DSpace/Manakin Repository

As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, V. L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Patrícia Silva Rosas de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, P. S. R. pt_BR
dc.description.resumo O livro didático (LD) é muito utilizado no cenário educacional brasileiro por se tratar de um instrumento importante na concretização do ensino. Pensando na forte influência que este suporte didático exerce no meio escolar, analisamos, sob o prisma de uma pesquisa documental, o livro didático: Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações coordenadas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)? No sentido de responder a este questionamento, elegemos como objetivo geral: refletir sobre o ensino das orações coordenadas em contexto do Ensino Médio, contribuindo com reflexões sobre a utilização do livro didático de Português; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações coordenadas, tendo como referências os estudos da Gramática Tradicional e da Análise Linguística e b) perceber limitações e avanços na abordagem do material didático em análise. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de autores como Travaglia (2009; 2002), Neves (2003; 2002), Oliveira (2010), Mioto (2013), Antunes (2007), Possenti (2002) e Wittke (2007), dentre outros. No que se refere aos resultados, chegamos à conclusão que o LDP em estudo, mesmo introduzindo o estudo dos conteúdos gramaticais por intermédio de um texto e propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas atividades de Gramática Normativa. Assim, consideramos que este material didático oscila entre uma abordagem tradicional e uma funcional da língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-07
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639
dc.date.accessioned 2023-01-05T12:01:47Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T12:01:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - português pt_BR
dc.subject Orações coordenadas pt_BR
dc.subject Ensino reflexivo de língua pt_BR
dc.subject Gramática tradicional pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Textbook analysis - Portuguese pt_BR
dc.subject Coordinated prayers pt_BR
dc.subject Reflective language teaching pt_BR
dc.subject Traditional grammar pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Vera Lúcia Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Coordinated sentences and the Portuguese textbook: towards a reflective language teaching. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Vera Lúcia Souza. As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta