dc.creator.ID |
GUIMARÃES, G. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3222440642246403 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BAZARIM, Milene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FLORÊNCIO, José Hebertt Neves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FLORÊNCIO, J. H. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação que analisou como os
professores do curso de extensão “Didatização de gêneros textuais: articulação entre escrita e
análise linguística” compreenderam e realizaram a articulação entre os saberes sobre análise
linguística e escrita nas atividades. Esse curso de extensão aconteceu em 2017 através de uma
parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Unidade Acadêmica de
Letras (UAL) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) – e Secretaria Municipal de
Educação de Campina Grande (SEDUC). Esta é uma pesquisa realizada no campo de estudos
da Linguística Aplicada, a qual, no que diz respeito à metodologia geral, pode ser classificada
como uma pesquisa qualitativa, na qual os registros foram gerados em um contexto de
pesquisa participante. Para análise do corpus, composto por 23 documentos, foram utilizados
procedimentos do estudo de caso. Tais análises foram fundamentadas, principalmente, pela
concepção de análise linguística (AL) de Bezerra, Reinaldo (2013) e Aparício (2006). Os
resultados mostram que além dos três níveis AL (1 – sequencial-composicional; 2 – de
textualização; 3 – enunciativo), nas atividades há ocorrências que apontam também para o
nível convencional/normativo. Tendo em vista que essas ocorrências, geralmente, se dão em
uma mesma atividade, a tendência conciliadora é a que prevalece. Em relação aos possíveis
efeitos do curso na formação continuada de professores de LP, foi possível verificar que as
cursistas reconheceram os efeitos positivos da extensão para a reconfiguração de sua prática
docente, no entanto, apontaram também a necessidade de uma abordagem mais aprofundada
da AL. Esses resultados são relevantes, pois indicam caminhos que podem ser seguidos no
processo de formação continuada através de cursos de extensão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-19 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681 |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-06T12:47:12Z |
|
dc.date.available |
2023-01-06 |
|
dc.date.available |
2023-01-06T12:47:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita e análise linguística - articulação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística e escrita - articulação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Didatização de gêneros textuais - curso de extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária - didatização de gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Writing and linguistic analysis - articulation |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis and writing - articulation |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
University extension course |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics of textual genres - university extension course |
pt_BR |
dc.subject |
University extension - teaching of textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUIMARÃES, Gabrielle Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Articulation between writing and linguistic analysis in teacher training activities: a case study in an extension course on teaching textual genres |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Gabrielle Dantas. Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681 |
pt_BR |