dc.creator.ID |
SILVA, D. T. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4131360419935025 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMORIM, Maria Karine Viana. |
|
dc.description.resumo |
A citação está longe de ser conceito unívoco e seu significado varia em função da
perspectiva adotada. Embora, saibamos que seja um recurso fundamental e necessário para a
composição dos textos escritos e para a permanência do aluno em práticas de letramentos
acadêmicos. Infelizmente, seu ensino no tratamento da escrita se restringe às prescrições
técnicas e normativas (BOCH; GROSSMANN, 2015) que mesmos sendo necessárias, são
insuficientes para garantir uma autonomia dos alunos no momento de integrar as diferentes
vozes existentes ao seu próprio texto. Nessa direção, a presente monografia apresenta um
estudo sobre citação em textos de pós-graduação, particularmente, o tratamento linguístico
dado às citações em dissertações. Pretende-se responder à questão “Que tratamento
linguísticos mestres em linguística ou literatura dão às citações em suas dissertações?” por
meio de objetivos que permitam, de forma geral: analisar as diferentes formas de
apresentação linguística da citação no texto escrito de mestres em Letras. Em termos mais
específicos, objetiva-se: a) descrever a organização e a elaboração linguística das citações
em dissertações da pós-graduação em Letras; b) caracterizar e/ou classificar os tipos de
citação; c) descrever/ interpretar a citação como uma prática de letramentos acadêmicos. A
relevância dos resultados aponta para a contribuição de características dos recursos
linguísticos utilizados na citação enquanto práticas de letramentos acadêmicos ainda não
investigadas. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho
exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, através de estudo do tipo documental,
com exemplares do gênero em estudo - a dissertação -, de mestres da Pós-Graduação em
Linguagem e Ensino (POSLE), da Universidade Federal de Campina Grande. Dentre os
pressupostos teóricos utilizados, Hyland (2000), Bazerman (2006), Hoffnagel (2008),
Castelló et al. (2011), Boch e Grossman (2015) possibilitam a reflexão e a análise das
citações como prática de escrita acadêmica; Ivanic (2004), Assis e Mata (2005), Bazerman
(2007), Fischer (2007), Russel (2009), Marinho (2010), Street (2010), Fiad (2011), Fonseca
e Rodrigues (2016) embasaram a investigação sobre as concepções de escrita; assim como
Lea e Street (1998), Barton (2001), Street (2003, 2014), Fischer (2007), Fonseca e
Rodrigues (2016) possibilitaram a reflexão sobre os letramentos e as práticas acadêmicos.
Os resultados obtidos dos recursos linguísticos utilizados nas citações pelos mestres são de
natureza diversas e delimitam os limites entre citação indireta, menção “neutra” e
comentário avaliativo, categorias utilizadas de forma integrativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T11:09:25Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T11:09:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramentos acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Citação - prática de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de escrita - universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertação - práticas de citação |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertações - Pós-graduação em Linguagem e Ensino - POSLE UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic literacies |
pt_BR |
dc.subject |
Citation - writing practice |
pt_BR |
dc.subject |
Writing practice - university |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertation - citation practices |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertations - Graduate in Language and Teaching - POSLE UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Citation as a writing practice in academic literacies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674 |
pt_BR |