DSpace/Manakin Repository

Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, V. L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumo Considerando que, no contexto educacional brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) caracteriza-se por possibilitar o acesso dos alunos às universidades e que, especificamente, a prova de redação apresenta caráter eliminatório, este trabalho objetiva analisar a estrutura textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014) por meio da descrição composicional do texto – suas sequências, construção da textualidade (coesão e coerência) e conteúdo temático. Para isso, construímos um corpus de trinta redações, cuja coleta foi realizada em material proveniente de documento textual público, disponível na internet. Atentando para essa análise, a concepção de texto não se configura como um amontoado aleatório de frases, mas é compreendida em sua unidade comunicativa, ou seja, em seu processo de produção e recepção (MARCUSCHI, 2008). Para tanto, este trabalho fundamenta-se nas contribuições da Linguística textual (BENTES, 2001; FÁVERO e KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2009); e no texto de natureza argumentativa (GARCIA, 1982; KOCH, 1987; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008; BRONCKART, 2012). À luz desses conceitos, busca-se descrever e analisar: o conteúdo temático; a textualidade (coesão e coerência); sequências tipológicas; estratégias argumentativas; e tipos de argumentos. O estudo se justifica porque busca a compreensão da organização do texto, uma vez que procura descrever e analisar o modo como o candidato atende a estrutura de organização textual solicitada; subsidia o processo de aprendizagem desse tão importante texto, tendo em vista que o participante corre o risco de ser penalizado com a nota zero (0), caso não obedeça ao tipo textual dissertativo-argumentativo e; auxilia o professor na escolha de estratégias de ensino de escrita, já que as exigências presentes para a redação do ENEM acarretam reformulações no sistema de ensino, nos currículos e planejamentos, no dia-a-dia de sala de aula. Em função das redações coletadas, cuja nota era máxima, os resultados desta pesquisa indicam que a estrutura textual-discursiva descrita e analisada nas redações do ENEM (2010-2014) correspondem à organização da proposta de redação, bem como ao que se espera do texto dissertativo-argumentativo, ou, precisamente, de suas sequências, mas também apresentam uma recorrência dinâmica do gênero, porque os candidatos mesclam, por exemplo, a ocorrência simultânea da proposta de intervenção e a própria conclusão. Desse modo, imprimem em seus textos particularidades que se consolidam no que Marcuschi (2006) nomeia como fluidez do gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014). pt_BR
dc.date.issued 2016-06
dc.description.abstract Whereas, in the Brazilian educational context, the National Secondary Education Examination (ENEM) is characterized by allowing the access of students to universities and, specifically, the test writing has eliminatory character, this work aims to analyze the structure textual-discursive the wording of ENEM (2010-2014) through the compositional description of the text - its sequels, construction textuality (cohesion and coherence) and thematic content. For this, we constructed a corpus of thirty essays whose collection was performed on material from public textual document, available on the internet. Paying attention to this analysis, the text design is not configured as a random jumble of phrases, but it is understood in its communicative unit, ie in the process of production and reception (MARCUSCHI, 2008). Therefore, this work is based on the contributions of textual Linguistics (BENTES, 2001; FÁVERO and KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2009); and argumentative nature Text (GARCIA, 1982; KOCH, 1987; PERELMAN and OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008; BRONCKART, 2012). In light of these concepts, it seeks to describe and analyze: the thematic content; textuality (cohesion and coherence); typological sequences; types of arguments and; argumentative strategies. The study is justified because it seeks the understanding of text organization, as it seeks to analyze and describe how the candidate meets the required textual organization structure; subsidizes the process of learning this as important text, given that the participant runs the risk of being penalized with a score of zero (0) if they do not obey the dissertative-argumentative text and type; assists the teacher in the choice of writing teaching strategies, since the requirements present in the writing of ESMS lead reformulations in the education system, curricula and planning, day-to-day classroom. Our results indicate that in the textual-discursive structure described and analyzed in newsrooms ENEM (2010-2014) correspond to the organization's draft proposal, as well as to what is expected of argumentative-argumentative text, or precisely their sequences, but also feature a dynamic recurrence of gender, because applicants blend, for example, the simultaneous occurrence of the intervention proposed and the very conclusion. Thus print in their texts peculiarities that are consolidated in Marcuschi (2006) names as fluidity of gender. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635
dc.date.accessioned 2023-01-05T10:33:03Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T10:33:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Redação do Exame Nacional do Ensino Médio pt_BR
dc.subject ENEM - redação pt_BR
dc.subject Organização textual-discursiva - redação do ENEM pt_BR
dc.subject Textualidade pt_BR
dc.subject Tipos de argumentos pt_BR
dc.subject Estrutura composicional - redação do ENEM pt_BR
dc.subject Argumentação - redação do ENEM pt_BR
dc.subject Writing for the National High School Exam pt_BR
dc.subject ENEM - essay pt_BR
dc.subject Textual-discursive organization - ENEM writing pt_BR
dc.subject Textuality pt_BR
dc.subject Types of arguments pt_BR
dc.subject Compositional structure - ENEM writing pt_BR
dc.subject Argumentation - ENEM writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vanessa Luciene Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual-discursive organization of the ENEM essay (2010-2014). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Vanessa Luciene Pereira da. Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014). 2016. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta