dc.creator.ID |
BEZERRA, V. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Patrícia Silva Rosas de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, P. S. R. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O livro didático (LD) é muito utilizado no cenário educacional brasileiro por se tratar de um
instrumento importante na concretização do ensino. Pensando na forte influência que este
suporte didático exerce no meio escolar, analisamos, sob o prisma de uma pesquisa
documental, o livro didático: Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), do 3º
ano do Ensino Médio. A pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do
estudo das orações coordenadas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)? No sentido de responder a este
questionamento, elegemos como objetivo geral: refletir sobre o ensino das orações
coordenadas em contexto do Ensino Médio, contribuindo com reflexões sobre a utilização do
livro didático de Português; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito
das orações coordenadas, tendo como referências os estudos da Gramática Tradicional e da
Análise Linguística e b) perceber limitações e avanços na abordagem do material didático em
análise. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de autores como Travaglia (2009;
2002), Neves (2003; 2002), Oliveira (2010), Mioto (2013), Antunes (2007), Possenti (2002) e
Wittke (2007), dentre outros. No que se refere aos resultados, chegamos à conclusão que o
LDP em estudo, mesmo introduzindo o estudo dos conteúdos gramaticais por intermédio de
um texto e propor algumas atividades de gramática reflexiva e de uso, a ênfase recai nas
atividades de Gramática Normativa. Assim, consideramos que este material didático oscila
entre uma abordagem tradicional e uma funcional da língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-07 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T12:01:47Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T12:01:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - português |
pt_BR |
dc.subject |
Orações coordenadas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino reflexivo de língua |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook analysis - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Coordinated prayers |
pt_BR |
dc.subject |
Reflective language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Vera Lúcia Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Coordinated sentences and the Portuguese textbook: towards a reflective language teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Vera Lúcia Souza. As orações coordenadas e o livro didático de português: por um ensino reflexivo de língua. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28639 |
pt_BR |