DSpace/Manakin Repository

Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GUIMARÃES, G. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3222440642246403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAZARIM, Milene.
dc.contributor.advisor1ID BAZARIM, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5086283095204422 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 FLORÊNCIO, José Hebertt Neves.
dc.contributor.referee2ID FLORÊNCIO, J. H. N. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação que analisou como os professores do curso de extensão “Didatização de gêneros textuais: articulação entre escrita e análise linguística” compreenderam e realizaram a articulação entre os saberes sobre análise linguística e escrita nas atividades. Esse curso de extensão aconteceu em 2017 através de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Unidade Acadêmica de Letras (UAL) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) – e Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (SEDUC). Esta é uma pesquisa realizada no campo de estudos da Linguística Aplicada, a qual, no que diz respeito à metodologia geral, pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, na qual os registros foram gerados em um contexto de pesquisa participante. Para análise do corpus, composto por 23 documentos, foram utilizados procedimentos do estudo de caso. Tais análises foram fundamentadas, principalmente, pela concepção de análise linguística (AL) de Bezerra, Reinaldo (2013) e Aparício (2006). Os resultados mostram que além dos três níveis AL (1 – sequencial-composicional; 2 – de textualização; 3 – enunciativo), nas atividades há ocorrências que apontam também para o nível convencional/normativo. Tendo em vista que essas ocorrências, geralmente, se dão em uma mesma atividade, a tendência conciliadora é a que prevalece. Em relação aos possíveis efeitos do curso na formação continuada de professores de LP, foi possível verificar que as cursistas reconheceram os efeitos positivos da extensão para a reconfiguração de sua prática docente, no entanto, apontaram também a necessidade de uma abordagem mais aprofundada da AL. Esses resultados são relevantes, pois indicam caminhos que podem ser seguidos no processo de formação continuada através de cursos de extensão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais pt_BR
dc.date.issued 2018-12-19
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681
dc.date.accessioned 2023-01-06T12:47:12Z
dc.date.available 2023-01-06
dc.date.available 2023-01-06T12:47:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita e análise linguística - articulação pt_BR
dc.subject Análise linguística e escrita - articulação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Curso de extensão universitária pt_BR
dc.subject Didatização de gêneros textuais - curso de extensão universitária pt_BR
dc.subject Extensão universitária - didatização de gêneros textuais pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Writing and linguistic analysis - articulation pt_BR
dc.subject Linguistic analysis and writing - articulation pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject University extension course pt_BR
dc.subject Didactics of textual genres - university extension course pt_BR
dc.subject University extension - teaching of textual genres pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, Gabrielle Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Articulation between writing and linguistic analysis in teacher training activities: a case study in an extension course on teaching textual genres pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Gabrielle Dantas. Articulação entre escrita e análise linguística em atividades de formação docente: estudo de caso em curso de extensão sobre didatização de gêneros textuais 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28681 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta