DSpace/Manakin Repository

Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SABINO, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3712611802666241 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Francielle Suenia da.
dc.description.resumo Esta pesquisa é resultado dos estudos realizado na escola pública estadual de ensino fundamental e médio José Bronzeado Sobrinho no município de Remígio – PB, a partir dos contos ―Quantos filhos Natalina teve?‖ e ―Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos‖ da obra Olhos d`agua da escritora mineira e contemporânea Conceição Evaristo. Este estudo tem como fim intervir e atenuar nas lacunas existente no ensino de literatura na educação básica, além de verificar a recepção e reflexão dos alunos, obtendo enfoque nas diversas temáticas do século XXI e na construção do sujeito afrobrasileiro/negro no âmbito escolar. Acreditamos que o estudo em foco seja relevante, pois apresenta possibilidades para trabalhar a literatura afrobrasileira, constituindo, ferramentas fundamentais para a formação educacional brasileira, a partir dos estudos étnicos, sociais e culturais. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudiosos Eduardo de Assis Duarte (2011) e Luíza Lobo (1998), que contribuem para os estudos literatura negra/afrobrasileira. E os conceitos de literatura contemporânea e ou na sala de aula de Alfredo Bosi (1974) e Regina Dalcastagné (2007). Utilizamos, ainda, para metodologia, as concepções de Jauss (1994) a respeito da Estética da recepção e os método recepcionais de Bordini & Aguiar (1988), além dos princípios básicos para sequência didática básica de Cosson (2014). Esta investigação conclui que o ensino de literatura afrobrasileira/ negra é relevante e indispensável tanto quanto o ensino de língua, na formação do leitor. Para além disso, a educação brasileira necessita, prementemente, fazer uma avaliação a respeito do ensino de literatura afrobrasileira no âmbito escolar, bem como considerar novos caminhos que visibilizem pedagogicamente a questão racial no contexto social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Literatura pt_BR
dc.title Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671
dc.date.accessioned 2023-01-05T19:58:15Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T19:58:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Literatura afro-brasileira na sala de aula pt_BR
dc.subject Literatura contemporânea pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - contos pt_BR
dc.subject Contos afro-brasileiros pt_BR
dc.subject Escola Estadual José Bronzeado Sobrinho - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Literatura mineira - contos pt_BR
dc.subject Educação básica - contos pt_BR
dc.subject Literatura negra pt_BR
dc.subject Autoria feminina negra - contos pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian Literature in the Classroom pt_BR
dc.subject Contemporary literature pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Literature teaching - short stories pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian Tales pt_BR
dc.subject José Bronzeado Sobrinho State School - Remígio - PB pt_BR
dc.subject Minas Gerais literature - short stories pt_BR
dc.subject Basic education - short stories pt_BR
dc.subject Black literature pt_BR
dc.subject Black female authorship - short stories pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SABINO, Raneide Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Olhos D’água by Conceição Evaristo in the classroom: a teaching experience with the short stories “How many children did Natalina have?” and “Zaíta forgot to put away the toys”. pt_BR
dc.identifier.citation SABINO, Raneide Barbosa. Olhos D’água de Conceição Evaristo na sala de aula: uma experiência de ensino com os contos “Quantos filhos Natalina teve?” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28671 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta