DSpace/Manakin Repository

Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, V. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3538708971307782 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho pretende analisar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos a partir de quatro poemas do autor: “Budismo moderno”, “Idealismo”, “Soneto” e “Versos de amor”, publicados na obra Eu. Para tanto, objetivamos especificamente: 1) Expor e discutir como os alunos do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande recebem a poesia de Augusto dos Anjos; 2) Sugerir formas de abordagem dos poemas. A partir das explicações de Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) e Almeida (2012), pretendemos comentar momentos da recepção dessa poesia no início dos séculos XX e XXI. Apoiados nas concepções Jauss (1979 e 1994), Iser (1979) e Pinheiro (2009) sobre a estética da recepção discutiremos as contribuições da teoria para o ensino da literatura. E a fim de refletirmos acerca da leitura no ensino dessa disciplina, nos pautamos nas discussões de Rezende (2013), Pinheiro (2006), Silva (2008) e Rios (2008). Ao analisarmos as atividades escritas procuramos observar as impressões dos alunos do ensino médio, após o trabalho de leitura e discussão dos textos na sala de aula. Os resultados dessa pesquisa demonstrou que a poesia de Augusto dos Anjos teve uma recepção significativa na sala de aula, uma vez que os alunos estabeleceram a leitura interativa com os poemas, refletindo a inovação poética criada pelo poeta ao contexto histórico da época que se perpetuou na nossa contemporaneidade, relacionando às ideias dos poemas a realidade atual, obtendo com isso, um olhar mais crítico e reflexivo sobre o mundo, percebendo também, a pertinência da poesia do paraibano nas aulas de literatura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Literatura pt_BR
dc.title Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. pt_BR
dc.date.issued 2016-02-29
dc.description.abstract This work aims to analyze the reception of the Augustan poetry of Angels from four author of poems: "Modern Buddhism", "up", "Sonnet" and "Verses of Love," published in the work I To this end, we aim specifically.: 1) to expose and discuss how the high school students of a public school in Campina Grande receive Augustan poetry of Angels; 2) Suggest ways to approach the poems. From the explanations of Santos (2002), Viana (2001), Machado (1998) and Almeida (2012), we intend to review this poetry receipt of moments at the beginning of the XX and XXI. Supported the views Jauss (1979 and 1994), Iser (1979) and Pine (2009) on the aesthetics of reception discuss the contributions of the theory to the literature of education. And in order to reflect about reading in the teaching of this discipline, we base on the discussions Rao (2013), Pine (2006), Silva (2008) and Rivers (2008). In reviewing the written activities seek to observe the impressions of high school students after reading the work and discussion of the texts in the classroom. The results of this research showed that the Angels Augustan poetry had a significant reception in the classroom, since students established the interactive reading with poems, reflecting the poetic innovation created by the poet to the historical context of the time that was perpetuated in our contemporary, relating to the ideas of poems to current reality, thus obtaining a more critical and reflective about the world, realizing also the relevance of poetry of Paraiba in literature classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643
dc.date.accessioned 2023-01-05T12:13:50Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T12:13:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Augusto dos Anjos - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Literatura paraibana - poesia pt_BR
dc.subject Poesia paraibana - Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Poeta paraibano - Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Estética da recepção - poesia de Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Recepção da poesia de Augusto dos Anjos - ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Augusto dos Anjos - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Paraiba literature - poetry pt_BR
dc.subject Poetry from Paraiba - Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Poet from Paraíba - Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Aesthetics of reception - poetry by Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Reception of poetry by Augusto dos Anjos - high school pt_BR
dc.subject Literature teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Verônica Lucena do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Augusto dos Anjos in High School: a look from the aesthetics of reception. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Verônica Lucena do. Augusto dos Anjos no Ensino Médio: um olhar a partir da estética da recepção. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28643 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta