dc.creator.ID |
PAZ, R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7370979814687033 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEAL, José Luciano Marculino. |
|
dc.description.resumo |
Esse trabalho parte do interesse de analisar de que forma o sujeito negro está sendo
representado nas peças publicitárias atuais e o que os discursos presentes na
publicidade brasileira desvelam sobre a posição dele na sociedade contemporânea.
Assim, a pesquisa voltou-se para analisar os discursos e imagens difundidas pela
publicidade, tendo como foco a reprodução de estereótipos e sua influência na
propagação do preconceito e racismo. Para guiar a investigação que pauta esta
pesquisa, a Análise Dialógica do Discurso foi escolhida como crivo teóricometodológico;
por esta via, as considerações teóricas fincaram-se essencialmente
nos estudos de Bakhtin; desde seus postulados sobre dialogismo, aos conceitos de
tom valorativos e gêneros discursivos. O corpus da pesquisa é composto por quatro
anúncios publicitários, digitalizados diretamente de revistas ou extraídos de sites da
internet, selecionados segundo operadores de linguagem não verbal e verbal, nos
quais se pode analisar os discursos que cerceiam a presença do sujeito negro, o
racismo e a (re)produção de estereótipos. Portanto, esse trabalho teve como
objetivo principal investigar os discursos que acompanham o sujeito negro nas
publicidades, buscando compreender como contribuem para a formação ou
fortalecimento de estereótipos raciais. Por fim, cabe destacar que a escolha por
estudar a presença do negro na publicidade, investigado pelo viés da análise do
discurso bakhtiniana, se justifica pelo entendimento de que a publicidade constitui
um universo simbólico de produção e reprodução de discursos preconceituosos
acerca da raça negra. Entretanto, é importante frisar que essa veia racista não é
automaticamente decalcada nos anúncios, mas neles encontra um meio de
dispersão, como verificado no corpus deste trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-10-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T19:46:07Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T19:46:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estereótipos - construção discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Negro na publicidade brasileira contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade - representação negra |
pt_BR |
dc.subject |
Análise dialógica do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito negro - publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogismo |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero publicitário e sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Stereotypes - discursive construction |
pt_BR |
dc.subject |
Speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Black in contemporary Brazilian advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising - black representation |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogic discourse analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Black subject - advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogism |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising genre and society |
pt_BR |
dc.subject |
Bakhtin |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAZ, Rafaella Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The discursive construction of stereotypes: representation of black people in contemporary Brazilian advertisements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAZ, Rafaella Silva. A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 |
pt_BR |