dc.creator.ID |
LEANDRO, S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRANCO, José Mário da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANCO, J. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARVALHO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho “A Poética Trovadoresca Desvalorizada Nos Livros Didáticos”, Investiga a
presença ou ausência da poética trovadoresca nos livros didáticos do ensino médio.Para
obtermos esses dados utilizamos cinco livros dos quais um é volume único, “Língua e
Cultura”. Duas coleções de primeiro e segundo ano, coleção “Novas palavras”, e “Português
Linguagens”. Realizamos um estudo analítico no intuito de mostrar a importância e a
influência da poética trovadoresca na literatura brasileira. E, com o decorrer do tempo, ela
vem sendo extinta. Neste trabalho destacamos os traços apresentados pelos autores dos livros
didáticos sobre a poética trovadoresca. Assim, procuramos também mostrar como a poética
trovadoresca deveria ser trabalhada nas aulas. Este Trabalho apresenta dois capítulos nos
quais o primeiro apresenta características da poética trovadoresca do início do século XII,
com as músicas, poemas de autores brasileiros que se influenciam pelo estilo da poética
trovadoresca, e como o professor (a) pode trabalhar com os alunos essa importante
intertextualidade do passado com o presente.O segundo capítulo destina-se há algumas
sugestões para o professor (a) desenvolver na prática o interesse dos alunos para um estudo da
poética trovadoresca em sala de aula. Assim justifica-se a escolha do tema, por reconhecer a
importância da poética trovadoresca tendo em vista que há poucos estudos sobre o tema.Já os
objetivos são o geral que é apresentar como os autores de livros didáticos abordam a poética
trovadoresca. E o específico identificar a presença ou ausência da poética trovadoresca em
livros didáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This research “The Devaluation of poetic troubadour in textbooks" investigates if the poetic
troubadour in school books of high school are present or absent. To obtain this data, we use
five Books. The firstone, "Língua e Cultura".Then, two Collections of first and second year of
high school. We use too the Collection "NovasPalavras" and finally, “PortuguêsLinguagens”.
We conducted an analytical study intending to show the troubadour poetry's importance and
influence in Brazilian literature and as has been extinguished.Finally, we highlight what the
authors present the textbooks about the troubadour poetry.So, we try to also show how the
troubadour poetry should be worked in classroom and how books should approach with
greater emphasis this poetic as representative for the national culture.This work presents two
chapters in which the first has troubadour poetic characteristics of the early twelfth century,
with the songs, poems by Brazilian authors that influence the troubadour poetic style, and
how the teacher (a) can work with students this important intertextuality of the past with the
present.The second chapter is a few suggestions for the teacher (a) develop in practice the
interest of students for a study of troubadour poetry in the classroom.Thus justified the choice
of subject, recognizing the importance of poetic troubadour given that there are few studies on
the subject.Already the objectives are the general who is present as the authors of textbooks
address the troubadour poetry. And the specific identify the presence or absence of troubadour
poetry in textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T12:58:18Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T12:58:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Poética trovadoresca |
pt_BR |
dc.subject |
Troubadour poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Desvalorização da poética |
pt_BR |
dc.subject |
Devaluation of poetics |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching - poetry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEANDRO, Stella Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Troubadour poetry devalued in textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEANDRO, Stella Soares. A poética trovadoresca desvalorizada nos livros didáticos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28648 |
pt_BR |