DSpace/Manakin Repository

O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6841096432332421 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor-co1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorge Luís Lira da.
dc.contributor.referee3 BAZARIM, Milene.
dc.description.resumo O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
dc.date.accessioned 2023-01-06T11:24:11Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T11:24:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Concepções de gramática pt_BR
dc.subject Material didático pt_BR
dc.subject Prática de escrita - escolas pt_BR
dc.subject Ensino de gramática - aula de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gramática e ensino pt_BR
dc.subject Gramática internalizada pt_BR
dc.subject Gramática descritiva pt_BR
dc.subject Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese Language Olympiad Writing the Future pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Grammar concepts pt_BR
dc.subject Courseware pt_BR
dc.subject Writing practice - schools pt_BR
dc.subject Grammar teaching - Portuguese language class pt_BR
dc.subject Grammar and teaching pt_BR
dc.subject Internalized grammar pt_BR
dc.subject Descriptive grammar pt_BR
dc.subject Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Evanielle Freire.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta