DSpace/Manakin Repository

Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. T. pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Rosangela de Melo.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, P. N. pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. pt_BR
dc.date.issued 2016-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
dc.date.accessioned 2023-01-04T20:43:27Z
dc.date.available 2023-01-04
dc.date.available 2023-01-04T20:43:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conto - Rubem Fonseca pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - ensino médio pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II pt_BR
dc.subject Literatura brasileira - contos pt_BR
dc.subject Gênero literário - conto pt_BR
dc.subject Conto nos livros didáticos pt_BR
dc.subject Formação de leitores literários pt_BR
dc.subject Story - Rubem Fonseca pt_BR
dc.subject Literature teaching - high school pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II pt_BR
dc.subject Brazilian Literature - short stories pt_BR
dc.subject Literary Genre - Short Story pt_BR
dc.subject Tales in textbooks pt_BR
dc.subject Training of literary readers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Sandoval Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Night walks in the classroom: a methodological proposal. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta