dc.creator.ID |
NASCIMENTO, V. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3538708971307782 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, A. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho pretende analisar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos a partir de quatro
poemas do autor: “Budismo moderno”, “Idealismo”, “Soneto” e “Versos de amor”,
publicados na obra Eu. Para tanto, objetivamos especificamente: 1) Expor e discutir como os
alunos do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande recebem a poesia de
Augusto dos Anjos; 2) Sugerir formas de abordagem dos poemas. A partir das explicações de
Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) e Almeida (2012), pretendemos comentar
momentos da recepção dessa poesia no início dos séculos XX e XXI. Apoiados nas
concepções Jauss (1979 e 1994), Iser (1979) e Pinheiro (2009) sobre a estética da recepção
discutiremos as contribuições da teoria para o ensino da literatura. E a fim de refletirmos
acerca da leitura no ensino dessa disciplina, nos pautamos nas discussões de Rezende (2013),
Pinheiro (2006), Silva (2008) e Rios (2008). Ao analisarmos as atividades escritas
procuramos observar as impressões dos alunos do ensino médio, após o trabalho de leitura e
discussão dos textos na sala de aula. Os resultados dessa pesquisa demonstrou que a poesia de
Augusto dos Anjos teve uma recepção significativa na sala de aula, uma vez que os alunos
estabeleceram a leitura interativa com os poemas, refletindo a inovação poética criada pelo
poeta ao contexto histórico da época que se perpetuou na nossa contemporaneidade,
relacionando às ideias dos poemas a realidade atual, obtendo com isso, um olhar mais crítico e
reflexivo sobre o mundo, percebendo também, a pertinência da poesia do paraibano nas aulas
de literatura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-02-29 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the reception of the Augustan poetry of Angels from four author of
poems: "Modern Buddhism", "up", "Sonnet" and "Verses of Love," published in the work I
To this end, we aim specifically.: 1) to expose and discuss how the high school students of a
public school in Campina Grande receive Augustan poetry of Angels; 2) Suggest ways to
approach the poems. From the explanations of Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998)
and Almeida (2012), we intend to review this poetry receipt of moments at the beginning of
the XX and XXI. Supported the views Jauss (1979 and 1994), Iser (1979) and Pine (2009) on
the aesthetics of reception discuss the contributions of the theory to the literature of education.
And in order to reflect about reading in the teaching of this discipline, we base on the
discussions Rao (2013), Pine (2006), Silva (2008) and Rivers (2008). In reviewing the written
activities seek to observe the impressions of high school students after reading the work and
discussion of the texts in the classroom. The results of this research showed that the Angels
Augustan poetry had a significant reception in the classroom, since students established the
interactive reading with poems, reflecting the poetic innovation created by the poet to the
historical context of the time that was perpetuated in our contemporary, relating to the ideas
of poems to current reality, thus obtaining a more critical and reflective about the world,
realizing also the relevance of poetry of Paraiba in literature classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T12:13:50Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T12:13:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Augusto dos Anjos - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura paraibana - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia paraibana - Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Poeta paraibano - Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção - poesia de Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Recepção da poesia de Augusto dos Anjos - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Augusto dos Anjos - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Paraiba literature - poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry from Paraiba - Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Poet from Paraíba - Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics of reception - poetry by Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Reception of poetry by Augusto dos Anjos - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Verônica Lucena do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Augusto dos Anjos in High School: a look from the aesthetics of reception. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Verônica Lucena do. Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643 |
pt_BR |