dc.creator.ID |
BARBOSA, D. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, P. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O interesse em demonstrar como a realidade e o imaginário da criança estão diretamente
relacionados foi o que suscitou a pesquisa apresentada neste trabalho. Como objeto de estudo,
analisamos o romance infanto juvenil O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de
Vasconcelos, que apresenta a infância de Zezé, marcada por dores e perdas, mas também pelo
fantástico criado por sua imaginação. Nessa perspectiva, o estudo se fundamentou nas
contribuições de Held (1980) a respeito do fantástico infantil, nas concepções de Damazio
(1994) sobre o significado de criança, nas considerações de Brait (1985), em seu estudo sobre
a personagem. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho, foi analisar e demonstrar como a
realidade de Zezé influencia na criação de um mundo fantástico, demonstrando as funções que
essa fantasia assume na vida do menino. O contexto social afetava a família de Zezé, mais
especificamente, os adultos, que descarregavam suas frustrações e estresses no menino, através
de surras e palavras pesadas, que o deixavam amargurado e o faziam amadurecer precocemente,
tornando-se uma criança que entendia e sentia as dores dos adultos. Além disso, constatamos
que os adultos não compreendiam que a infância é a fase das descobertas e, por isso,
consideravam que boa parte do que Zezé fazia era travessuras, coisas de menino ruim e que
deveriam ser corrigidas com a violência física. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
O diálogo entre o fantástico e o real em O Meu Pé de Laranja Lima. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-05 |
|
dc.description.abstract |
The present study has an interest in revealing how the imaginary of a child and reality can be
closely related. The object of the study is My sweet orange tree, by José Mauro de Vasconcelos.
Specifically concerned with Zeze's childhood, the study investigates the period marked by
significant pain and loss, but also by a fantastic world created by Zeze’s own imagination, and
from this viewpoint, it was based on the contributions of Held (1980) regarding the fantastic in
childhood, the conceptions of Damazio (1994), which enabled this work to make considerations
about childhood, as well as Brait’s (1985) studies, which contributed to a reflection on the
character. In this context, the aim of this study is to analyse and demonstrate how Zeze’s reality
affects the creation of a fantastic world, in order to understand the purpose of fantasy in the life
of the boy. The social context affected Zeze’s family, more specifically the adults, who
discharged their frustrations and anxieties in the boy through beatings and heavy words, which
made him bitter and mature early. Zeze has consequently become a child able to understand
and feel the pain of adults. In addition, the study found that the adults were not able to
understand childhood as the stage of discoveries, for that reason they considered Zezé’s
attitudes and action as disruption or mischievousness, and that such behaviour must be corrected
by means of physical violence. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28646 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T12:26:40Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T12:26:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fantástico infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogo entre o fantástico e o real |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira - romance infanto juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Romance infanto juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
José Mauro de Vasconcelos - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Violência física - crianças - tema literário |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - violência - literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Fantastic childish |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogue between the fantastic and the real |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Literature - Children's Novel |
pt_BR |
dc.subject |
Young adult novel |
pt_BR |
dc.subject |
José Mauro de Vasconcelos - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Physical violence - children - literary theme |
pt_BR |
dc.subject |
Children - violence - literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Dayane Monteiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The dialogue between the fantastic and the real in O Meu Pé de Laranja Lima. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Dayane Monteiro. O diálogo entre o fantástico e o real em O Meu Pé de Laranja Lima. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28646 |
pt_BR |