dc.creator.ID |
SILVA, R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5269010926399214 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
É sabido que a concepção de língua assumida no ensino influencia diretamente nas
práticas pedagógicas realizadas pelos professores no tocante à escolha de
conteúdos, materiais didáticos utilizados, modelos de provas, dentre outros
procedimentos em contexto de ensino. Diante disso, esta pesquisa teve como
objetivo geral: analisar a concepção de língua e variação linguística de professoras
de língua portuguesa e a influência de cada concepção no tratamento da variação
linguística; e como objetivos específicos: identificar e compreender essas
concepções e verificar a sua influência para o tratamento da variação linguística.
Teoricamente nos baseamos nos estudos de Travaglia (2009), Antunes (2007),
Antunes (2009), Bagno (2007), Coelho... [et al.] (2015), Faraco (2015), dentre outros.
Nesse sentido, para se alcançar os objetivos supracitados, foi realizada uma
entrevista semiestruturada, com cinco professoras de escolas públicas das cidades
de Campina Grande e Santo André – PB. Os dados coletados passaram por uma
análise do tipo descritivo-analítica. Logo, os resultados mostraram que as
professoras apresentaram uma aparente coerência no que disseram conceber como
língua e variação, assim como o tratamento dado à variação em contexto de ensino.
Nesse sentido, observou-se que das cinco professoras, apenas duas apresentam
conhecimentos suficientes que apontam para um possível tratamento adequado de
língua e variação linguística em sala de aula. Enquanto isso, as outras três
professoras ficaram presas a generalizações e explicações que deixaram
transparecer um possível tratamento irrelevante e inadequado da variação. Diante
disso, ficou evidente que há o reconhecimento, por parte das professoras, do caráter
heterogêneo da língua, mas ainda há o predomínio de um ensino voltado
exclusivamente para a gramática normativa e o tratamento inadequado da variação
linguística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
It is known that the language design assumed in teaching directly influences the
pedagogical practices performed by teachers regarding the choice of content,
teaching materials, tests models, among other procedures in educational context.
Before that, this research had general objective: to analyze the design of language
and linguistic variation of Portuguese language teachers and the influence of each
conception in the treatment of linguistic variation; and as specific objectives: to
identify and understand these concepts and check their influence for the treatment of
linguistic variation. Theoretically we based on the studies of Travaglia (2009),
Antunes (2007), Antunes (2009) Bagno (2007), Rabbit ... [et al.] (2015), Faraco
(2015), among others. In this case, to achieve the abovementioned objectives, it was
realized a semi-structured interview with five teachers from public schools in the
cities of Campina Grande and Santo André - PB. The data collected underwent an
analysis of the descriptive-analytical type. Soon, the results showed that the teachers
had presented an apparent consistency in that they said conceive how language and
variation, as well as the given treatment of variation in educational context. In this
sense, it was observed that of the five teachers, just two teachers have sufficient
knowledges that link to a possible adequate treatment of language and linguistic
variation in the classroom. Meanwhile, three other teachers were arrested the
generalizations and explanations that left disclose a possible irrelevant treatment and
inappropriate of variation. Therefore, it became clear that there is the recognition by
the teachers, the heterogeneous character of the language, but there is still a
predominance of a teaching focused exclusively to normative grammar and
inappropriate treatment of linguistic variation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28631 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T20:12:10Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T20:12:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de língua - professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua portuguesa - concepção de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic variation |
pt_BR |
dc.subject |
Language conception - Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teachers - language conception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Roseane Firmino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conception of language and linguistic variation of Portuguese language teachers: implications for teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Roseane Firmino da. Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: |
pt_BR |