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A escrita de si, a performance e a melancolia em O Diário de Frida Kahlo.

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dc.creator.ID BRAGA, D. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7285011884256207 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Rosangela de Melo.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5027089401828835 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Tássia Tavares.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, T. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3971744192174902 pt_BR
dc.description.resumo Tendo em vista a importância da escrita de si na literatura contemporânea e na literatura pós-autônoma, bem como os estudos feministas e a luta pela igualdade de gênero na contemporaneidade, o presente trabalho tem por escolha O Diário de Frida Kahlo (2015), com o intuito de contemplar os escritos de uma mulher que vivia à margem, por suas limitações físicas e emocionais, apesar de estar em um lugar de prestígio na sociedade de sua época por ser pintora e viver financeiramente bem. Nossa investigação se dá através da existência de duas ou mais personificações criadas por Frida Kahlo, através de sua vida exposta midiaticamente e sua escrita embasada de melancolia. Para estudo do corpus de pesquisa tomamos como base teórica Ludmer (2007), Klinger (2006), Schollhamer (2011), Foucault (1994), Kristeva (1989), Santos (2009) e Vasconcellos (1993). A partir da análise percebemos que a melancolia assume um papel além do âmbito emocional na escrita de Frida Kahlo; ela passa a exercer a função de cenário no texto. Além disso, percebemos também a escrita de si como performance no Diário, com o intuito de expor uma Frida desconhecida midiaticamente, mas que se expõe para o leitor no momento íntimo entre ele e o texto. A construção da personagem na narrativa também se dá através da performance; Frida Kahlo cria uma persona que diverge das características pertencentes e expostas por ela, que são ovacionadas pela mídia, mas que se afastam da personagem construída no Diário. A narrativa é considerada literatura pós-autônoma por diluir realidade e ficção, sem separá-las, além de exercer papel importante de representatividade, dando voz a quem vive à margem e precisa expor como enxerga seu próprio mundo, e como quer ser visualizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A escrita de si, a performance e a melancolia em O Diário de Frida Kahlo. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28680
dc.date.accessioned 2023-01-06T12:35:03Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T12:35:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita de si pt_BR
dc.subject Self writing pt_BR
dc.subject Frida Kahlo - crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Frida Kahlo - criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Melancolia - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Melancholy - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Diário - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Diary - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Literatura pós-autônoma pt_BR
dc.subject Post-autonomous literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Dhébora Letícia Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Self-writing, performance and melancholy in O Diário de Frida Kahlo. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Dhébora Letícia Diniz. A escrita de si, a performance e a melancolia em O Diário de Frida Kahlo. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28680 pt_BR


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