DSpace/Manakin Repository

Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, N. N. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee2 AMORIM, Karine Viana.
dc.contributor.referee2ID AMORIM, K. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2828984355069221 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho refere-se à produção textual escrita em um livro didático do ensino médio a partir de seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004). Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva realizada no livro Português Linguagens (2013), volume único, de Willian Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. A pesquisa é qualitativa, e por isso, buscamos responder ao seguinte questionamento: “Qual(is) a(s) concepção(es) de escrita que subjaz(em) o ensino da produção escrita em livro didático de língua portuguesa no ensino médio?” e elegemos como objetivo a extração das propostas de produção escrita do livro didático, bem como a identificação das concepções que as perpassam. Objetivamos também refletir sobre os objetivos do ensino da escrita, a fim de saber como eles cooperam para o fortalecimento desta prática em alunos de ensino médio. As propostas de produção textual extraídas do livro foram analisadas a partir das seis concepções de escrita elencadas por Ivanic (2004): habilidade, criatividade, processo, gênero, prática social e discurso sociopolítico. Fundamentam este trabalho as contribuições autores como Ivanic (2004), Antunes (2003), Marcuschi (2001; 2008), Koch e Elias (2014; 2015) e outros. Conforme análise, verificamos que as propostas sinalizam abrigar concepções mútuas de escrita, ou seja, uma proposta comunga simultaneamente de uma escrita que explora a habilidade, o gênero, o processo e a prática social, sendo esta última a menos recorrente. Contudo, a única concepção que não se verificou foi o discurso sociopolítico, o que faz com que os professores e demais usuários e elaboradores desse material explorem formas de escrita que permitam ao aluno saber que a escrita deve ser utilizada em diversos contextos, partilhando de experiências sociais, não alcançando o discurso sociopolítico da escrita. Desta forma, comprovamos, ao final, que as propostas podem ser compreendidas como parte importante do processo de aprendizagem da língua por meio da exploração de atividades que englobam conhecimentos de gênero, processo, habilidade, criatividade e uso social da língua. Essas concepções possibilitam ao aluno um estudo da língua aplicado às diversas situações comunicativas, que são explorados através do ensino da produção escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2016-11-22
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652
dc.date.accessioned 2023-01-05T13:58:01Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T13:58:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita - ensino médio pt_BR
dc.subject Writing - high school pt_BR
dc.subject Produção textual - ensino médio pt_BR
dc.subject Textual production - high school pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Concepções de escrita pt_BR
dc.subject Writing conceptions pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Writing teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Nathalia Niely Tavares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of writing underlying proposals for textual production in Portuguese language textbooks in high school. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Nathalia Niely Tavares. Concepções de escrita subjacentes às propostas de produção textual em livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28652 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta