumed in teaching directly influences the pedagogical practices performed by teachers regarding the choice of content, teaching materials, tests models, among other procedures in educational context. Before that, this research had general objective: to analyze the design of language and linguistic variation of Portuguese language teachers and the influence of each conception in the treatment of linguistic variation; and as specific objectives: to identify and understand these concepts and check their influence for the treatment of linguistic variation. Theoretically we based on the studies of Travaglia (2009), Antunes (2007), Antunes (2009) Bagno (2007), Rabbit ... [et al.] (2015), Faraco (2015), among others. In this case, to achieve the abovementioned objectives, it was realized a semi-structured interview with five teachers from public schools in the cities of Campina Grande and Santo André - PB. The data collected underwent an analysis of the descriptive-analytical type. Soon, the results showed that the teachers had presented an apparent consistency in that they said conceive how language and variation, as well as the given treatment of variation in educational context. In this sense, it was observed that of the five teachers, just two teachers have sufficient knowledges that link to a possible adequate treatment of language and linguistic variation in the classroom. Meanwhile, three other teachers were arrested the generalizations and explanations that left disclose a possible irrelevant treatment and inappropriate of variation. Therefore, it became clear that there is the recognition by the teachers, the heterogeneous character of the language, but there is still a predominance of a teaching focused exclusively to normative grammar and inappropriate treatment of linguistic variation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28631
dc.date.accessioned 2023-01-04T20:12:10Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T20:12:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Concepção de língua - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa - concepção de língua pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Language conception - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers - language conception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Roseane Firmino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conception of language and linguistic variation of Portuguese language teachers: implications for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Roseane Firmino da. Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: pt_BR


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