dc.creator.ID |
LIMA, E. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6841096432332421 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FLORENCIO, J. H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Jorge Luís Lira da. |
|
dc.contributor.referee3 |
BAZARIM, Milene. |
|
dc.description.resumo |
O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas,
como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária.
No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades
desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos
conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de
Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e
oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o
trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura,
escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador
de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações
de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com
gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e
relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as
perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as
orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e
dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para
tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas
contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia
(2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra
e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo
geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das
estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva,
internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma
perspectiva de ensino inovadora. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-22 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T11:24:11Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T11:24:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de escrita - escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de gramática - aula de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática internalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática descritiva |
pt_BR |
dc.subject |
Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Olympiad Writing the Future |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Courseware |
pt_BR |
dc.subject |
Writing practice - schools |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar teaching - Portuguese language class |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Internalized grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Descriptive grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Evanielle Freire. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
pt_BR |