dc.creator.ID |
LOPES, D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4792260728708196 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.description.resumo |
Algumas obras da literatura infantil contribuem para o crescimento emocional,
cognitivo e para a identificação pessoal da criança, com exceção daquelas de caráter
pedagogizantes e diretivo, que podem ou não contribuir dessa forma. Mas, para que
isto aconteça, é necessário um novo olhar da instituição escolar sobre o ensino de
literatura na contemporaneidade, visando o desenvolvimento de práticas educativas
que levem ao aperfeiçoamento das práticas de leitura. Nesse sentido observamos a
necessidade de conhecer e cumprir a Lei 10.639/03, que inclui o ensino da História e
Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras, para que o aluno possa aprender
valores como diversidade e apreciação da cultura negra. Sabendo disso, este trabalho
objetiva: identificar os recursos que os autores usam para destacar a negritude das
personagens nas obras e dentre tais recursos, como se configura a autoaceitação das
personagens; verificar como se configura a autoimagem das personagens negras;
investigar a configuração do meio e do espaço em que se situam as personagens
negras; analisar como a caracterização dos personagens secundários colaboram para
a autoaceitação das protagonistas; e resgatar quais aspectos as obras selecionadas
se aproximam ou se diferem, numa análise literária dos livros As tranças de Bintou
(2007) da autora Sylviane Anne Diouf, Uma princesa nada boba (2011) do autor Luiz
Antônio e O cabelo de Lelê (2007) da autora Valéria Belém, num panorama que,
timidamente, expõe a relevância da identidade dos negros na literatura juvenil, do
esquecimento às páginas de protagonismo. Apontaremos a construção dos elementos
que constituem essas obras, os diálogos existentes entre os textos visual e verbal, de
modo a observar se possuem traços das culturas africanas e as possíveis
contribuições que essas obras estão proporcionando para o reconhecimento da
memória das princesas africanas. Nesse sentido, é importante ressaltar que a
contribuição de obras que apresentem o negro não mais de maneira depreciativa é
fundamental, pois embora essa mudança de atitude não vá erradicar o preconceito
racial, tais medidas são imprescindíveis para ajudar as crianças e os jovens negros a
se reconhecerem como descendentes africanos. A partir desses pressupostos,
nossas análises estarão fundamentadas nas teorias de Gregorin Filho (2009); Sosa
(1978); Coelho (1987 e 2000); Khéde (1990), Oliveira (2003), Gomes (2005), Munanga
(1988), Clemente (2010) e Munanga e Gomes (2016). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T17:33:11Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T17:33:11Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil negra |
pt_BR |
dc.subject |
Personagens infantis negras - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Princesas negras - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2003 ensino de História e cultura africana |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História e cultura africana - lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura negra - literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Black children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Black children's characters - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Black princesses - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10.639/2003 Teaching of African History and Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of African History and Culture - Law 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Black culture - children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity and literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Dízia Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between curls, braids and birotes: the construction of black princesses in children's literature. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Dízia Araújo. Entre cachos, tranças e birotes: a construção de princesas negras na literatura infantil. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28653 |
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