dc.creator.ID |
COSTA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIZ, Josilene Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARIZ, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Paloma. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Em nossa sociedade, mesmo após tantas conquistas, os discursos que são reproduzidos acerca
da literatura africana ainda são marcados por estereótipos. Parece ainda haver certa insistência
em se negar a importância histórico-social da cultura africana em todo o mundo, inclusive no
Brasil. Fato que culmina na disseminação de preconceitos acerca da história dos negros em
nosso país, além de se repassar também uma única visão do continente africano como um
espaço no qual só há miséria, doenças e animais selvagens, desconsiderando-se toda a riqueza
que existe nos países que o constituem. A literatura africana na contemporaneidade permite que
os escritores produzam textos livres de manipulações, mostrando assim as injustiças sociais que
o cercam; mas, mostram principalmente, que a África continua sendo um continente esquecido
por muitos e cercado por um pensamento segregacionista. Nesse sentido, o presente trabalho
busca promover uma reflexão acerca da literatura africana como instrumento que pode auxiliar
na construção da identidade de jovens negros. Dessa forma, à luz dos estudos de Candido
(2000), Brait (1995), Bauman (2005) e Hall (2006), refletiremos sobre as faces da protagonista
Ifemelu, no romance Americanah (2014), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Por esse viés, o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa
e está dividido em três capítulos. No primeiro, apresentamos o aporte teórico para uma posterior
leitura da protagonista do romance. Na sequência, buscamos situar a escritora na atualidade,
destacando-se o seu papel na literatura afro-americana, além de se fazer sobressair também a
própria literatura africana na contemporaneidade, resgatando-se o histórico acerca da literatura
nigeriana no âmbito da literatura pós-colonial. O terceiro traz uma necessária discussão sobre
as faces da personagem protagonista do romance analisado. As reflexões realizadas sinalizam
importantes contribuições para pesquisas futuras, pois é evidente o silenciamento da voz
feminina em diversos espaços, tais como: política, economia, comando de ações, sobretudo se
as mulheres em questão forem negras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Algumas faces da protagonista Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Adichie. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
In our society, despite of many achievements, the discourse on African literature is still
characterized by stereotypes. It seems that there is a certain attachment to ignore the importance
of the historical, social context related to the African culture around the world, including Brazil.
This fact results in the dissemination of prejudice concerning the history of the negroes in our
country, in addition to show an overview on the African continent as a place in which the
poverty, the disease and wild animals prevails, what makes to disregard all of the richness of
its countries. The contemporary African literature allows the writers to produce their proper
text contents in order to report the social injustices that surround them; but they report, in fact,
that Africa continues to be an undervalued continent for several people, besides sharing a
segregationist feeling. From this perspective, this study seeks to provide a reflection on the
African literature as a tool that can help with the development of the young negroes identity.
This way, from the studies of Candido (2000), Brait (1995), Bauman (2005) and Hall (2006)
we will reflect on the complexity of Ifemelu, the protagonist of the novel Americanah (2014),
by the Nigerian writer Chimamanda Ngozi Adichie. In this line, this current study is
characterized by a bibliographic, qualitative research that is divided in three chapters. In the
first one, it is presented a theoretical background for a subsequent interpretation of the
protagonist on the novel. Then, it is seeked to situate the writer in the present time, so that the
role of the Afro-American literature can be highlighted, in order to enhance the proper African
literature in the contemporary time, by ensuring the historical on the Nigerian literature in the
post- colonial literature field. The last chapter involves an essential discussion about the
complexity of the principal character on the novel analyzed. The viewpoints achieved reveal
important contributions to further studies, because it is clear the lack of female speech in several
fields, such as: politics, economy, order commands, especially when these women are negroes
ones. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28658 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T17:55:53Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T17:55:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Chimamanda Adichie - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Chimamanda Adichie - critique and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Personagem feminina Ifemelu - Chimamanda Adichie |
pt_BR |
dc.subject |
Female Character Ifemelu - Chimamanda Adichie |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura africana - romance |
pt_BR |
dc.subject |
African Literature - Romance |
pt_BR |
dc.subject |
Romance africano - Chimamanda Adichie |
pt_BR |
dc.subject |
African Romance - Chimamanda Adichie |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura africana |
pt_BR |
dc.subject |
African culture |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade - literatura africana |
pt_BR |
dc.subject |
Identity - African Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura nigeriana |
pt_BR |
dc.subject |
Nigerian Literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Joseane dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Some faces of the protagonist Ifemelu in the novel Americanah, by Chimamanda Adichie. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Joseane dos Santos. Algumas faces da protagonista Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Adichie. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28658 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Dans notre société, même après tant de conquêtes, les discours reproduits à propos de la
littérature africaine sont encore marqués par les stéréotypes. Il semble encore exister une
certaine insistance sur le refus de l’importance socio-historique de la culture africaine dans le
monde entier, notamment au Brésil. Fait qui culmine dans la diffusion des préjugés sur l’histoire
des noirs dans notre pays, en propageant aussi un seul point de vue sur le continent africain
comme un espace dans lequel il n’y a que la pauvreté, les maladies et les animaux sauvages, ne
tenant pas compte toute la richesse qui existe dans tous les pays qui le composent. Dans la
contemporanéité, la littérature africaine permet que les écrivains produisent des textes libres de
manipulations, montrant ainsi les injustices sociales qui l’entourent ; mais, surtout, montrent
que l’Afrique reste un continent oublié par beaucoup de gens et entouré d’une pensée
ségrégationniste. En ce sens, ce travail vise à promouvoir une réflexion sur la littérature
africaine comme un instrument qui peut aider la construction de l’identité des jeunes hommes
noirs. Ainsi, à la lumière des études de Candido (2000), Brait (1995), Bauman (2005) et Hall
(2006), nous réfléchirons sur les visages de la protagoniste Ifemelu dans le roman Americanah
(2014), de l’écrivaine nigériane Chimamanda Ngozi Adichie. Par ce biais, ce travail se
caractérise comme une recherche bibliographique et qualitative, divisée en trois chapitres. Dans
le premier, nous présentons la contribution théorique à une postérieure lecture de la protagoniste
du roman. Après, nous situons l’écrivaine dans l’actualité, en mettant en relief son rôle dans la
littérature afro-américaine, en plus de faire ressortir également la propre littérature africaine
dans la contemporanéité et l’historique de la littérature nigériane dans le contexte de la
littérature postcoloniale. Le troisième chapitre apporte un débat nécessaire sur les visages du
personnage protagoniste du roman analysé. Les réflexions réalisées ont apporté des
contributions pour des recherches futures, car il est évident le silence de la voix féminine en
plusieurs espaces, tels comme : la politique, l’économie, le contrôle d’actions, surtout si les
femmes en question seraient noires. |
pt_BR |