dc.creator.ID |
FERREIRA, S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Rosangela de Melo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, P. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em
turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação
de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma
sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas:
motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de
Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano
(2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também
lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de
nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero
conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de
ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e
fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia
adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores
literários. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-04T20:43:27Z |
|
dc.date.available |
2023-01-04 |
|
dc.date.available |
2023-01-04T20:43:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Conto - Rubem Fonseca |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário - conto |
pt_BR |
dc.subject |
Conto nos livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores literários |
pt_BR |
dc.subject |
Story - Rubem Fonseca |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Literature - short stories |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Genre - Short Story |
pt_BR |
dc.subject |
Tales in textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Training of literary readers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Sandoval Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Night walks in the classroom: a methodological proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634 |
pt_BR |