dc.creator.ID |
SILVA, V. L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.description.resumo |
Considerando que, no contexto educacional brasileiro, o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) caracteriza-se por possibilitar o acesso dos alunos às universidades e
que, especificamente, a prova de redação apresenta caráter eliminatório, este trabalho objetiva
analisar a estrutura textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014) por meio da
descrição composicional do texto – suas sequências, construção da textualidade (coesão e
coerência) e conteúdo temático. Para isso, construímos um corpus de trinta redações, cuja
coleta foi realizada em material proveniente de documento textual público, disponível na
internet. Atentando para essa análise, a concepção de texto não se configura como um
amontoado aleatório de frases, mas é compreendida em sua unidade comunicativa, ou seja,
em seu processo de produção e recepção (MARCUSCHI, 2008). Para tanto, este trabalho
fundamenta-se nas contribuições da Linguística textual (BENTES, 2001; FÁVERO e KOCH,
2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2009); e no texto de natureza argumentativa (GARCIA,
1982; KOCH, 1987; PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008;
BRONCKART, 2012). À luz desses conceitos, busca-se descrever e analisar: o conteúdo
temático; a textualidade (coesão e coerência); sequências tipológicas; estratégias
argumentativas; e tipos de argumentos. O estudo se justifica porque busca a compreensão da
organização do texto, uma vez que procura descrever e analisar o modo como o candidato
atende a estrutura de organização textual solicitada; subsidia o processo de aprendizagem
desse tão importante texto, tendo em vista que o participante corre o risco de ser penalizado
com a nota zero (0), caso não obedeça ao tipo textual dissertativo-argumentativo e; auxilia o
professor na escolha de estratégias de ensino de escrita, já que as exigências presentes para a
redação do ENEM acarretam reformulações no sistema de ensino, nos currículos e
planejamentos, no dia-a-dia de sala de aula. Em função das redações coletadas, cuja nota era
máxima, os resultados desta pesquisa indicam que a estrutura textual-discursiva descrita e
analisada nas redações do ENEM (2010-2014) correspondem à organização da proposta de
redação, bem como ao que se espera do texto dissertativo-argumentativo, ou, precisamente, de
suas sequências, mas também apresentam uma recorrência dinâmica do gênero, porque os
candidatos mesclam, por exemplo, a ocorrência simultânea da proposta de intervenção e a
própria conclusão. Desse modo, imprimem em seus textos particularidades que se consolidam
no que Marcuschi (2006) nomeia como fluidez do gênero. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-06 |
|
dc.description.abstract |
Whereas, in the Brazilian educational context, the National Secondary
Education Examination (ENEM) is characterized by allowing the access of students to
universities and, specifically, the test writing has eliminatory character, this work aims to
analyze the structure textual-discursive the wording of ENEM (2010-2014) through the
compositional description of the text - its sequels, construction textuality (cohesion and
coherence) and thematic content. For this, we constructed a corpus of thirty essays whose
collection was performed on material from public textual document, available on the internet.
Paying attention to this analysis, the text design is not configured as a random jumble of
phrases, but it is understood in its communicative unit, ie in the process of production and
reception (MARCUSCHI, 2008). Therefore, this work is based on the contributions of textual
Linguistics (BENTES, 2001; FÁVERO and KOCH, 2012; MARCUSCHI, 2008; KOCH,
2009); and argumentative nature Text (GARCIA, 1982; KOCH, 1987; PERELMAN and
OLBRECHTS-TYTECA, 2005; J. M. ADAM, 2008; BRONCKART, 2012). In light of these
concepts, it seeks to describe and analyze: the thematic content; textuality (cohesion and
coherence); typological sequences; types of arguments and; argumentative strategies. The
study is justified because it seeks the understanding of text organization, as it seeks to analyze
and describe how the candidate meets the required textual organization structure; subsidizes
the process of learning this as important text, given that the participant runs the risk of being
penalized with a score of zero (0) if they do not obey the dissertative-argumentative text and
type; assists the teacher in the choice of writing teaching strategies, since the requirements
present in the writing of ESMS lead reformulations in the education system, curricula and
planning, day-to-day classroom. Our results indicate that in the textual-discursive structure
described and analyzed in newsrooms ENEM (2010-2014) correspond to the organization's
draft proposal, as well as to what is expected of argumentative-argumentative text, or
precisely their sequences, but also feature a dynamic recurrence of gender, because applicants
blend, for example, the simultaneous occurrence of the intervention proposed and the very
conclusion. Thus print in their texts peculiarities that are consolidated in Marcuschi (2006)
names as fluidity of gender. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T10:33:03Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T10:33:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Redação do Exame Nacional do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - redação |
pt_BR |
dc.subject |
Organização textual-discursiva - redação do ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Textualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos de argumentos |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura composicional - redação do ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação - redação do ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Writing for the National High School Exam |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - essay |
pt_BR |
dc.subject |
Textual-discursive organization - ENEM writing |
pt_BR |
dc.subject |
Textuality |
pt_BR |
dc.subject |
Types of arguments |
pt_BR |
dc.subject |
Compositional structure - ENEM writing |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation - ENEM writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vanessa Luciene Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual-discursive organization of the ENEM essay (2010-2014). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vanessa Luciene Pereira da. Organização textual-discursiva da redação do ENEM (2010-2014). 2016. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28635 |
pt_BR |