dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. K. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PATRIOTA, L. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As relações entre o texto literário e educação são históricas e conflituosas. O uso do texto
literário como pretexto para o ensino gramatical ou de valores e normas de comportamento são
alguns dos desdobramentos da literatura no ambiente escolar. Diante desse cenário, as pesquisas
envolvendo a abordagem da literatura na escola têm afirmado a necessidade de se formar
leitores capazes de se apropriarem da dimensão estética da literatura, privilegiando a fruição, e
ampliarem suas habilidades de leitura (COSSON, 2014). Entende-se que o ensino da literatura
na escola deve contribuir com a formação de um leitor autônomo. Na contramão de abordagens
que assumem fins prioritariamente didatizantes, e em busca de alternativas que sistematizem as
práticas de leitura e auxiliem a formação de leitores estratégicos, este trabalho tem como
objetivo geral analisar uma experiência de leitura com a obra O carteiro chegou, de Janet e
Allan Ahlberg (2007), mediada pelo uso das estratégias de compreensão leitora (GIROTTO e
SOUZA, 2010) desenvolvida em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, numa escola
particular do agreste pernambucano. A abordagem teve por base as etapas da oficina de leitura
proposta por Girotto e Souza (2010) que são: aula introdutória, prática guiada e leitura
independente. Em um primeiro momento, montamos uma antologia reunindo todos os contos
tradicionais que a obra revisita, para que os alunos realizassem sua leitura; em seguida,
selecionamos as estratégias conexão texto-texto e conhecimento de mundo e realizamos a
leitura da obra. Primeiro, assumimos o papel de modelo para mediar a leitura por meio das
estratégias, depois, possibilitamos que o aluno tivesse mais autonomia diante do texto, fazendoo
protagonizar a leitura, e, por fim, solicitamos um produto final para que o leitor pudesse atuar
de forma independente, fazendo uso da estratégia aprendida para auxiliar a leitura. Essa última
etapa possibilita que o professor verifique em que medida os alunos se apropriaram dos
mecanismos ensinados para construir os sentidos do texto. Assim, o produto final da experiência
em questão constitui o corpus do nosso trabalho e para analisá-lo, estabelecemos,
especificamente, os seguintes objetivos: a) verificar a relevância da conexão texto-texto para a
construção das marcas textuais que permanecem do reconto ou das versões tradicionais nas
produções dos alunos; e b) investigar a recriação e/ou introdução de elementos novos nas
produções dos alunos, comparando dados das versões originais e do reconto. Compreendemos
que a formação de um leitor proficiente e faz a partir da construção de um repertório
significativo de referências de obras e autores por meio da diversidade de gêneros e da
valorização das experiências leitoras. Nesse sentido, além de priorizar a leitura do texto literário
na escola, deve-se reconhecer os pares de leitores e estabelecer o lugar da mediação para o
leitor/professor e o espaço da autonomia para o leitor/aluno. A estratégia de conexão se mostrou
produtiva porque exigiu que o aluno se voltasse para a materialidade linguística dos textos lidos
e porque estimulou a ativação de diferentes estratégias para atribuir sentido a atividade de leitura
desempenhada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T12:16:45Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T12:16:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Obra O Carteiro Chegou |
pt_BR |
dc.subject |
Janet e Allan Ahlberg - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de fada |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira - contos de fadas |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text |
pt_BR |
dc.subject |
Literature teaching - school |
pt_BR |
dc.subject |
Artwork The Postman Has Arrived |
pt_BR |
dc.subject |
Janet and Allan Ahlberg - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Fairy tales |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Literature - Fairy Tales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ana Karla da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The postman has arrived!!! Connection strategies and literary reading. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ana Karla da Silva. O carteiro chegou!!! Estratégias de conexão e leitura literária. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28678 |
pt_BR |