DSpace/Manakin Repository

A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. T. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4131360419935025 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 AMORIM, Maria Karine Viana.
dc.description.resumo A citação está longe de ser conceito unívoco e seu significado varia em função da perspectiva adotada. Embora, saibamos que seja um recurso fundamental e necessário para a composição dos textos escritos e para a permanência do aluno em práticas de letramentos acadêmicos. Infelizmente, seu ensino no tratamento da escrita se restringe às prescrições técnicas e normativas (BOCH; GROSSMANN, 2015) que mesmos sendo necessárias, são insuficientes para garantir uma autonomia dos alunos no momento de integrar as diferentes vozes existentes ao seu próprio texto. Nessa direção, a presente monografia apresenta um estudo sobre citação em textos de pós-graduação, particularmente, o tratamento linguístico dado às citações em dissertações. Pretende-se responder à questão “Que tratamento linguísticos mestres em linguística ou literatura dão às citações em suas dissertações?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: analisar as diferentes formas de apresentação linguística da citação no texto escrito de mestres em Letras. Em termos mais específicos, objetiva-se: a) descrever a organização e a elaboração linguística das citações em dissertações da pós-graduação em Letras; b) caracterizar e/ou classificar os tipos de citação; c) descrever/ interpretar a citação como uma prática de letramentos acadêmicos. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características dos recursos linguísticos utilizados na citação enquanto práticas de letramentos acadêmicos ainda não investigadas. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, através de estudo do tipo documental, com exemplares do gênero em estudo - a dissertação -, de mestres da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), da Universidade Federal de Campina Grande. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Hyland (2000), Bazerman (2006), Hoffnagel (2008), Castelló et al. (2011), Boch e Grossman (2015) possibilitam a reflexão e a análise das citações como prática de escrita acadêmica; Ivanic (2004), Assis e Mata (2005), Bazerman (2007), Fischer (2007), Russel (2009), Marinho (2010), Street (2010), Fiad (2011), Fonseca e Rodrigues (2016) embasaram a investigação sobre as concepções de escrita; assim como Lea e Street (1998), Barton (2001), Street (2003, 2014), Fischer (2007), Fonseca e Rodrigues (2016) possibilitaram a reflexão sobre os letramentos e as práticas acadêmicos. Os resultados obtidos dos recursos linguísticos utilizados nas citações pelos mestres são de natureza diversas e delimitam os limites entre citação indireta, menção “neutra” e comentário avaliativo, categorias utilizadas de forma integrativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674
dc.date.accessioned 2023-01-06T11:09:25Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T11:09:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramentos acadêmicos pt_BR
dc.subject Citação - prática de escrita pt_BR
dc.subject Prática de escrita - universidade pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Dissertação - práticas de citação pt_BR
dc.subject Dissertações - Pós-graduação em Linguagem e Ensino - POSLE UFCG pt_BR
dc.subject Academic literacies pt_BR
dc.subject Citation - writing practice pt_BR
dc.subject Writing practice - university pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Dissertation - citation practices pt_BR
dc.subject Dissertations - Graduate in Language and Teaching - POSLE UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Citation as a writing practice in academic literacies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Danielly Thaynara da Fonseca. A citação como prática de escrita em letramentos acadêmicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28674 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta