dc.creator.ID |
SABINO, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3712611802666241 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, T. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Francielle Suenia da. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa é resultado dos estudos realizado na escola pública estadual de ensino
fundamental e médio José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio – PB, a partir dos
contos ―Quantos filhos Natalina teve?‖ e ―Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos‖ da obra
Olhos d`agua da escritora mineira e contemporânea Conceição Evaristo. Este estudo tem
como fim intervir e atenuar nas lacunas existente no ensino de literatura na educação básica,
além de verificar a recepção e reflexão dos alunos, obtendo enfoque nas diversas temáticas do
século XXI e na construção do sujeito afrobrasileiro/negro no âmbito escolar. Acreditamos
que o estudo em foco seja relevante, pois apresenta possibilidades para trabalhar a literatura
afrobrasileira, constituindo, ferramentas fundamentais para a formação educacional brasileira,
a partir dos estudos étnicos, sociais e culturais. Como pressupostos teóricos, utilizamos os
estudiosos Eduardo de Assis Duarte (2011) e Luíza Lobo (1998), que contribuem para os
estudos literatura negra/afrobrasileira. E os conceitos de literatura contemporânea e ou na sala
de aula de Alfredo Bosi (1974) e Regina Dalcastagné (2007). Utilizamos, ainda, para
metodologia, as concepções de Jauss (1994) a respeito da Estética da recepção e os método
recepcionais de Bordini & Aguiar (1988), além dos princípios básicos para sequência didática
básica de Cosson (2014). Esta investigação conclui que o ensino de literatura afrobrasileira/
negra é relevante e indispensável tanto quanto o ensino de língua, na formação do
leitor. Para além disso, a educação brasileira necessita, prementemente, fazer uma avaliação a
respeito do ensino de literatura afrobrasileira no âmbito escolar, bem como considerar novos
caminhos que visibilizem pedagogicamente a questão racial no contexto social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T19:58:15Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T19:58:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Conceição Evaristo - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura afro-brasileira na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Contos afro-brasileiros |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura mineira - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura negra |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria feminina negra - contos |
pt_BR |
dc.subject |
Conceição Evaristo - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian Literature in the Classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Contemporary literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reception aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching - short stories |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian Tales |
pt_BR |
dc.subject |
José Bronzeado Sobrinho State School - Remígio - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Minas Gerais literature - short stories |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - short stories |
pt_BR |
dc.subject |
Black literature |
pt_BR |
dc.subject |
Black female authorship - short stories |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SABINO, Raneide Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Olhos D’água by Conceição Evaristo in the classroom: a teaching experience with the short stories “How many children did Natalina have?” and “Zaíta forgot to put away the toys”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SABINO, Raneide Barbosa. Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671 |
pt_BR |