DSpace/Manakin Repository

Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NEGROMONTE, K. K. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7931100714335297 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee2ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.description.resumo Com o surgimento e a expansão da internet, a linguagem verbal vem ganhando novos contornos para veicular informações de natureza variada. No caso de conteúdos de língua portuguesa, as palavras unem-se aos gestos, às entoações e às imagens que no ambiente virtual têm uma forte potencialidade ao tratar diversos conteúdos gramaticais. Diante dessa nova realidade, as imagens ocupam um lugar central na divulgação e explicação de conteúdos exigidos para a realização de provas do ENEM. Sob esta ótica, esta pesquisa tem a seguinte questão norteadora: Que tipo de relação é possível estabelecer entre a utilização de imagens em blogs de Língua Portuguesa e a concepção de gramática? Para isso, temos como objetivo geral: analisar o funcionamento de imagens como mediadoras do ensino de conteúdos gramaticais de Língua Portuguesa; e, como, objetivos específicos visamos: 1) relacionar os tipos de imagens encontrados nos blogs com as concepções de gramática; 2) constatar a adequação do recurso digital sugerido como complementar ao ensino de gramática. A seleção das imagens foi realizada em quatro blogs recomendados para a divulgação de conteúdos úteis de aspectos gramaticais, no link, https://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-eblogs- de-gramatica-do-brasil/. Para a apreciação do corpus de análise, ancoramos nossas reflexões teóricas em dois eixos: (1) Multiletramentos e ambientes virtuais (Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002; Silva, 2013; Braga, 2010; dentre outros) e (2) Língua Portuguesa: concepções e conteúdos (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013; dentre outros). De base metodológica descritivo-qualiquantitativa, situada nos estudos netnográficos, tratamos os dados a partir de três critérios: espacial, funcional e de usabilidade. Com base nesse critério, as imagens foram denominadas como ilustrativas, complementares, fundamentais e desconexas que, em função da exposição de conteúdos gramaticais, evidenciaram relações de associação, de equivalência e de essencialidade, face à exposição do conteúdo a que estavam vinculadas. A correlação entre imagem e conteúdo sinalizou concepções gramaticais tais como a gramática indutiva, a de uso e a teórica e normativa. Dentre elas, a menos utilizada, é a que toma os conteúdos gramaticais a partir de um viés reflexivo. Assim, apesar de recursos facilitados pela tecnologia, muito ainda há para se explorar e conhecer sobre a adequação e funcionalidade do potencial educativo das imagens em blogs com fins de ensino e aprendizagem de conteúdos em Língua Portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM. pt_BR
dc.date.issued 2017-04
dc.description.abstract With the coming and expansion of the internet, the verbal Language has been gaining new contourns to place varied nature information. In the case of Portuguese contents, the words join to the gestures, to the intonation and to the pictures that on the verbal enviroment has a strong potencial, when it comes to gramatical contents. Faced This new reality, the imagens occupy a central place on the disclosure and explanion of the riquired contents to the ENEM. In this sense, the research has the following question: What kind of the relation it is possible to establish between the use of images on blogs in Portuguese and the conseption of grammar teaching? Concerning this investigation, we have as its main goal: To analyze the functioning of images as mediators of the teaching of grammatical contents of Portuguese Language; and for the specific ones we aim 1) to relate the types of images found in blogs with the conceptions of grammar; 2) To verify the appropriateness of the digital resource suggested as a complement to grammar teaching. The imagens selection was due from four blogs recomended to the disclosure of the gramatical useful aspects. (https://www.infoenem.com.br/os-10- melhores-sites-e-blogs-de-gramatica-do-brasil/). To apreciate the corpus analizes, we foccused our theorical reflections in two axis: (1) Multiliteracy and virtual enviroment (Kleiman, 2008; Dionísio, 2005, 2013; Marcuschi, 2010; Miller, 2012; Xavier, 2002; Silva, 2013; Braga, 2010; among others.) and (2) Langue Portuguese: Conceptions and contents (Antunes, 2003; Mendonça, 2006; Zabala, 2009; Braga, 2013;, among others). The metodoligical discriptive-qualiquantitative base, sited on the netnographics studies, we treated the datas starting from three criteria: space, functional and usability. Based on this criteria, the images were named as ilustrative, complementary, fundamental and disconected; Due to the exposition of the gramatical contents, demonstrated relation of assossiation, equivalence and essentiality. The relation among imagem and contents signated gramatical Conceptions such as the inductive grammar, the one we use and the theorical and normative one. Among them, the less useful one is the one that takes grammar through a reflexive view. Although the resources provided, by tecnology, there are lots of things to explore and study about adequacy and functionality of images' educational potential in blogs of learning and teaching Portuguese contents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661
dc.date.accessioned 2023-01-05T18:06:14Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T18:06:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Blogs pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject National High School Examination - ENEM pt_BR
dc.subject Imagens em blogs pt_BR
dc.subject Images on blogs pt_BR
dc.subject Gramática - blogs pt_BR
dc.subject Grammar - blogs pt_BR
dc.subject Conteúdos gramaticais - blogs pt_BR
dc.subject Grammar content - blogs pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - blogs pt_BR
dc.subject Portuguese language - blogs pt_BR
dc.subject Ensino de gramática - blogs pt_BR
dc.subject Grammar teaching - blogs pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Imagem como recurso multimodal pt_BR
dc.subject Image as a multimodal resource pt_BR
dc.subject Hipertexto pt_BR
dc.subject Hypertext pt_BR
dc.subject Concepções de língua e linguagem pt_BR
dc.subject Concepts of language and language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEGROMONTE, Katianny Késia Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Images and grammatical content in Portuguese on blogs recommended by ENEM. pt_BR
dc.identifier.citation NEGROMONTE, Katianny Kesia Mendes. Imagens e conteúdos gramaticais de língua portuguesa em blogs recomendados pelo ENEM. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28661 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta