dc.creator.ID |
GOMES, A. K. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4151201185627858 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho é feito à luz da Análise do Discurso, com auxílio de outras áreas da Linguística
que se unem num mesmo objetivo: construir diálogos. A Análise do Discurso trabalha com
muitas definições e uma delas é a de interdiscurso, que se concretiza por meio da linguagem e
define a memória compartilhada socialmente. O interdiscurso é o que já foi dito e que volta em
outros lugares e contextos fazendo novos sentidos. É um saber constituído. O
Sociocognitivismo é uma área de estudos que compreende a linguagem como um instrumento
de interação entre os indivíduos. A Estilística estuda a língua e sua função expressiva. É um
recurso utilizado na linguagem para demonstrar emotividade. São três áreas que parecem
desvinculadas ou avulsas entre si, mas verificaremos que juntas podem influenciar e trazer uma
alta carga de informação através da comunicação e isso pode acontecer em diversos textos e
gêneros textuais de várias áreas, até mesmo os de cunho literário, como é o caso do nosso
trabalho, que tem por objetivo observar como estão construídos os diálogos em Bóris e Dóris,
uma novela do autor Luiz Vilela que se constitui através da conversa do casal que dá nome a
obra. Utilizamos como base teórica dos estudos da Análise do Discurso Francesa e do
Interdiscurso alguns autores, dentre eles, Pêcheux (1988, 1990), Brandão (1991), Orlandi
(1942, 1999 e 2001) e Cardoso (1999). No que concerne aos estudos Sociocognitivos, nos
recorremos as observações de Jubran e Koch (2006) e Castilho (2010) e, nos estudos estilísticos,
Melo (1976), Câmara Júnior (1978), Martins (1989) e Monteiro (1991). Teremos como objeto
de análise a novela acima citada e faremos um estudo de caráter interpretativo-qualitativo,
caracterizado como sendo mais subjetivo e mais interativo. A partir de nossas leituras e
pesquisas, podemos perceber que todo o discurso possui uma porção de memórias do dizer
(interdiscursos) que são produzidos num contexto histórico-social, com sujeitos e ideologias e
que se renovam a cada novo discurso. Também veremos que todo esse interdiscurso pode se
constituir por meio de elementos do sociocognitivismo e da estilística, notando então que as
três áreas se juntam numa mesma proposta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Interdiscursividade e estilo: a relação dialógica do texto literário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28636 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T11:46:24Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T11:46:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário - relação dialógica |
pt_BR |
dc.subject |
Interdiscursividade - diálogos |
pt_BR |
dc.subject |
Interdiscurso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociocognitivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Estilística linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Estilística literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text - dialogical relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Interdiscursivity - dialogues |
pt_BR |
dc.subject |
Interdiscourse |
pt_BR |
dc.subject |
Sociocognitivism |
pt_BR |
dc.subject |
L/inguistic stylistics |
pt_BR |
dc.subject |
Literary stylistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Adilza Ker-Leem Correia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interdiscursivity and style: the dialogical relationship of the literary text. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Adailza Ker-Leem Correia. Interdiscursividade e estilo: a relação dialógica do texto literário. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28636 |
pt_BR |