dc.creator.ID |
FRANÇA, T. I. A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4690153023935714 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENESES, Roberta Andrade. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENESES, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4651746102502504 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho busca refletir acerca das contribuições do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, nas ações de ensino e de
aprendizagem da língua portuguesa, particularmente, da leitura e da escrita de alunos dos
anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade Campina Grande,
estado da paraíba. Para tanto, elege os seguintes objetivos: 1) Descrever as práticas de
leitura e escrita realizadas por professores e alunos envolvidos no PIBID e 2. Identificar
as contribuições do PIBID na execução de práticas de leitura e escrita em aulas de Língua
Portuguesa para o ensino fundamental anos finais. Para alcançar os objetivos propostos
ancora-se teórica e metodologicamente em Kleiman (1995; 2005, 2007), Rojo (2000;
2001), Oliveira (2011), Geraldi (2013), entre outras contribuições que ampliarão concebe
por letramento, letramento escolar e como documentos oficias da educação, os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, PCNLP, (1998) concebem o
ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir da perspectiva do letramento.
Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como quanti e qualitativa, e conta com a
interpretação de dados gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas
abertas e fechadas. A partir dele, reconheceu-se modos de ler, de escrever e de interagir
em aulas de língua portuguesa antes e depois da atuação dos bolsistas do programa nas
escolas participantes. Nas considerações finais verifica-se o reconhecimento, mesmo que
discreto, de diferentes gêneros textuais introduzidos pelos bolsistas do PIBIDLetras/
UFCG, assim como maiores possibilidades de interação professor e aluno em sala
de aula. Outros aspectos relativos ao próprio modo de ler ficam imprecisos nas
declarações dos alunos, o que não necessariamente revela que não houve mudança, mas
que os alunos também têm pouca prática de avaliação do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-05T20:04:37Z |
|
dc.date.available |
2023-01-05 |
|
dc.date.available |
2023-01-05T20:04:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
National Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura e escrita - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing practices - PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language classes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLP |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLP |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.subject |
Introduction to teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PIBID contributions: reading and writing practices in Portuguese language classes in the final years of elementary school. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672 |
pt_BR |