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Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil.

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dc.creator.ID LOPES, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4792260728708196 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.description.resumo Algumas obras da literatura infantil contribuem para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, com exceção daquelas de caráter pedagogizantes e diretivo, que podem ou não contribuir dessa forma. Mas, para que isto aconteça, é necessário um novo olhar da instituição escolar sobre o ensino de literatura na contemporaneidade, visando o desenvolvimento de práticas educativas que levem ao aperfeiçoamento das práticas de leitura. Nesse sentido observamos a necessidade de conhecer e cumprir a Lei 10.639/03, que inclui o ensino da História e Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras, para que o aluno possa aprender valores como diversidade e apreciação da cultura negra. Sabendo disso, este trabalho objetiva: identificar os recursos que os autores usam para destacar a negritude das personagens nas obras e dentre tais recursos, como se configura a autoaceitação das personagens; verificar como se configura a autoimagem das personagens negras; investigar a configuração do meio e do espaço em que se situam as personagens negras; analisar como a caracterização dos personagens secundários colaboram para a autoaceitação das protagonistas; e resgatar quais aspectos as obras selecionadas se aproximam ou se diferem, numa análise literária dos livros As tranças de Bintou (2007) da autora Sylviane Anne Diouf, Uma princesa nada boba (2011) do autor Luiz Antônio e O cabelo de Lelê (2007) da autora Valéria Belém, num panorama que, timidamente, expõe a relevância da identidade dos negros na literatura juvenil, do esquecimento às páginas de protagonismo. Apontaremos a construção dos elementos que constituem essas obras, os diálogos existentes entre os textos visual e verbal, de modo a observar se possuem traços das culturas africanas e as possíveis contribuições que essas obras estão proporcionando para o reconhecimento da memória das princesas africanas. Nesse sentido, é importante ressaltar que a contribuição de obras que apresentem o negro não mais de maneira depreciativa é fundamental, pois embora essa mudança de atitude não vá erradicar o preconceito racial, tais medidas são imprescindíveis para ajudar as crianças e os jovens negros a se reconhecerem como descendentes africanos. A partir desses pressupostos, nossas análises estarão fundamentadas nas teorias de Gregorin Filho (2009); Sosa (1978); Coelho (1987 e 2000); Khéde (1990), Oliveira (2003), Gomes (2005), Munanga (1988), Clemente (2010) e Munanga e Gomes (2016). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653
dc.date.accessioned 2023-01-05T17:33:11Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T17:33:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil negra pt_BR
dc.subject Personagens infantis negras - literatura infantil pt_BR
dc.subject Negritude - literatura infantil pt_BR
dc.subject Negros - literatura infantil pt_BR
dc.subject Princesas negras - literatura infantil pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 ensino de História e cultura africana pt_BR
dc.subject Ensino de História e cultura africana - lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Cultura negra - literatura infantil pt_BR
dc.subject Identidade negra e literatura pt_BR
dc.subject Black children's literature pt_BR
dc.subject Black children's characters - children's literature pt_BR
dc.subject Negritude - children's literature pt_BR
dc.subject Blacks - children's literature pt_BR
dc.subject Black princesses - children's literature pt_BR
dc.subject Literature teaching pt_BR
dc.subject Law 10.639/2003 Teaching of African History and Culture pt_BR
dc.subject Teaching of African History and Culture - Law 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Black culture - children's literature pt_BR
dc.subject Black identity and literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Dízia Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between curls, braids and birotes: the construction of black princesses in children's literature. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Dízia Araújo. Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653 pt_BR


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