DSpace/Manakin Repository

Algumas faces da protagonista Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Adichie.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID MARIZ, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Paloma.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, P. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 pt_BR
dc.description.resumo Em nossa sociedade, mesmo após tantas conquistas, os discursos que são reproduzidos acerca da literatura africana ainda são marcados por estereótipos. Parece ainda haver certa insistência em se negar a importância histórico-social da cultura africana em todo o mundo, inclusive no Brasil. Fato que culmina na disseminação de preconceitos acerca da história dos negros em nosso país, além de se repassar também uma única visão do continente africano como um espaço no qual só há miséria, doenças e animais selvagens, desconsiderando-se toda a riqueza que existe nos países que o constituem. A literatura africana na contemporaneidade permite que os escritores produzam textos livres de manipulações, mostrando assim as injustiças sociais que o cercam; mas, mostram principalmente, que a África continua sendo um continente esquecido por muitos e cercado por um pensamento segregacionista. Nesse sentido, o presente trabalho busca promover uma reflexão acerca da literatura africana como instrumento que pode auxiliar na construção da identidade de jovens negros. Dessa forma, à luz dos estudos de Candido (2000), Brait (1995), Bauman (2005) e Hall (2006), refletiremos sobre as faces da protagonista Ifemelu, no romance Americanah (2014), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Por esse viés, o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa e está dividido em três capítulos. No primeiro, apresentamos o aporte teórico para uma posterior leitura da protagonista do romance. Na sequência, buscamos situar a escritora na atualidade, destacando-se o seu papel na literatura afro-americana, além de se fazer sobressair também a própria literatura africana na contemporaneidade, resgatando-se o histórico acerca da literatura nigeriana no âmbito da literatura pós-colonial. O terceiro traz uma necessária discussão sobre as faces da personagem protagonista do romance analisado. As reflexões realizadas sinalizam importantes contribuições para pesquisas futuras, pois é evidente o silenciamento da voz feminina em diversos espaços, tais como: política, economia, comando de ações, sobretudo se as mulheres em questão forem negras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Algumas faces da protagonista Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Adichie. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract In our society, despite of many achievements, the discourse on African literature is still characterized by stereotypes. It seems that there is a certain attachment to ignore the importance of the historical, social context related to the African culture around the world, including Brazil. This fact results in the dissemination of prejudice concerning the history of the negroes in our country, in addition to show an overview on the African continent as a place in which the poverty, the disease and wild animals prevails, what makes to disregard all of the richness of its countries. The contemporary African literature allows the writers to produce their proper text contents in order to report the social injustices that surround them; but they report, in fact, that Africa continues to be an undervalued continent for several people, besides sharing a segregationist feeling. From this perspective, this study seeks to provide a reflection on the African literature as a tool that can help with the development of the young negroes identity. This way, from the studies of Candido (2000), Brait (1995), Bauman (2005) and Hall (2006) we will reflect on the complexity of Ifemelu, the protagonist of the novel Americanah (2014), by the Nigerian writer Chimamanda Ngozi Adichie. In this line, this current study is characterized by a bibliographic, qualitative research that is divided in three chapters. In the first one, it is presented a theoretical background for a subsequent interpretation of the protagonist on the novel. Then, it is seeked to situate the writer in the present time, so that the role of the Afro-American literature can be highlighted, in order to enhance the proper African literature in the contemporary time, by ensuring the historical on the Nigerian literature in the post- colonial literature field. The last chapter involves an essential discussion about the complexity of the principal character on the novel analyzed. The viewpoints achieved reveal important contributions to further studies, because it is clear the lack of female speech in several fields, such as: politics, economy, order commands, especially when these women are negroes ones. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28658
dc.date.accessioned 2023-01-05T17:55:53Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T17:55:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Chimamanda Adichie - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Chimamanda Adichie - critique and interpretation pt_BR
dc.subject Personagem feminina Ifemelu - Chimamanda Adichie pt_BR
dc.subject Female Character Ifemelu - Chimamanda Adichie pt_BR
dc.subject Literatura africana - romance pt_BR
dc.subject African Literature - Romance pt_BR
dc.subject Romance africano - Chimamanda Adichie pt_BR
dc.subject African Romance - Chimamanda Adichie pt_BR
dc.subject Cultura africana pt_BR
dc.subject African culture pt_BR
dc.subject Identidade - literatura africana pt_BR
dc.subject Identity - African Literature pt_BR
dc.subject Literatura nigeriana pt_BR
dc.subject Nigerian Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Joseane dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Some faces of the protagonist Ifemelu in the novel Americanah, by Chimamanda Adichie. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Joseane dos Santos. Algumas faces da protagonista Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Adichie. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28658 pt_BR
dc.description.resume Dans notre société, même après tant de conquêtes, les discours reproduits à propos de la littérature africaine sont encore marqués par les stéréotypes. Il semble encore exister une certaine insistance sur le refus de l’importance socio-historique de la culture africaine dans le monde entier, notamment au Brésil. Fait qui culmine dans la diffusion des préjugés sur l’histoire des noirs dans notre pays, en propageant aussi un seul point de vue sur le continent africain comme un espace dans lequel il n’y a que la pauvreté, les maladies et les animaux sauvages, ne tenant pas compte toute la richesse qui existe dans tous les pays qui le composent. Dans la contemporanéité, la littérature africaine permet que les écrivains produisent des textes libres de manipulations, montrant ainsi les injustices sociales qui l’entourent ; mais, surtout, montrent que l’Afrique reste un continent oublié par beaucoup de gens et entouré d’une pensée ségrégationniste. En ce sens, ce travail vise à promouvoir une réflexion sur la littérature africaine comme un instrument qui peut aider la construction de l’identité des jeunes hommes noirs. Ainsi, à la lumière des études de Candido (2000), Brait (1995), Bauman (2005) et Hall (2006), nous réfléchirons sur les visages de la protagoniste Ifemelu dans le roman Americanah (2014), de l’écrivaine nigériane Chimamanda Ngozi Adichie. Par ce biais, ce travail se caractérise comme une recherche bibliographique et qualitative, divisée en trois chapitres. Dans le premier, nous présentons la contribution théorique à une postérieure lecture de la protagoniste du roman. Après, nous situons l’écrivaine dans l’actualité, en mettant en relief son rôle dans la littérature afro-américaine, en plus de faire ressortir également la propre littérature africaine dans la contemporanéité et l’historique de la littérature nigériane dans le contexte de la littérature postcoloniale. Le troisième chapitre apporte un débat nécessaire sur les visages du personnage protagoniste du roman analysé. Les réflexions réalisées ont apporté des contributions pour des recherches futures, car il est évident le silence de la voix féminine en plusieurs espaces, tels comme : la politique, l’économie, le contrôle d’actions, surtout si les femmes en question seraient noires. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta