dc.creator.ID |
NEGROMONTE, K. K. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7931100714335297 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o surgimento e a expansão da internet, a linguagem verbal vem ganhando novos
contornos para veicular informações de natureza variada. No caso de conteúdos de
língua portuguesa, as palavras unem-se aos gestos, às entoações e às imagens que no
ambiente virtual têm uma forte potencialidade ao tratar diversos conteúdos gramaticais.
Diante dessa nova realidade, as imagens ocupam um lugar central na divulgação e
explicação de conteúdos exigidos para a realização de provas do ENEM. Sob esta ótica,
esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Que tipo de relação é possível
estabelecer entre a utilização de imagens em blogs de Língua Portuguesa e a concepção
de gramática? Para isso, temos como objetivo geral: analisar o funcionamento de
imagens como mediadoras do ensino de conteúdos gramaticais de Língua Portuguesa; e,
como, objetivos específicos visamos: 1) relacionar os tipos de imagens encontrados nos
blogs com as concepções de gramática; 2) constatar a adequação do recurso digital
sugerido como complementar ao ensino de gramática. A seleção das imagens foi
realizada em quatro blogs recomendados para a divulgação de conteúdos úteis de
aspectos gramaticais, no link, https://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-eblogs-
de-gramatica-do-brasil/. Para a apreciação do corpus de análise, ancoramos
nossas reflexões teóricas em dois eixos: (1) Multiletramentos e ambientes virtuais
(Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002;
Silva, 2013; Braga, 2010; dentre outros) e (2) Língua Portuguesa: concepções e
conteúdos (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013; dentre outros).
De base metodológica descritivo-qualiquantitativa, situada nos estudos netnográficos,
tratamos os dados a partir de três critérios: espacial, funcional e de usabilidade. Com
base nesse critério, as imagens foram denominadas como ilustrativas, complementares,
fundamentais e desconexas que, em função da exposição de conteúdos gramaticais,
evidenciaram relações de associação, de equivalência e de essencialidade, face à
exposição do conteúdo a que estavam vinculadas. A correlação entre imagem e
conteúdo sinalizou concepções gramaticais tais como a gramática indutiva, a de uso e a
teórica e normativa. Dentre elas, a menos utilizada, é a que toma os conteúdos
gramaticais a partir de um viés reflexivo. Assim, apesar de recursos facilitados pela
tecnologia, muito ainda há para se explorar e conhecer sobre a adequação e
funcionalidade do potencial educativo das imagens em blogs com fins de ensino e
aprendizagem de conteúdos em Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.description.abstract |
With the coming and expansion of the internet, the verbal Language has been gaining
new contourns to place varied nature information. In the case of Portuguese contents,
the words join to the gestures, to the intonation and to the pictures that on the verbal
enviroment has a strong potencial, when it comes to gramatical contents. Faced This
new reality, the imagens occupy a central place on the disclosure and explanion of the
riquired contents to the ENEM. In this sense, the research has the following question:
What kind of the relation it is possible to establish between the use of images on blogs
in Portuguese and the conseption of grammar teaching? Concerning this investigation,
we have as its main goal: To analyze the functioning of images as mediators of the
teaching of grammatical contents of Portuguese Language; and for the specific ones we
aim 1) to relate the types of images found in blogs with the conceptions of grammar; 2)
To verify the appropriateness of the digital resource suggested as a complement to
grammar teaching. The imagens selection was due from four blogs recomended to the
disclosure of the gramatical useful aspects. (https://www.infoenem.com.br/os-10-
melhores-sites-e-blogs-de-gramatica-do-brasil/). To apreciate the corpus analizes, we
foccused our theorical reflections in two axis: (1) Multiliteracy and virtual enviroment
(Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002;
Silva, 2013; Braga, 2010; among others.) and (2) Langue Portuguese: Conceptions and
contents (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013;, among others).
The metodoligical discriptive-qualiquantitative base, sited on the netnographics studies,
we treated the datas starting from three criteria: space, functional and usability. Based
on this criteria, the images were named as ilustrative, complementary, fundamental and
disconected; Due to the exposition of the gramatical contents, demonstrated relation of
assossiation, equivalence and essentiality. The relation among imagem and contents
signated gramatical Conceptions such as the inductive grammar, the one we use and the
theorical and normative one. Among them, the less useful one is the one that takes
grammar through a reflexive view. Although the resources provided, by tecnology, there
are lots of things to explore and study about adequacy and functionality of images'
educational potential in blogs of learning and teaching Portuguese contents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T18:06:14Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T18:06:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Examination - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens em blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Images on blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos gramaticais - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar content - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gramática - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar teaching - blogs |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem como recurso multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Image as a multimodal resource |
pt_BR |
dc.subject |
Hipertexto |
pt_BR |
dc.subject |
Hypertext |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de língua e linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Concepts of language and language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEGROMONTE, Katianny Késia Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Images and grammatical content in Portuguese on blogs recommended by ENEM. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEGROMONTE, Katianny Kesia Mendes. Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661 |
pt_BR |