DSpace/Manakin Repository

A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PAZ, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7370979814687033 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de.
dc.contributor.referee2 LEAL, José Luciano Marculino.
dc.description.resumo Esse trabalho parte do interesse de analisar de que forma o sujeito negro está sendo representado nas peças publicitárias atuais e o que os discursos presentes na publicidade brasileira desvelam sobre a posição dele na sociedade contemporânea. Assim, a pesquisa voltou-se para analisar os discursos e imagens difundidas pela publicidade, tendo como foco a reprodução de estereótipos e sua influência na propagação do preconceito e racismo. Para guiar a investigação que pauta esta pesquisa, a Análise Dialógica do Discurso foi escolhida como crivo teóricometodológico; por esta via, as considerações teóricas fincaram-se essencialmente nos estudos de Bakhtin; desde seus postulados sobre dialogismo, aos conceitos de tom valorativos e gêneros discursivos. O corpus da pesquisa é composto por quatro anúncios publicitários, digitalizados diretamente de revistas ou extraídos de sites da internet, selecionados segundo operadores de linguagem não verbal e verbal, nos quais se pode analisar os discursos que cerceiam a presença do sujeito negro, o racismo e a (re)produção de estereótipos. Portanto, esse trabalho teve como objetivo principal investigar os discursos que acompanham o sujeito negro nas publicidades, buscando compreender como contribuem para a formação ou fortalecimento de estereótipos raciais. Por fim, cabe destacar que a escolha por estudar a presença do negro na publicidade, investigado pelo viés da análise do discurso bakhtiniana, se justifica pelo entendimento de que a publicidade constitui um universo simbólico de produção e reprodução de discursos preconceituosos acerca da raça negra. Entretanto, é importante frisar que essa veia racista não é automaticamente decalcada nos anúncios, mas neles encontra um meio de dispersão, como verificado no corpus deste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. pt_BR
dc.date.issued 2017-10-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667
dc.date.accessioned 2023-01-05T19:46:07Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T19:46:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estereótipos - construção discursiva pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Negro na publicidade brasileira contemporânea pt_BR
dc.subject Publicidade - representação negra pt_BR
dc.subject Análise dialógica do discurso pt_BR
dc.subject Sujeito negro - publicidade pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Gênero publicitário e sociedade pt_BR
dc.subject Bakhtin pt_BR
dc.subject Stereotypes - discursive construction pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Black in contemporary Brazilian advertising pt_BR
dc.subject Advertising - black representation pt_BR
dc.subject Dialogic discourse analysis pt_BR
dc.subject Black subject - advertising pt_BR
dc.subject Dialogism pt_BR
dc.subject Advertising genre and society pt_BR
dc.subject Bakhtin pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAZ, Rafaella Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The discursive construction of stereotypes: representation of black people in contemporary Brazilian advertisements. pt_BR
dc.identifier.citation PAZ, Rafaella Silva. A construção discursiva de estereótipos: representação do negro em peças publicitárias brasileiras contemporâneas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28667 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta