dc.creator.ID |
FERREIRA, S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, P. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma realidade na vida de professores e
alunos. Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da
educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de
escolaridade, passa a partir de 2009 a ser utilizado também como mecanismo de seleção para
o ingresso no ensino superior, passando assim por uma série de mudanças metodológicas e
políticas. O texto que ora apresentamos tem como objeto de estudo as questões do ENEM
que abordam o gênero literário poesia, contidas nas provas referentes aos anos de 2012 a
2016; e, a Matriz de Referência, documento norteador das questões apresentadas pelo exame.
Intentamos analisar a abordagem da poesia nas referidas provas, a fim de verificar se essa
abordagem possibilita a reflexão e criticidade do leitor literário de poesia. Nossa pesquisa é de
natureza documental tendo como foco de análise as provas do ENEM de 2012 a 2016 e a
Matriz de Referência para o referido exame. Apresentaremos, nesse estudo, como
fundamentos teóricos, uma breve reflexão sobre a descrição teórica de conceitos de literatura
e poesia, a partir dos autores: Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido
(2011), entre outros, bem como a reflexão de tais conceitos enquanto objetos de ensino. Em
seguida, apresentaremos algumas possibilidades de abordagem da poesia em sala de aula,
tendo em vista a necessidade de práticas metodológicas que auxiliem no processo formativo
do leitor literário, fundamentados em Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) entre outros.
Por fim, analisaremos dez questões que abordam o gênero literário poesia, sendo duas
questões referentes a cada edição do exame. Como resultado das análises, identificamos que,
com base na teoria discutida e na Matriz de Referência do ENEM, as questões propostas de
análise de poesia apresentam-se como um modelo eficiente em certa medida, pois como
verificamos, apresenta questões contextualizadas que de fato possibilita ao aluno por em
prática habilidades e competências leitoras de refletir, inferir, relacionar. Entretanto,
constatamos também questões um tanto problemáticas, na qual utiliza o texto como pretexto
para abordagem de outros conteúdos. Logo, as questões em sua maioria apresentam-se como
possibilidades de reflexão e criticidade do leitor literário, mostrando-se assim como um
instrumento que pode ser eficaz na abordagem da poesia no contexto de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) is a reality in the teachers and students lives.
Created in 1998 with the objective of evaluating the performance of the students at the end of
the high school, searching to contribute for the improvement in the quality of this educational
level, it starts from 2009 on being utilized as a tool of selection to the ingression in the higher
education, thus having a series of methodological an political changes. The text now
presented has as it object of study the ENEM’s questions that approaches the literary genre
poetry, contained in the tests referent to the years of 2012 to 2016; and, the Reference Matrix,
the guiding document of the questions approached by the exam. We attempted to analyze the
poetry’s approach in the referred tests, in order to verify if this approach enables the reflection
and criticism of the poetry’s literary reader. Our research has a documentary behavior that
focuses on analyzing the ENEM’s questions of the years 2012 to 2016 and the Reference
Matrix to the current exam. We will introduce, in this paper, with theoretical foundations, a
brief reflection about the theoretical description of literature and poetry, based on the authors:
Coutinho (2008); Souza (2007); Bamberger (1986); Candido (2011), among others, as well as
a reflection about such concepts while object of teaching. Next, we will present some
possibilities of approaching the poetry in the classroom, taking in consideration the necessity
of methodological practice to assist the formative process of the literary reader substantiated
in Petit (2009); Pinheiro (2007); Silva (2013) among others. Finally, we will analyze ten
questions that cover the literary genre poetry, two of them being referred to each edition of the
exam. As a result of the analysis, we identified that, based on the discussed theory and the
ENEM’s Reference Matrix; the proposed questions of poetry’s analysis are presented as an
efficient model in a certain way, as we verified, it presents contextualized questions that
enables the students to put in practice the reading skills and competence to reflect, infer and
relate. However, we also noticed some problematic questions, in which the text is utilized as a
pretext to the approach of other contents. Then, mostly of the questions are presented as
possibilities of reflection and criticism from the literary reader, revealing themselves as
efficient tools to approaching the poetry on the educational context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T19:47:22Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T19:47:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia no ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura no ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores literários |
pt_BR |
dc.subject |
Provas do ENEM - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Leitores literários - formação |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Examination - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry in ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature at ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Training of literary readers |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM exams - poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Literary readers - training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Sabrina Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Poetry in ENEM: reflections and perspectives for the formation of the literary reader. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Sabrina Silva. A poesia no ENEM: reflexões e perspectivas para a formação do leitor literário. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28668 |
pt_BR |