DSpace/Manakin Repository

Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FRANÇA, T. I. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4690153023935714 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 MENESES, Roberta Andrade.
dc.contributor.referee1ID MENESES, R. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4651746102502504 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho busca refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, nas ações de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa, particularmente, da leitura e da escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas da cidade Campina Grande, estado da paraíba. Para tanto, elege os seguintes objetivos: 1) Descrever as práticas de leitura e escrita realizadas por professores e alunos envolvidos no PIBID e 2. Identificar as contribuições do PIBID na execução de práticas de leitura e escrita em aulas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental anos finais. Para alcançar os objetivos propostos ancora-se teórica e metodologicamente em Kleiman (1995; 2005, 2007), Rojo (2000; 2001), Oliveira (2011), Geraldi (2013), entre outras contribuições que ampliarão concebe por letramento, letramento escolar e como documentos oficias da educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, PCNLP, (1998) concebem o ensino de Língua Portuguesa (LP) a partir da perspectiva do letramento. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como quanti e qualitativa, e conta com a interpretação de dados gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A partir dele, reconheceu-se modos de ler, de escrever e de interagir em aulas de língua portuguesa antes e depois da atuação dos bolsistas do programa nas escolas participantes. Nas considerações finais verifica-se o reconhecimento, mesmo que discreto, de diferentes gêneros textuais introduzidos pelos bolsistas do PIBIDLetras/ UFCG, assim como maiores possibilidades de interação professor e aluno em sala de aula. Outros aspectos relativos ao próprio modo de ler ficam imprecisos nas declarações dos alunos, o que não necessariamente revela que não houve mudança, mas que os alunos também têm pouca prática de avaliação do trabalho docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística Educação pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672
dc.date.accessioned 2023-01-05T20:04:37Z
dc.date.available 2023-01-05
dc.date.available 2023-01-05T20:04:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject National Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID pt_BR
dc.subject Práticas de leitura e escrita - PIBID pt_BR
dc.subject Reading and writing practices - PIBID pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Elementary education - Portuguese language pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Letramento escolar pt_BR
dc.subject School literacy pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCNLP pt_BR
dc.subject Portuguese Language National Curriculum Parameters - PCNLP pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Introduction to teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID contributions: reading and writing practices in Portuguese language classes in the final years of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Tatianna Issa Arruda Pessoa. Contribuições do PIBID: práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa anos finais do ensino fundamental. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28672 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta