DSpace/Manakin Repository

A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEANDRO, S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRANCO, José Mário da Silva.
dc.contributor.advisor1ID BRANCO, J. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee1ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho “A Poética Trovadoresca Desvalorizada Nos Livros Didáticos”, Investiga a presença ou ausência da poética trovadoresca nos livros didáticos do ensino médio.Para obtermos esses dados utilizamos cinco livros dos quais um é volume único, “Língua e Cultura”. Duas coleções de primeiro e segundo ano, coleção “Novas palavras”, e “Português Linguagens”. Realizamos um estudo analítico no intuito de mostrar a importância e a influência da poética trovadoresca na literatura brasileira. E, com o decorrer do tempo, ela vem sendo extinta. Neste trabalho destacamos os traços apresentados pelos autores dos livros didáticos sobre a poética trovadoresca. Assim, procuramos também mostrar como a poética trovadoresca deveria ser trabalhada nas aulas. Este Trabalho apresenta dois capítulos nos quais o primeiro apresenta características da poética trovadoresca do início do século XII, com as músicas, poemas de autores brasileiros que se influenciam pelo estilo da poética trovadoresca, e como o professor (a) pode trabalhar com os alunos essa importante intertextualidade do passado com o presente.O segundo capítulo destina-se há algumas sugestões para o professor (a) desenvolver na prática o interesse dos alunos para um estudo da poética trovadoresca em sala de aula. Assim justifica-se a escolha do tema, por reconhecer a importância da poética trovadoresca tendo em vista que há poucos estudos sobre o tema.Já os objetivos são o geral que é apresentar como os autores de livros didáticos abordam a poética trovadoresca. E o específico identificar a presença ou ausência da poética trovadoresca em livros didáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This research “The Devaluation of poetic troubadour in textbooks" investigates if the poetic troubadour in school books of high school are present or absent. To obtain this data, we use five Books. The firstone, "Língua e Cultura".Then, two Collections of first and second year of high school. We use too the Collection "NovasPalavras" and finally, “PortuguêsLinguagens”. We conducted an analytical study intending to show the troubadour poetry's importance and influence in Brazilian literature and as has been extinguished.Finally, we highlight what the authors present the textbooks about the troubadour poetry.So, we try to also show how the troubadour poetry should be worked in classroom and how books should approach with greater emphasis this poetic as representative for the national culture.This work presents two chapters in which the first has troubadour poetic characteristics of the early twelfth century, with the songs, poems by Brazilian authors that influence the troubadour poetic style, and how the teacher (a) can work with students this important intertextuality of the past with the present.The second chapter is a few suggestions for the teacher (a) develop in practice the interest of students for a study of troubadour poetry in the classroom.Thus justified the choice of subject, recognizing the importance of poetic troubadour given that there are few studies on the subject.Already the objectives are the general who is present as the authors of textbooks address the troubadour poetry. And the specific identify the presence or absence of troubadour poetry in textbooks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648
dc.date.accessioned 2023-01-05T12:58:18Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T12:58:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Poética trovadoresca pt_BR
dc.subject Troubadour poetry pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject Desvalorização da poética pt_BR
dc.subject Devaluation of poetics pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - poesia pt_BR
dc.subject Literature teaching - poetry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEANDRO, Stella Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Troubadour poetry devalued in textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation LEANDRO, Stella Soares. A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta